Blog Condomínio

Blog

Panorama

Covid-19: em primeira fase de reabertura, Rio libera eventos e amplia lotação máxima de estabelecimentos

Banner Revista

A Prefeitura do Rio publicou por decreto, em 17/9/2021, duas novas medidas que flexibilizam as restrições contra a Covid-19: a liberação de eventos ao ar livre para até 500 pessoas e a presença de público em estádios e ginásios, desde que respeitados o limite de 50% de lotação máxima do ambiente e a exigência de esquema vacinal completo em todos os presentes. As duas mudanças correspondem à primeira fase do novo plano de reabertura do município, conforme o cronograma elaborado pelo Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC) da cidade.

Além disso, pela primeira vez, o decreto de atualização das restrições condiciona a reabertura de boates e danceterias à cobertura vacinal de 65% da população do Rio com o esquema completo, nos termos do cronograma definido pelo CEEC, medida prevista para a segunda fase. Quando a marca for alcançada, esses estabelecimentos poderão funcionar com 50% da capacidade. Atualmente, 60,8% da população adulta da cidade já está com o esquema vacinal completo.

O documento também dá sequência a uma série de flexibilizações que se iniciou no dia 17 de setembro, como a redução do distanciamento físico mínimo obrigatório para um metro em determinados locais.

Agora atividades comerciais e de prestação de serviços localizadas no interior de shopping centers, centros comerciais e galerias de lojas, bem como as atividades de museus, bibliotecas, cinemas, teatros e outros não têm mais limite de lotação em locais abertos. Em ambientes fechados, a lotação máxima foi ampliada de 60% para 70% da capacidade do ambiente. O distanciamento obrigatório nesses locais continua sendo de, no mínimo, um metro.

Já em bares, lanchonetes, restaurantes e congêneres fica permitido o consumo para clientes sentados nas áreas internas dos estabelecimentos e passa a ser liberado para clientes em pé nas áreas externas. Já o distanciamento mínimo passa de 1,5 metro para 1 metro entre cada conjunto de mesas e cadeiras ocupado por clientes.

Banner Revista
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Animais que vivem em áreas externas de condomínios têm direitos garantidos por lei

Animais que vivem em áreas externas de condomínios têm direitos garantidos por lei

O direito animal é um novo ramo do direito formado por leis federais, estaduais, municipais, princípios próprios como o princípio da dignidade animal –, jurisprudência e doutrina. O direito... Saiba mais!

Secovi Rio realiza evento Panorama, com dados e perspectivas do mercado imobiliário para 2022

Secovi Rio realiza evento Panorama, com dados e perspectivas do mercado imobiliário para 2022

O Secovi Rio realizou, no dia 17 de março, mais uma edição do evento Panorama do Mercado Imobiliário. O encontro aconteceu no auditório da Fecomércio RJ, no Flamengo, e... Saiba mais!

Seguro obrigatório de condomínio

Seguro obrigatório de condomínio

Entre tantas responsabilidades, o síndico deve estar atento à necessidade da contratação dos seguros obrigatórios. Esse tema costuma gerar dúvidas e muitas aquisições inadequadas. O Art. 1.346 do Código... Saiba mais!

Assembleias virtuais em condomínios seguem para aprovação

Assembleias virtuais em condomínios seguem para aprovação

O Plenário do Senado aprovou, no dia 15 de fevereiro, o projeto de lei (PL) nº 548/2019, que permite a realização de assembleias e votações em condomínios de forma... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami