Blog Condomínio

Blog

Revista Condomínio Etc.

Reúso da Água

Soluções completas para seu condomínio

Esta que é cada dia mais rara e fundamental, sem a qual não vivemos, na qual nos banhamos de prazer, com a qual batizamos e preparamos o alimento da vida, da qual não prescindimos, em meio dela nos formamos na barriga da mãe, através dela nos purificamos. E como nos alegramos simplesmente vendo-a nos mares, rios, lagos, cachoeiras e nos desesperamos quando da torneira nada sai! Seu valor, simbólico e material, é imenso.

Por isso, quando chega a conta de água e esgoto, síndicos se assustam e moradores, logo depois, também.

Hoje, conversamos com Antonio Ferreira da Cunha, oficial da Marinha na Reserva e síndico do Condomínio Residencial Victoria Top Park, na Freguesia, Jacarepaguá.

Condomínio etc. – Sabemos que o senhor conhece profundamente o espaço onde atua. Qual o histórico de suas atividades como síndico?

Antonio F. da Cunha – Sou síndico e morador do Condomínio Residencial Victoria Top Park há 10 anos. Ele é composto de duas torres com 70 apartamentos cada uma, um hall amplo no térreo, sete andares de apartamentos e, no último andar, a infraestrutura de laser, com piscinas, quadra, cinema, cyber, sala de TV, parquinho, salões de festas e salas de jogos (adulto e infantil). Podemos dizer que temos nove andares. O prédio está entrando na casa dos 11 anos de existência e, no primeiro ano, a administração foi feita pela construtora.

Cetc. – Quando começaram a reaproveitar a água?

AC – O prédio já foi concebido com a estrutura de reaproveitamento da água da chuva, que coleta e armazena essa água, que desce dos ralos do último andar de cada bloco, onde estão as áreas de lazer. A água então é transferida para uma cisterna localizada no subsolo e, através de duas bombas de pressurização, alimenta quatro torneiras no térreo. Essas torneiras são utilizadas para regar o jardim, lavar o estacionamento e diversas outras áreas. Não há custo de manutenção mensal, pois apenas usamos as bombas de pressurização e limpamos as cisternas com um pouco de cloro. O controle e a utilização da água são geridos pelo próprio condomínio. Temos também um sistema de captação de água nas cisternas que trata, por meio de osmose reversa, e purifica essa água captada para o consumo humano. Esse equipamento foi feito pela Forte Líder Filtros, que nos instruiu e, a partir daí, gerimos tudo.

Cetc. – O que é osmose reversa?

AC – O tratamento de água por osmose reversa se faz por meio de uma tecnologia que remove as impurezas da água pela retenção de moléculas. Realizado por uma membrana semipermeável, esse procedimento é empregado também na dessalinização da água e em outras aplicações. Trata-se de um método eficiente para remover partículas de tamanho molecular, como íons e bactérias.

Cetc. – O que acontece nos períodos de seca?

AC – Nos períodos de muita seca, o que é difícil no estado do Rio de Janeiro, a água é armazenada em cisternas, e a utilizamos de forma mais moderada, para passarmos pela estiagem. Também podemos guardar água nas cisternas que temos no estacionamento do subsolo.

Cetc. – A água reaproveitada pode servir para descargas e máquina de lavar roupa dos apartamentos?

AC – Poderia servir se houvesse uma tubulação específica para esses ambientes, mas não é nosso caso. Usamos o recurso na rega do jardim, na limpeza etc.

Cetc. – E vocês realizam também o reaproveitamento da água cinza proveniente da máquina de lavar, de lavatórios e de chuveiros?

AC – Em nosso condomínio não reaproveitamos as águas desses locais.

Cetc. – Possuem hidrômetros individuais?

AC – Sim. Os hidrômetros individuais auxiliam na redução do consumo de água e, consequentemente, do valor gasto, pois é cobrado efetivamente o que cada unidade consumiu, evitando que uma família de seis moradores pague o mesmo que quem mora sozinho, por exemplo. Por outro lado, faz com que o condomínio tenha sua cota total reduzida, porque evita-se a mudança de faixa do valor da água, que é feita por consumo em metros cúbicos pela Cedae. Individualizar a medição traz uma economia de cerca de 20% na conta de água. Nosso condomínio já foi concebido com os hidrômetros individuais. Podemos dizer também que o morador consciente em seu gasto de água não será prejudicado, pagando o mesmo valor daquele que é um esbanjador. Consciência é tudo.

Cetc. – Existe um trabalho de conscientização dos moradores que vise à economia de água?

AC – Sim, acompanhamos quinzenalmente o gasto de todos os apartamentos do condomínio e informamos ao morador se houve ou se há algum tipo de vazamento no imóvel. Tudo isso de forma preventiva para que o morador possa estancar o possível vazamento de água o quanto antes. Possuímos também um setor de manutenção, que verifica periodicamente todas as torneiras e descargas do condomínio, para evitar qualquer desperdício de água. Em nossos pontos de torneira de água de reúso da chuva identificamos, com placas, a procedência da água fornecida ali. Nosso consumo de água é próximo do mínimo cobrado pela Cedae.

Cetc. – Que outros projetos sustentáveis vocês possuem?

AC – Venda de material reciclado, coleta de óleo de cozinha para trocar por material de limpeza e descarte correto de pilhas e baterias.

Cetc. – Que planos sustentáveis há para o futuro?

AC – Implementação de abastecimento de energia solar nas áreas comuns do condomínio, já em fase de estudos.

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA

Cobrir as piscinas depois de usá-las, para que a água não evapore e não seja necessário enchê-las tantas vezes. Também é interessante regar as plantas no início da manhã ou no fim da tarde para que elas absorvam o máximo de água possível e não seja necessário regá-las mais de uma vez por dia.

A instalação de um sistema que reutiliza a água do banho, das pias e da máquina de lavar roupa é um modo eficiente de economizar esse recurso. Essa água pode ser usada, principalmente, na descarga, uma vez que, a cada descarga, se gastam, em média, 10 litros de água; em um ano, isso equivale a 14.600 litros de água por vaso sanitário! Então, uma economia desse porte paga o custo da instalação do sistema em pouco tempo.

Informar os condôminos que é essencial escovar os dentes com a torneira fechada, lavar o carro com balde e desligar o chuveiro quando estiver lavando o cabelo também pode contribuir para diminuir o desperdício de água a longo prazo.

Banner Revista
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

A revista Condomínio etc. completa 25 anos!

A revista Condomínio etc. completa 25 anos!

Há 25 anos, a Cipa iniciava um projeto ousado e promissor: oferecer um veículo eficiente de comunicação não só para os síndicos de prédios administrados por ela, mas para... Saiba mais!

A revista Condomínio etc. faz 25 anos e é a única do mercado de administração do Rio de Janeiro

A revista Condomínio etc. faz 25 anos e é a única do mercado de administração do Rio de Janeiro

Autor: Newton Mendonça – presidente do Conselho da Cipa   A revista da Cipa está em sua centésima edição, e fico muito feliz ao relembrar que, há 26 anos,... Saiba mais!

Mosquito 40 graus

Mosquito 40 graus

Saiba como evitar a proliferação desses visitantes indesejados no verão Vem chegando o verão e, juntamente com a estação mais quente do ano, os mosquitos. As altas temperaturas, aliadas... Saiba mais!

Câmeras de segurança: os olhos de quem administra o condomínio

Câmeras de segurança: os olhos de quem administra o condomínio

Equipamentos usam inteligência artificial e ajudam na gestão  As câmeras de segurança já são equipamentos indispensáveis dentro e fora de qualquer condomínio. No início, a instalação tinha como objetivo... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami