Blog Condomínio

Blog

Blog

Dicas para horta comunitária em condomínios

Soluções completas para seu condomínio

Não é necessário muito espaço ou estrutura para poder sentir o cheirinho das plantas crescendo em seu condomínio. Com um pouco de dedicação é possível unir o prazer de plantar, a interação entre condôminos e uma alimentação mais saudável.

Confira algumas dicas gerais para implementação do projeto, para ver aquela mudinha se transformar em parte da salada:

1. Espalhe a ideia entre os moradores e trabalhe para que seja aprovada. É necessário levar à assembleia para que não haja nenhuma questão depois. Se a horta for feita numa área não construída pode ser caracterizada como obra útil e ai basta a aprovação da maioria simples. Porém, se o plano é fazê-la em algum local já construído, o quórum necessário para aprovação será de dois terços dos condôminos, conforme artigo 1.341 do Código Civil.

2. Dependendo do tamanho da horta, será necessária a análise sobre a contratação de um jardineiro. Os cuidados são simples: molhar, tirar plantas daninhas e, claro, colher. Mas será que os moradores dão conta do recado?

3. Poda da horta pede cuidados: deve ser feita um dedo rente ao solo, para que a planta cresça corretamente.

4. Lembrem-se de que o combate às pragas também é fundamental. Ele pode ser realizado por meio da rotação das culturas e isso evita, também, o desgaste do terreno. Mas há também alguns produtos no mercado que são bastante indicados para este fim.

5. É necessário estabelecer um planejamento com as escalas de plantio e de rega da horta para não faltar nem exagerar na água. Quando for a época da colheita, marque um dia e horário para os moradores que quiserem participar consigam se programar. Mas lembre-se, o sentido da horta é ser comunitária; deixe-a livre caso alguém precise de algum dos alimentos.

anuncio-geral

6. O local escolhido para a horta deve receber muitas horas de sol por dia, o que inviabiliza o uso de áreas na sombra a maior parte do tempo. Se o piso não receber sol, mas as paredes sim, é possível colocar os canteiros no alto.

7. Para evitar vandalismos, é bom que a horta seja filmada pelo CFTV. Dessa forma, a segurança do espaço está assegurada.

8. O ideal é que sejam plantadas ervas, temperos e chás. Hortaliças demandam mais atenção e cuidado. Divida as plantas em dois grupos: as que precisam de profundidade maior que 60 cm (manjericão, louro, pimentas, capim cidreira, alecrim etc.) e as que não precisam (cebolinha, orégano, salsinha, coentro, tomilho, hortelã, manjerona etc.).

9. Em alguns condomínios, quando os temperos estão prontos para o consumo, o responsável pela horta colhe e envia às unidades o produto. Em outros, os condôminos são livres para se servir dos frutos da horta sempre que quiserem. Há também a possibilidade de um morador escolhido separar o que foi colhido, e distribuir às crianças do condomínio. Basta escolherem juntos o que melhor se adequar à realidade.

 

 

Bem estar e segurança
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Condomínio amigo dos animais: o que é este selo e como funciona?

Condomínio amigo dos animais: o que é este selo e como funciona?

Na cidade do Rio de Janeiro, a adoção de animais comunitários é estimulada por meio do selo Condomínio Amigo dos Animais. Entenda tudo sobre o assunto!

O que fazer quando o inquilino atrasa o aluguel?

O que fazer quando o inquilino atrasa o aluguel?

Infelizmente, inquilino que atrasa aluguel é uma realidade para muitos locadores. Mas e o que fazer quando isso acontece? Leia o artigo e descubra!

Quais são os melhores bairros para morar no Rio de Janeiro em 2024?

Quais são os melhores bairros para morar no Rio de Janeiro em 2024?

Em busca de opções entre os melhores bairros para morar no Rio de Janeiro? Neste artigo, você conhecerá o top 4 para viver na cidade maravilhosa!

O que fazer para que o meu imóvel seja alugado rápido?

O que fazer para que o meu imóvel seja alugado rápido?

Se você é proprietário, saiba que existem algumas ações que podem fazer com que seu imóvel seja alugado rápido. Neste artigo, elencamos quatro delas. Leia!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami