Blog Condomínio

Blog

Revista Condomínio Etc.

Saiba como manter seu condomínio livre de baratas

Banner Revista

A falta de cuidados no descarte e armazenamento de lixo é fator que pode ocasionar a proliferação desses insetos

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.


É fato que baratas são as pragas urbanas mais odiadas por todos. Elas estão presentes em qualquer ambiente, dado que sua reprodução é realizada em larga escala e com uma rapidez absurda. Ou seja, controlar baratas será sempre necessário. Conhecidos pelo odor desagradável que deixam por onde passam, esses insetos são sinônimo de sujeira e falta de higiene, além de serem vetores de diversas doenças nocivas aos seres humanos. Por isso, para evitar dor de cabeça, os síndicos precisam estar atentos a alguns fatores como a periodicidade da dedetização – ou desinsetização, no caso de baratas –, a manutenção e limpeza de áreas comuns e o estímulo de boas práticas de funcionários e moradores. 

Existem milhares de espécies de baratas no mundo, mas as mais comuns no meio urbano são a periplaneta americana, mais encontrada em esgotos e tubulações, e a blatella germânica, mais conhecida como “francesinha” e que vive em armários e gavetas de cozinhas. Insetos muito resistentes e de fácil adaptabilidade, as baratas carregam diversas bactérias e, por isso, são vetores de doenças como hepatite A, tuberculose, diarreia e febre tifoide, além de causarem alergias. Portanto, é imprescindível que uma empresa especializada seja acionada ao primeiro sinal, para evitar infestação. 

No Condomínio Riviera Premium Residences, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, que conta com cinco blocos e 216 apartamentos, a desinsetização é feita a cada 90 dias. Na hora de contratar uma dedetizadora, o síndico David Rezende leva em conta três fatores para garantir a eficácia do controle de baratas: o certificado da empresa que deve ser reconhecido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) –, o tempo de execução do serviço e boas indicações. Além disso, a imagem passada pela dedetizadora no ato do serviço é um grande diferencial: “A seriedade na apresentação da empresa passa segurança para o síndico e para os moradores. O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e do uniforme e a organização da equipe são fatores essenciais”, declara Rezende. Ele ainda alerta que um dos principais erros dos síndicos é olhar somente para o preço do serviço. “Escolher o mais barato pode ser muito perigoso e trazer problemas depois”, acrescenta. 

A necessidade de conhecer o espaço é um diferencial no combate às pragas. É o que diz Carlos Souza, especialista da Bonanza Soluções atuante na área desde a década de 1990 –, sobre a importância de fazer vistoria e análise técnica antes do serviço para identificar possíveis focos de infestações e, assim, escolher o método que será utilizado. De acordo com o profissional, o procedimento feito pela empresa tem eficácia comprovada em mais de 90% e combina três produtos, cada qual sendo direcionado para determinado local. “O líquido de baixo odor é aplicado em perímetros do condomínio, cantos de paredes, frestas, rachaduras e ralos. O gel atua no controle de pragas em portas de lixeiras, áreas comuns, banheiros e portarias. Já o pó baraticida tem alta eficácia em bueiros e tubulações”, explica. 

 

Depois da desinsetização 

Mesmo com a atuação da dedetizadora, os condomínios não podem se descuidar. Carlos ressalta que a falta de limpeza do local pode facilitar infestações posteriormente. “O ideal é varrer todos os dias e passar pano úmido com cloro e desinfetante. A lavagem deve ser feita de uma a duas vezes na semana”, aconselha. Mas o especialista reforça que sem o produto químico aplicado periodicamente no local não é possível conter as pragas. “São necessárias ambas as atividades para um bom controle de insetos”, completa. Também é interessante ressaltar que, de acordo com ele, antes de o serviço ser feito é preciso que o local esteja limpo e seco.

Segundo Carlos, é normal ainda ver baratas circulando lentamente nos locais tratados até 15 dias depois da desinsetização. Após esse período, a presença de baratas é incomum, do contrário, é recomendado acionar a empresa para avaliar o que aconteceu. Para ele, esse fato pode ser a ocorrência de focos não identificados, infestações em áreas vizinhas ou até quando o local é lavado antes do prazo determinado pela empresa depois do serviço, que é de três dias. 

 

Cuidado com o lixo

O controle do lixo produzido nos condomínios está diretamente relacionado com a proliferação de baratas, visto que esses insetos encontram em lixos orgânicos sua fonte de alimentação e fazem dos recicláveis um esconderijo. No Riviera Premium, os andares de cada bloco contam com duas lixeiras, uma para lixo orgânico e outra para recicláveis. Em geral, o montante de dejetos recicláveis contabiliza 32 caçambas por semana, e o de orgânicos, 42 caçambas a cada três dias. 

Segundo o síndico David Rezende, os funcionários são instruídos a inspecionar duas vezes por dia as lixeiras dispostas pelos prédios. “Caso a quantidade de lixo presente já tenha atingido a metade das lixeiras ou então o lixo orgânico esteja com mau cheiro, esses dejetos são retirados”, explica. Já o lixo reciclável é vedado e armazenado pela equipe de limpeza para ser recolhido semanalmente pela coleta seletiva da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb). “Temos também o controle de óleo e gorduras para que não sejam jogados na caixa de esgoto, porque isso também atrai insetos. Esse óleo é recolhido por uma empresa específica, que gera um valor para o condomínio, e esse dinheiro vai para a caixinha dos funcionários no fim do ano, então, é uma forma de contribuição para manter esse serviço funcionando”, finaliza Rezende. 

Em contrapartida, podemos observar um cenário diferente em prédios que contam com gavetas de lixo por andar. O movimento percorrido pela sacola até o térreo pode ser prejudicial, pois a sacola pode bater nas paredes do tubo, rasgar e isso ocasionar a proliferação de baratas. Para Rezende, essa situação é uma realidade. “Eu vi isso acontecer no prédio em que meu pai reside, na zona sul do Rio, motivo pelo qual acabaram com essas gavetas”, comenta. 

Prevenção é essencial para manter a ordem. Portanto, você, síndico, pode adotar algumas práticas que vão ajudar a manter o seu condomínio livre de baratas, como vedar frestas e utilizar ralos protetores, sempre manter as áreas comuns limpas, lacrar os sacos de lixo para protegê-los, evitar acúmulo de material como papelão, madeira, revistas e jornais, manter os jardins e canteiros conservados, incentivar moradores a descartarem adequada e regularmente o lixo e estimular que fiquem atentos a caixas de mudança e sacolas de supermercado, pois tais objetos podem conter baratas. 

 

Serviço:

Bonanza Soluções
(21) 3251-7001/3272-9005/96424-2123
bonanzasolucoes.com.br

 

Banner Revista
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

O projeto Reviver Centro e a revitalização do Rio

O projeto Reviver Centro e a revitalização do Rio

O projeto Reviver Centro, que pretende revitalizar o Centro do Rio, convertendo imóveis comerciais abandonados em empreendimentos residenciais, foi sancionado em 14 de julho pelo prefeito Eduardo Paes. A nova... Saiba mais!

Combos de inovação e soluções Cipa

Combos de inovação e soluções Cipa

A Cipa não para de trazer inovações e novas soluções para questões que envolvem os condomínios do Rio de Janeiro. A atuação da Cipa vai muito além de administrar... Saiba mais!

O cartão-postal dos condomínios

O cartão-postal dos condomínios

A piscina é a área de lazer mais cobiçada, por isso mesmo sua manutenção precisa estar em dia   Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir... Saiba mais!

Você sabe a importância de um consultor numa obra?

Você sabe a importância de um consultor numa obra?

Até mesmo os síndicos mais experientes se veem em situação complicada quando necessitam iniciar uma obra de grande porte. Isso porque um síndico, que não é especialista em obras,... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami