Blog Condomínio

Blog

Blog

Como saber se é a hora certa de comprar um imóvel?

Soluções completas para seu condomínio

Seja para morar ou investir, ter uma casa ou apartamento próprio é o sonho de muita gente. Mas como saber qual a hora certa de comprar um imóvel? Existem muitas respostas para essa pergunta e a maioria delas demanda a análise de uma série de fatores. Economia, momento de vida e planos para o futuro são apenas alguns deles.

Para ajudá-lo a avaliar a situação e decidir se essa é, realmente, a hora certa de comprar um imóvel, elaboramos este artigo. Nele, elencamos os pontos que merecem atenção se você está pensando em dar esse passo. Acompanhe.

5 sinais de que essa é hora certa de comprar um imóvel

1. Você tem estabilidade

A financeira, claro, é essencial. Especialistas recomendam que a quantia máxima dos rendimentos investidos em moradia não ultrapasse 30%. Porém, sabemos que imprevistos acontecem e, algumas vezes, é necessário  uma folga ainda maior. Especialmente no caso de quem quer comprar um imóvel na planta e, por sua vez, permanecerá no aluguel até a entrega das chaves.

De todo modo, a estabilidade também se refere ao momento de vida pelo qual você está passando. Profissionais em início de carreira, por exemplo, podem precisar se mudar com mais frequência e, provavelmente, a compra não seja a melhor opção nesses casos.

2. Sua localização atual já não faz mais sentido

Não é à toa que a localização é um dos principais aspectos a serem observados no momento de comprar um imóvel. Talvez, o local que você viva hoje fazia sentido no passado. Entretanto, as coisas mudam e pode ser que o seu endereço já não atenda mais às suas necessidades. Um casal que não tinha filhos, quem sabe agora precise estar mais próximo a escolas. Ou, então, o custo de vida aumentou muito e tem pesado no orçamento. Caso isso ocorra com você e a localização atual tenha se tornado um pouco inconveniente, pode ser a hora certa de comprar um imóvel em outro bairro ou cidade.

Leia também: O guia da primeira visita: Veja o que avaliar no imóvel antes de comprar.

3. Você quer um investimento seguro

Investir em imóveis é quase que uma unanimidade entre os especialistas. Para quem busca uma oportunidade para aplicar dinheiro, certamente, esta é uma boa opção. E essa dica vale tanto para quem pensa em colocar o bem para aluguel quanto para quem deseja morar nele. Todo imóvel é um investimento a longo prazo e, se um dia você quiser ou precisar vendê-lo, haverá compradores interessados.

4. As condições estão favoráveis à aquisição

Por vezes, há o dinheiro para a entrada, mas os ventos não sopram a favor da compra. Em outros, verdadeiros “achados” são encontrados e, assim, fica difícil não fechar negócio. Principalmente se isso coincidir com um bom momento do mercado imobiliário e ofertas de financiamento com taxas e juros atrativos. Quem anseia adquirir uma casa ou apartamento, tem que ficar atento a esses pontos e não deixar escapar excelentes oportunidades.

5. A casa própria é um sonho

Alguns economistas defendem a ideia de que, financeiramente, o aluguel pode ser mais vantajoso. Contudo, embora existam custos extras com manutenções, impostos e seguros na própria, há também a certeza de que aquele patrimônio é seu e que esse investimento vale a pena. Se esse é o seu sonho, não deixe passar a hora certa de comprar um imóvel!

Como você viu, são muitos os aspectos que devem ser considerados para determinar a hora certa de comprar um imóvel. Esperamos que este artigo tenha ajudado a definir se esse é o melhor momento para você. Caso precise de auxílio acerca dos melhores imóveis e oportunidades, converse com um dos especialistas da Cipa Imóveis! Nosso time está pronto para tirar todas as suas dúvidas.

Bem estar e segurança
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Desocupação de imóvel alugado: entenda como funciona

Desocupação de imóvel alugado: entenda como funciona

Conhecer as regras para a desocupação de imóvel alugado ajudará o proprietário a reavê-lo sem frustrações. Veja as principais no artigo!

Quais as regras para reforma em apartamento?

Quais as regras para reforma em apartamento?

Pensando em começar uma reforma em apartamento? Antes de tirar o projeto do papel, confira essas dicas para cumprir as regras e evitar dores de cabeça!

Vizinhos barulhentos: o proprietário do imóvel pode ser responsabilizado?

Vizinhos barulhentos: o proprietário do imóvel pode ser responsabilizado?

O barulho no apartamento de cima está causando transtornos? Veja como proceder, seja você locador ou inquilino de um imóvel.

Como funciona uma portaria remota e como isso pode valorizar o seu imóvel?

Como funciona uma portaria remota e como isso pode valorizar o seu imóvel?

A portaria remota já se tornou um diferencial importante para quem busca um imóvel para alugar. Porém, essa não é a única vantagem. Leia na íntegra e descubra!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami