Blog Condomínio

Blog

Geral

Água: três maneiras de preservar e economizar

Banner Sete Servic

Condomínios podem reaproveitar água da chuva, reutilizar a água consumida e evitar o desperdício no consumo.

Economizar água é fundamental para o futuro do planeta e ainda contribui para reduzir os custos do condomínio.

O sistema de aproveitamento de água da chuva permite captar, filtrar e armazenar toda a água coletada. Em geral, pode ser usado para diversos fins como para descarga em vasos sanitários, para lavagem geral de garagem, pisos, carros e fachadas, além de poder regar jardins.

A implantação é precedida por um estudo pluviométrico da região, definindo a capacidade de captação possível e assim o dimensionamento do equipamento.

Outra alternativa para o aproveitamento da água é a sua reutilização: a água proveniente dos lavatórios e dos chuveiros pode passar por uma estação de tratamento de esgoto, sendo novamente armazenada, para uso exclusivo nos vasos sanitários.

Como a conta de água na maioria dos condomínios é coletiva, o desperdício no consumo de água está presente em nosso dia a dia: cada minuto de torneira aberta são cerca de 10 litros de água desperdiçada. Vazamentos `invisíveis’ são os maiores vilões. Sem dúvida, a educação para o comportamento de preservação é a melhor saída para combater o desperdício. Se não tiver efeito, há a possibilidade de se instalar medidores individuais: cada morador terá seu próprio controle de consumo. Isso evita o desperdício naturalmente, porém é a alternativa mais cara.

Os benefícios de economizar água são muitos: economia, despoluição, preservação dos mananciais e minimização do desperdício.

Banner Revista
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Novas medidas para combater a Covid-19 são anunciadas no Rio

Novas medidas para combater a Covid-19 são anunciadas no Rio

A prefeitura do Rio anunciou, em 10/12/2020, novas medidas para conter a disseminação da Covid-19. Entre elas, estão a suspensão das áreas de lazer (vias que ficam fechadas aos... Saiba mais!

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE OS PROCEDIMENTOS PARA ADEQUAÇÃO DOS CONDOMÍNIOS À EFD-REINF

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE OS PROCEDIMENTOS PARA ADEQUAÇÃO DOS CONDOMÍNIOS À EFD-REINF

O prazo de entrega da EFD-Reinf é dia 15 de cada mês ou o dia útil imediatamente anterior, quando o dia 15 não for dia útil? Até que dia... Saiba mais!

Por dentro da EFD-Reinf

Por dentro da EFD-Reinf

NOVOS PROCEDIMENTOS EM PAGAMENTOS . Os processos das rotinas de pagamentos dos condomínios deverão estar adequados a novas normas e exigências, considerando a legislação vigente. Para facilitar o entendimento... Saiba mais!

Por dentro do eSocial

Por dentro do eSocial

NOVOS PROCEDIMENTOS EM ROTINAS TRABALHISTAS Confira a tabela abaixo   Para atender ao eSocial, os processos das rotinas trabalhistas dos condomínios deverão estar adequados a novas normas e exigências,... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami