Blog Condomínio

Blog

Revista Condomínio Etc.

Miniapartamentos são tendências

Catalogo de Fornecedores

Em janeiro deste ano, a Prefeitura do Rio simplificou a legislação urbanística do município. O Código de Obras e Edificações passou a ter 41 artigos, em substituição aos mais de 500 que existiam anteriormente.

Na prática, além de desburocratizar os licenciamentos, a mudança permite a construção de prédios com apartamentos de 25 metros quadrados de área mínima – exceto na Barra da Tijuca, no Recreio, nas Vargens Grande e Pequena e na Ilha do Governador. Pelas regras antigas, a área mínima útil dos apartamentos variava de 28 metros quadrados (Centro e zona norte) a 60 metros quadrados (zona sul). Os primeiros projetos com base no novo código devem ser lançados no segundo semestre.

Para o vice-presidente administrativo e financeiro do Sindicato de Habitação do Rio (Secovi), Ronaldo Coelho Netto, a mudança é positiva para o mercado, porque cria um produto para atender a um grupo amplo de clientes: estudantes que dividem apartamento ou alugam quartos, pessoas que moram sozinhas e casais que passam o dia inteiro fora. Entretanto, destaca ele, é preciso que o bairro ofereça infraestrutura: “Há muita gente querendo Miniapartamentos são tendência sair de casa, mas, hoje, o que o mercado imobiliário oferece é muito caro. As novas regras vão criar alternativas. Contudo, para que os imóveis sejam ocupados, é preciso construí-los em áreas com transporte, hospital, escola pública.”.

A experiência de São Paulo mostra que os apartamentos pequenos são uma alternativa para as pessoas que moram longe do trabalho e enfrentam longas horas de trânsito. Os imóveis servem de morada temporária, de segunda a sexta, e os trabalhadores retornam para o convívio da família no fim de semana.

O Rio também tem demanda para o formato, tanto por causa das pessoas que moram nas áreas mais afastadas da Região Metropolitana quanto pelo contingente que mora sozinho.

Banner Revista
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Como o monitoramento da vistoria de gás mantém seu condomínio seguro

Como o monitoramento da vistoria de gás mantém seu condomínio seguro

A rotina de um condomínio é repleta de manutenções visíveis: a pintura que renova a fachada, o jardim que embeleza a entrada, a limpeza constante das áreas comuns. No... Saiba mais!

Retrospectiva 2025

Retrospectiva 2025

Nas próximas linhas, faremos uma retrospectiva dos principais temas, legislações e resoluções que marcaram o debate no direito condominial ao longo de 2025, com reflexos diretos na gestão dos... Saiba mais!

Morcegos em condomínios: gestão ética e responsabilidade jurídica

Morcegos em condomínios: gestão ética e responsabilidade jurídica

Dra. Camila Prado dos Santos Mestra em Direito; especialista em Direito Animal e Condominial; consultora da revista Condomínio etc.   Fernando Ferreira Médico-veterinário especialista em Saúde Pública; mestre em... Saiba mais!

Como manter os reservatórios de água limpos e higienizados

Como manter os reservatórios de água limpos e higienizados

Nos condomínios, a água é um recurso compartilhado que percorre um longo caminho até chegar aos copos, aos chuveiros e às panelas dos moradores. No entanto, a qualidade desse... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami