Blog Condomínio

Blog

Revista Condomínio Etc.

Censo 2022

Anuncie Aqui

IBGE prevê que início das entrevistas será em 1º de agosto e que 75 milhões de domicílios serão visitados pelos agentes

Depois de dois anos consecutivos sem suas pesquisas, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está próximo de colocar em campo os questionários do Censo Demográfico, agora na versão de 2022.

O início da coleta das informações, por meio das entrevistas, está marcado para 1º de agosto. O instituto prevê visitar, pelo menos, 75 milhões de domicílios espalhados pelo Brasil, onde moram cerca de 215 milhões de pessoas.

Tradicionalmente, o levantamento do IBGE faz a análise de diversas questões, como a estrutura das residências e as características físicas, econômicas e educacionais da população.

Neste ano, mesmo após duas pesquisas adiadas, os questionários do IBGE estão menores. 

Tanto o questionário básico quanto o da amostra ficaram menores em 2022, se comparados com a edição anterior do Censo, de 2010, quando o levantamento teve 34 perguntas na versão básica e 102 na de amostra.

De acordo com o instituto, a redução foi feita com o objetivo de agilizar a operação e adequá-la ao orçamento de 2022. A verba projetada para o Censo é de R$ 2,3 bilhões. Apesar da redução, há três novas perguntas, que buscam apurar detalhes sobre os grupos quilombolas e a população diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O Censo é considerado o trabalho com mais detalhes sobre as características demográficas e socioeconômicas do Brasil. A pesquisa foi adiada em 2020 e 2021 por causa das restrições impostas pela pandemia e pelo corte de verba por parte do Governo Federal.

Para realizar o levantamento, o IBGE adota dois questionários desde o Censo de 1960: o modelo básico (simplificado) e o da amostra (ampliado). Não será diferente em 2022.

O questionário básico é composto por 26 perguntas na versão deste ano. O modelo será dividido entre os seguintes blocos: identificação do domicílio; informações sobre os moradores; características do domicílio; identificação étnico-racial; registro civil; educação; rendimento do responsável pelo domicílio; mortalidade e dados da pessoa que prestou as informações.

A previsão é que esse questionário será aplicado em 89% das residências. Ele pode ser consultado na íntegra no site do Censohttps://censo2022.ibge.gov.br/sobre/questionarios.html.

Exemplos de perguntas do questionário básico:

  • Quantas pessoas moravam neste domicílio em 31 de julho de 2022?
  • Qual a principal forma de abastecimento de água utilizada neste domicílio?
  • Sua cor ou raça é (as opções de resposta são branca, preta, amarela, parda ou indígena)?
  • Sabe ler e escrever?
  • Qual era o rendimento bruto mensal normalmente recebido pelo responsável pelo domicílio?
  • De janeiro de 2019 a julho de 2022, faleceu alguma pessoa que morava com você(s)?

Questionário da amostra (ampliado)

Mais detalhado, o questionário da amostra reúne 77 perguntas. De acordo com o IBGE, esse modelo será aplicado em 11% dos domicílios.

O percentual de locais selecionados para a amostra é chamado de fração amostral. O Censo vai aplicar cinco frações amostrais diferentes, de acordo com o tamanho dos municípios.

A versão ampliada do questionário investiga, além dos campos contidos no modelo básico, as seguintes áreas: trabalho e rendimento; nupcialidade; núcleo familiar; fecundidade; religião ou culto; pessoas com deficiência; migração interna e internacional; deslocamento para estudo; deslocamento para trabalho e autismo.

O questionário da amostra também pode ser consultado na íntegra no site do Censo: https://censo2022.ibge.gov.br/sobre/questionarios.html .

Exemplos de perguntas do questionário da amostra (ampliado):

  • Vive em companhia de cônjuge ou companheiro(a)?
  • Quantos filhos e filhas nascidos vivos teve até 31 de julho de 2022 (para mulheres)?
  • Qual é sua religião ou culto?
  • Qual sua crença, ritual indígena ou religião (questão para aplicação em terras indígenas)?
  • Tem dificuldade permanente para enxergar, mesmo usando óculos ou lentes de contato?
  • Já morou em outro município do Brasil ou país estrangeiro?

Segundo o IBGE, a estratégia de usar dois tipos de questionário permite um levantamento amplo sem que a operação censitária seja sobrecarregada.

 

Banner Porter
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Quer energia solar sem nenhum investimento?

Quer energia solar sem nenhum investimento?

A Hum Energia oferece Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) encomendou um estudo que apontou... Saiba mais!

Condomínios apostam em sistemas de segurança em seu interior e nas ruas

Condomínios apostam em sistemas de segurança em seu interior e nas ruas

Câmeras permitem criar espaços seguros, monitorados 24 horas, todos os dias Quinta-feira, 9 de maio de 2022, um crime bárbaro chocou os moradores do Rio de Janeiro. Duas mulheres,... Saiba mais!

Não precisa pegar fogo

Não precisa pegar fogo

Manutenção preventiva e corretiva dos sistemas de incêndio deve ser rotina, e não emergência Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Aquela velha máxima... Saiba mais!

Baratas

Baratas

Vetores de doenças e de pânico, essa praga precisa ser combatida com frequência Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Uma coisa é certa:... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami