
A Prefeitura do Rio publicou por decreto, em 17/9/2021, duas novas medidas que flexibilizam as restrições contra a Covid-19: a liberação de eventos ao ar livre para até 500 pessoas e a presença de público em estádios e ginásios, desde que respeitados o limite de 50% de lotação máxima do ambiente e a exigência de esquema vacinal completo em todos os presentes. As duas mudanças correspondem à primeira fase do novo plano de reabertura do município, conforme o cronograma elaborado pelo Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC) da cidade.
Além disso, pela primeira vez, o decreto de atualização das restrições condiciona a reabertura de boates e danceterias à cobertura vacinal de 65% da população do Rio com o esquema completo, nos termos do cronograma definido pelo CEEC, medida prevista para a segunda fase. Quando a marca for alcançada, esses estabelecimentos poderão funcionar com 50% da capacidade. Atualmente, 60,8% da população adulta da cidade já está com o esquema vacinal completo.
O documento também dá sequência a uma série de flexibilizações que se iniciou no dia 17 de setembro, como a redução do distanciamento físico mínimo obrigatório para um metro em determinados locais.
Agora atividades comerciais e de prestação de serviços localizadas no interior de shopping centers, centros comerciais e galerias de lojas, bem como as atividades de museus, bibliotecas, cinemas, teatros e outros não têm mais limite de lotação em locais abertos. Em ambientes fechados, a lotação máxima foi ampliada de 60% para 70% da capacidade do ambiente. O distanciamento obrigatório nesses locais continua sendo de, no mínimo, um metro.
Já em bares, lanchonetes, restaurantes e congêneres fica permitido o consumo para clientes sentados nas áreas internas dos estabelecimentos e passa a ser liberado para clientes em pé nas áreas externas. Já o distanciamento mínimo passa de 1,5 metro para 1 metro entre cada conjunto de mesas e cadeiras ocupado por clientes.
deixe seu comentário
posts relacionados

Animais que vivem em áreas externas de condomínios têm direitos garantidos por lei
O direito animal é um novo ramo do direito formado por leis federais, estaduais, municipais, princípios próprios como o princípio da dignidade animal –, jurisprudência e doutrina. O direito... Saiba mais!

Secovi Rio realiza evento Panorama, com dados e perspectivas do mercado imobiliário para 2022
O Secovi Rio realizou, no dia 17 de março, mais uma edição do evento Panorama do Mercado Imobiliário. O encontro aconteceu no auditório da Fecomércio RJ, no Flamengo, e... Saiba mais!

Seguro obrigatório de condomínio
Entre tantas responsabilidades, o síndico deve estar atento à necessidade da contratação dos seguros obrigatórios. Esse tema costuma gerar dúvidas e muitas aquisições inadequadas. O Art. 1.346 do Código... Saiba mais!

Assembleias virtuais em condomínios seguem para aprovação
O Plenário do Senado aprovou, no dia 15 de fevereiro, o projeto de lei (PL) nº 548/2019, que permite a realização de assembleias e votações em condomínios de forma... Saiba mais!