Blog Condomínio

Blog

Blog

Sustentabilidade e economia andam lado a lado em condomínios

Anuncie Aqui

O conceito de sustentabilidade é amparado por três pilares: o econômico, o social e o ambiental. Seu objetivo é manter a harmonia entre os componentes para garantir a integridade do planeta, da natureza e da sociedade no decorrer das gerações.

Após a Eco-92, a legislação brasileira passou a contemplar normas para novos condomínios obrigando-os a adotarem medidas sustentáveis, como meios para a redução do consumo de energia e água. Mas, mesmo em condomínios construídos antes dessa data, algumas atitudes podem ser tomadas, conforme a avaliação do síndico, levando-se em conta a realidade de cada empreendimento.

Mas por onde começar a implantar ações de sustentabilidade? Nesta matéria, a CIPA elenca algumas dicas de medidas sustentáveis que irão ajudar o meio ambiente e também o caixa do seu condomínio.

Conscientização

Recomenda-se que o primeiro passo a ser dado seja o trabalho de conscientização dos moradores. Contar com o engajamento dos condôminos é fundamental, pois, embora a ideia de que é preciso ser ecologicamente correto esteja disseminada, muitas vezes as pessoas não sabem exatamente como podem contribuir. As orientações podem ser inseridas em boletins, cartazes e apresentações em assembleias do custo x benefício de algumas práticas.

Além dos condôminos, outro grupo importante a ser contemplado no processo de conscientização é o de empregados do condomínio. Com o devido entendimento e treinamento, eles podem passar a desempenhar suas funções de forma mais sustentável, trabalhando em prol da economia e da utilização de recursos de forma mais eficiente.

Coleta de lixo e descarte de materiais

Uma medida bem comum é a aquisição de carrinhos e lixeiras para coleta seletiva do lixo do condomínio. Metais, vidros, plásticos e orgânicos são acondicionados separadamente, facilitando o processo de reciclagem após o recolhimento.

Outra ação importante é disponibilizar locais adequados para o correto descarte de materiais como óleos vegetais, pilhas, baterias etc. Há empresas especializadas que fazem o recolhimento desses objetos, como é o caso da FRenováveis.

Economia de energia elétrica

Com atitudes fáceis, sendo várias de baixo custo, é possível otimizar o uso de energia elétrica no condomínio. A substituição das lâmpadas convencionais por modelos mais econômicos, bem como a instalação de temporizadores e/ou sensores de presença nas áreas comuns podem trazer muitos ganhos, pois irão gerar uma economia facilmente perceptível nas contas de luz.

Também é possível a instalação de telhados e calçadas verdes e utilização de pinturas refratárias, dentre várias outras soluções. Todas elas contribuem para economia de energia por evitar a absorção de calor nos ambientes. Em épocas de muita variação das bandeiras tarifárias e possibilidade de aumento da tarifa do klw/h, ter uma conta de luz com valor mais baixo é algo sempre bem-vindo.

Otimização do consumo de água

O controle do consumo de água nas áreas comuns pode ser feito nas tarefas do dia a dia. Por exemplo, na hora de molhar plantas, utilizar regadores em vez de mangueiras pode ser uma boa solução.

A manutenção preventiva das tubulações é essencial para evitar desperdícios. Por isso, deve ser realizada periodicamente a fim de encontrar novos vazamentos e reparar o dano o quanto antes.

Recomenda-se também a instalação, nas torneiras de área comuns, de restritores de vazão e temporizadores. Do mesmo modo, o estabelecimento de formas para reúso de água da chuva para utilizações não nobres (em plantas, chafarizes) é um outro meio que podem ajudar bastante no esforço de se gastar menos água. Num primeiro momento, o investimento pode parecer alto, mas o retorno financeiro é garantido. O importante é que o síndico avalie a viabilidade do projeto, contratando uma empresa especializada.

Uma medida que tem se mostrado bastante interessante é a troca dos hidrômetros coletivos por individuais, que pode vir a proporcionar uma economia de algo em torno de 17%. Mas essa ação requer um alto investimento, com retorno previsto a longo prazo. O síndico deve levar em conta também o custo mensal da leitura dos hidrômetros para avaliar o custo benefício.

O gerente da Unidade de Condomínio, Agnaldo Teixeira, reforça a importância de que as medidas sustentáveis sejam aplicadas. Segundo ele, o cuidado e o olhar atento para a sustentabilidade passaram a ser fatores de extrema importância na administração condominial. E finaliza: “Hoje, além de menores custos de manutenção nas operações do dia a dia, algumas mudanças prolongam o tempo de vida útil de bens e equipamentos. Práticas estas que também trazem como resultado a valorização do imóvel”.

A Revista Condomínio etc pode ser uma grande parceira do síndico na busca por fornecedores de qualquer tipo para o condomínio. Acesse!

Banner Revista
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Montar home office: 4 dicas para organizar ou decorar seu local de trabalho

Montar home office: 4 dicas para organizar ou decorar seu local de trabalho

Chega de improviso! Leia no artigo quatro dicas que vão ajudá-lo a montar home office e ser mais produtivo no trabalho!

Desocupação de imóvel alugado: entenda como funciona

Desocupação de imóvel alugado: entenda como funciona

Conhecer as regras para a desocupação de imóvel alugado ajudará o proprietário a reavê-lo sem frustrações. Veja as principais no artigo!

Quais as regras para reforma em apartamento?

Quais as regras para reforma em apartamento?

Pensando em começar uma reforma em apartamento? Antes de tirar o projeto do papel, confira essas dicas para cumprir as regras e evitar dores de cabeça!

Vizinhos barulhentos: o proprietário do imóvel pode ser responsabilizado?

Vizinhos barulhentos: o proprietário do imóvel pode ser responsabilizado?

O barulho no apartamento de cima está causando transtornos? Veja como proceder, seja você locador ou inquilino de um imóvel.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami