Blog Condomínio

Blog

Panorama

DeCAD: Prefeitura do Rio abre declaração para imóveis sem inscrição imobiliária

Soluções completas para seu condomínio

Donos de casas e apartamentos que não possuem inscrição imobiliária individualizada no Cadastro de Contribuintes do IPTU do Rio de Janeiro poderão apresentar, a partir do dia 13 de outubro, a Declaração Anual de Dados Cadastrais (DeCAD). Com a inclusão desse grupo, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, passa a tornar mais simples a obtenção do IPTU individualizado.

“Esta é uma reivindicação antiga de quem mora em terrenos com vários lotes. Por isso a Prefeitura vem trabalhando nesse projeto, que simplifica todo o processo de individualização do IPTU e facilita a vida de quem quer ficar regular. É uma medida boa para o contribuinte e para o município, que fica com as informações dos imóveis atualizadas”, diz o secretário Pedro Paulo.

O procedimento valerá apenas para casas e apartamentos localizados nos bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, na zona oeste da cidade. Também só poderão enviar a declaração titulares de apartamentos de prédios com até três pavimentos, incluindo o térreo. Imóveis residenciais construídos em áreas públicas ou áreas de preservação ambiental não serão contemplados.

Adeclaração desse grupo de contribuintes ficará em aberto até 30 de novembro de 2021 e vai permitir a individualização da inscrição imobiliária para moradores de loteamentos que, até o momento, não tinham essa possibilidade. A DeCAD é uma nova forma, mais simples e 100% on-line, de declarar a atualização de informações de imóveis e dos dados pessoais do contribuinte.

Aberto em junho, o procedimento era válido apenas para donos de imóveis residenciais já cadastrados. Nessa fase, moradores que fizerem a declaração também serão contemplados com o desconto de 5% no IPTU, mas o benefício só incidirá sobre o imposto a ser cobrado em 2023.

Como fazer a declaração?

Para fazer a DeCAD, os contribuintes devem acessar o portal Carioca Digital (carioca.rio), se cadastrar ou entrar com seu cadastro, clicar na opção “DeCAD” e digitar o número da inscrição imobiliária fiscal do terreno onde o imóvel está construído. Será necessário, ainda, juntar a certidão de ônus reais do terreno. Além desses dados, devem ser informados endereço, nome e CPF do contribuinte, área edificada e idade do imóvel.

 

Banner Revista
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Inspeção periódica de gás é lei

Inspeção periódica de gás é lei

A inspeção periódica de gás agora é lei. É importante que síndicos e moradores saibam que a Naturgy não faz esse tipo de trabalho, mas há empresas devidamente credenciadas... Saiba mais!

Copa do Mundo no condomínio

Copa do Mundo no condomínio

A Copa do Mundo é sempre um momento de alegria para os brasileiros, mas é importante garantir a segurança, tranquilidade e harmonia dentro dos condomínios. Essa tarefa deve partir... Saiba mais!

Dengue preocupa o Rio

Dengue preocupa o Rio

Com o verão batendo à porta, o Rio de Janeiro já registra aumento dos casos de dengue. A estação mais quente e chuvosa do ano por si só já... Saiba mais!

Criptomoedas podem pagar IPTU

Criptomoedas podem pagar IPTU

Empresas especializadas em operações com criptomoedas vão poder se cadastrar no município para oferecer a seus clientes a possibilidade de pagar o IPTU 2023 com moeda digital. Com a... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami