Blog Condomínio

Blog

Blog

Economia de água nos condomínios :: quais medidas tomar para reduzir o uso?

Banner Revista

Cuidar bem da água e usá-la com consciência é uma necessidade cada vez mais urgente, em virtude da escassez em diversas regiões do país. A crise já é uma realidade e é preciso o apoio de todos para tentar contornar a situação por meio do controle do uso deste bem natural.

Por isso, síndicos, funcionários e moradores de condomínio devem fazer a sua parte, usando a água com racionalidade. Algumas medidas emergenciais podem ser tomadas neste sentido, como campanhas internas de conscientização, que devem mobilizar a todos e impactar positivamente na redução do consumo, além da inspeção periódica de válvulas e torneiras para evitar a ocorrência de vazamentos, a troca da mangueira pelo regador durante a rega dos jardins, entre outras.

Além destas, outras medidas a médio e longo prazo podem ser implementadas com o mesmo objetivo. Entre elas, a instalação de hidrômetros individualizados, o reuso da água da chuva para limpeza de áreas comuns e rega dos jardins, a instalação de redutores de vazão em chuveiros e torneiras e a troca de vasos sanitários, já que as bacias e válvulas mais antigas despejam entre 12 a 24 litros de água. Todas estas iniciativas podem contribuir com a economia de água.

Uma boa dica é acompanhar o consumo mensal, afixando nos quadros de avisos algumas informações importantes como a quantidade de metros cúbicos de água gastos no mês. A conta de água pode representar, em média, de 10% a 15% das despesas ordinárias do condomínio. É um valor expressivo e, portanto, deve estar sempre na pauta do síndico. Com alguns investimentos, boa gestão e colaboração de todos  é possível enfrentar com mais tranquilidade esse período de extrema preocupação em todo o país.

 

Banner Revista
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

5 mitos e verdades sobre aluguel de imóveis

5 mitos e verdades sobre aluguel de imóveis

O aluguel de imóveis é um tema que costuma gerar muitas dúvidas. Se você está em um momento de indecisão, leia este artigo!

É melhor alugar apartamento mobiliado ou não? Saiba mais

É melhor alugar apartamento mobiliado ou não? Saiba mais

Enquanto um apartamento mobiliado oferece economia, um local vazio proporciona liberdade para personalizar. Como saber qual é a escolha certa? Leia o texto!

Reparo no imóvel: responsabilidade do proprietário ou do inquilino?

Reparo no imóvel: responsabilidade do proprietário ou do inquilino?

Definir de quem é a responsabilidade do reparo no imóvel alugado pode gerar confusão. Para entender o assunto e não ter mais dúvidas, leia este artigo!

É possível vender um imóvel com inquilino? Saiba mais

É possível vender um imóvel com inquilino? Saiba mais

Quer vender um imóvel, mas ele está alugado e você não sabe como proceder? Então leia este conteúdo e tire suas dúvidas sobre o tema.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami