Por CIPA
Em 17/05/2017
682 Views

Com a queda na taxa básica de juros, a procura pela casa própria já tem alta de 30% neste ano, no Rio. Empresas voltam a lançar imóveis, apostando especialmente naqueles voltados para a classe média. Com a redução da taxa básica de juros, a inflação em queda e a ajuda extra das contas inativas do FGTS, as pessoas estão voltando a sonhar com a casa própria.

A procura, que já aumentou 30% neste início de ano em relação ao mesmo período de 2016, vem animando construtoras e incorporadoras a retomarem o ritmo de lançamentos residenciais. Estão saindo da gaveta projetos voltados, principalmente, para a classe média, com preços a partir de R$ 200 mil.

A volta dos lançamentos imobiliários no Rio ocorre com atraso se comparada com São Paulo, onde esse movimento já ganhou força. Isso ocorre porque, além do nível elevado de endividamento do consumidor, a economia da capital fluminense sofre com a crise do setor de óleo e gás e a penúria financeira do estado.

– A procura por imóveis aumentou 30% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Em função da maior demanda, as incorporadoras já estão mais entusiasmadas a fazer lançamentos no Rio. Como o ciclo de lançamento é longo, os resultados serão mais visíveis no ano que vem, quando poderá haver alta de 20% em relação a este ano – diz Claudio Hermolin, presidente da ADEMI-RJ, que reúne as construtoras cariocas.

anuncio-site_venda

VOLUME MAIOR NA ZONA NORTE

A melhora no setor imobiliário, na avaliação do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), José Carlos Martins, está atrelada à redução da taxa básica de juros da economia, a Selic, atualmente em 11,25% ao ano, uma queda significativa em relação aos 14,25% de julho de 2016. Segundo o Boletim Focus, do Banco Central, que compila as projeções de analistas do mercado financeiro, a expectativa é que a Selic encerre 2017 a 8,5% ao ano. Martins cita ainda a injeção de cerca de R$ 30 bilhões na economia com os recursos das contas inativas do FGTS:

– A queda nos juros é essencial para permitir o aquecimento do mercado, das vendas e dos lançamentos. Vamos ver esse movimento mais forte no fim do ano.

O consumidor já percebeu que o atual momento é extremamente favorável para investir em um imóvel.

 

Fonte – O Globo

Cadastre-se no NOTICIPA

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias