Blog Condomínio

Blog

Revista Condomínio Etc.

Hidrômetros individuais sem complicação e com economia

Soluções completas para seu condomínio

Sistema inovador pode ser instalado sem quebra-quebra

Necessidade de economizar água é um tema que já é abordado há décadas. A individualização de hidrômetros é um tema no qual já se fala há menos tempo, mas vem ganhando adeptos muito rápido. Afinal, chega de desperdício e de pagar a conta para os outros.

Sim, pagamos a conta dos outros. No fundo é o que acontece. Se a conta de água é rateada sem critérios de uso, alguém acaba pagando mais caro. Uma família com uma ou duas pessoas com certeza consome menos do que uma família com quatro ou cinco pessoas. E se a conta é igual para todos tem algo errado.

Por isso já existe lei para os novos empreendimentos. Aprovada em julho de 2016, a Lei Federal 13.312 determina que o uso de medidores individuais de água seja obrigatório em todos os imóveis entregues a partir de 2021. Mas mesmo antes disso as construtoras já começaram a planejar seus empreendimentos dessa forma. 

Pedro Parga, engenheiro, mora no Condomínio Contemporâneo, na zona sul carioca. O condomínio, recém-entregue, já veio com o tão sonhado sistema de hidrômetros individuais. A família de Parga tem quatro pessoas e conta com uma secretária para os afazeres domésticos. “Percebemos uma economia de 30% no valor do que pagávamos antes. E no gasto mensal do prédio, há uma redução significativa do consumo, porque, uma vez que a conta não é rateada entre todos, as pessoas se preocupam em economizar mais água, gerando economia.”

O engenheiro diz que sua família passou a economizar mais no consumo de água e que a secretária já era uma pessoa econômica, mas a família também passou a orientá-la sobre essa necessidade. O condomínio nunca teve problemas com a aferição feita nos hidrômetros individuais, e o engenheiro é um entusiasta do sistema: “Os novos empreendimentos a partir de 2016 foram obrigados a utilizar hidrômetros individuais, o que é bom para todos, tanto financeiramente como ecologicamente. O planeta agradece!”. 

Agora ficou ainda melhor

O que já era bom ficou ainda melhor. A Fortekk Soluções Prediais, empresa que está há 27 anos no mercado e atua nos segmentos de individualização e gestão do consumo de água, impermeabilização de reservatórios com revestimento de Geostank e serviços de hidráulica, agora é representante e distribuidora, no estado do Rio de Janeiro, do sistema desenvolvido pela LGR Indústria eletrônica Ltda., sediada no Rio Grande do Sul, o Install HIDRO. 

O sistema favorece os prédios antigos para que, sem quebra-quebra, possam se beneficiar do sistema individual de conta de água. José Lima, gerente Comercial da Fortekk, vai além: “Com o kit da LGR de individualização, posso afirmar que deixou de existir obra de individualização impossível. O kit é o único no mercado que traz várias benesses para o condomínio e seus moradores. Seguem as principais vantagens: é um sistema instalável nos registros gerais de entrada de cada unidade de consumo; sua instalação é rápida, com o mínimo de tempo de permanência de técnicos em cada unidade; não é necessário fazer obras de alvenaria ou hidráulica; não é preciso realizar alterações no sistema hidráulico existente; todo o serviço é executado sem resíduos ou sujeira; permite a instalação em condomínios antigos com tubulação galvanizada e possui um sistema com carenagem em ABS de alto acabamento.”.

Segundo Lima, a economia prevista com a individualização, “segundo o histórico de diversas individualizações realizadas no Brasil, chega a ser de, aproximadamente, 25% e, em alguns casos, de até 60%”. 

Em relação ao retorno do investimento, o especialista da Fortekk explica: “É importante saber que qualquer investimento é de curto e longo prazos. Porém, considerando que o valor aplicado na redução da cobrança da conta de água é de até 40%, além da economia dos recursos hídricos, podemos, então, considerar que é um retorno imediato.”. 

Parceria que deu certo

“Por alguns anos, tive certa dificuldade em atender alguns condomínios antigos, pelo fato de não terem condições de executar grandes adequações hidráulicas, com retirada de móveis, quebra de paredes e alteração de revestimentos, ou por simples desconhecimento”, observa Lima. “Em busca de um projeto viável e por ser amigo do José Roberto, proprietário da empresa LGR Indústria Eletrônica, estabelecida em Porto Alegre, RS, que, desde 1980, atua na fabricação de equipamentos eletrônicos, hidráulicos e pneumáticos diversos para a indústria, aeronáutica, área médica, condomínios e companhias de saneamento, entre outras áreas, essa parceria se tornou possível. Sua empresa desenvolveu, há dez anos, a patente direcionada para uso em individualização de consumo de água em condomínios residenciais e comerciais. Assim, nasceu a associação entre a Fortekk e a LGR. O resultado: a Fortekk se tornou a distribuidora da LGR em todo o estado do Rio de Janeiro.   

O Rio de Janeiro está recebendo a novidade de braços abertos, e com certeza quem não investiu na individualização por medo do quebra-quebra interminável já pode comemorar: “No Rio de Janeiro, estamos lançando o Install HIDRO como a grande solução de individualização. Nas cidades do Rio Grande do Sul é lançado pela LGR Indústria (fabricante) e, em São Paulo, pela Marsan Engenharia. Em todos os locais citados já existem condomínios em fase de implementação”, comemora Lima.  

Leitura remota

A leitura do consumo de água de cada unidade é feita de forma individual e remota. Depois disso, a administradora inclui nos boletos os valores de cada unidade, bem como o consumo das áreas comuns – que é rateado entre os moradores.  “No sistema Install HIDRO, existe um hidrômetro com radiofrequência. A medição feita nos hidrômetros de cada unidade é sem fio, e as informações de consumo são passadas para uma central, por meio de radiofrequência. A tecnologia é segura e dispensa a instalação de cabos ou a necessidade de obras, mesmo em edifícios muito antigos. Por isso, é o sistema mais recomendado para condomínios com diversas prumadas. Com a tecnologia, um leiturista não precisa ir até as unidades, já que os dados são enviados automaticamente para o palm (computador de mão), que, posteriormente, é carregado ao sistema central, que fará o cálculo. Logo, o consumo é determinado pela diferença entre duas datas de leitura, de períodos diferentes”, explica Lima.

O especialista detalha onde ficam os novos hidrômetros: “O sistema Install HIDRO, equipado com hidrômetro, fica dentro de cada unidade, e é instalado no ponto onde está o registro.”. 

Aprovando em assembleia

O especialista da Fortekk diz que o síndico deve obter quase 100% de aprovação em assembleia para trocar o sistema dos hidrômetros: “Como a individualização do hidrômetro se caracteriza por uma benfeitoria, o ideal é que o síndico se cerque de todos os cuidados para evitar problemas no futuro. Portanto, sugiro que a obra conte com a aprovação da maioria dos condôminos em geral, e não somente dos presentes em assembleia, por exemplo. Porém, atualmente, mesmo que não haja um consenso entre os especialistas do mercado quanto ao quórum ideal para aprovar a individualização, fica apenas a minha sugestão. O importante, também, é que o tema conste da convocação da assembleia e que fique claro o assunto que será debatido e decidido entre todos. Quanto mais transparência, melhor.”.

Como escolher uma boa empresa para o serviço 

Essa escolha deve ser feita com muita cautela. Lima explica: “O síndico deve saber que esse tipo de trabalho envolve diferentes serviços, e o principal é o projeto hidráulico executivo. Caberá ao projeto em questão apresentar todas as modificações a serem executadas, bem como toda a tecnologia envolvida e o suporte necessário após sua instalação. A empresa também deve ter um engenheiro responsável e oferecer a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) da obra, além de contar com seguro de responsabilidade civil para qualquer eventualidade que ocorra. Afinal, ninguém quer ter prejuízo, ainda mais neste momento pelo qual estamos passando.

Por ser um investimento considerável, é importante que o síndico não pense somente no preço cobrado, mas na qualidade do serviço oferecido. E justamente por esse motivo, a empresa deve ser muito bem escolhida e mostrar todas as suas credenciais no tipo de serviço oferecido, pois a ideia é que ela se torne uma parceira do condomínio, deixando o gestor livre para focar em outros temas de relevância em sua administração. A empresa deve possuir qualidades em seu histórico empresarial para a realização do serviço e, sobretudo, idoneidade. Também é importante perceber que a empresa não seja somente apenas uma instaladora de equipamentos, mas ofereça excelência no atendimento e suporte. Isso, com certeza, faz toda a diferença no pós-venda”, conclui o gerente Comercial da Fortekk. 

 

Por que é importante individualizar?

A individualização de consumo de água em condomínio traz vários benefícios. A Fortekk destaca alguns:  

  • Promove justiça social, ou seja, cada condômino paga o que consome. Dessa forma, a individualização acaba por evitar desavenças e processos judiciais, já que a conta de água passa a se tornar individual por condômino. 
  • Proporciona a economia de água justamente por ter um hidrômetro, por meio do qual cada consumidor pode monitorar seu consumo de água, de modo que controlar seu uso se torna algo habitual. Logo, a economia de água acaba por ser uma consequência natural do novo modelo de cobrança de água. 
  • Viabiliza a economia de energia elétrica do condomínio, pois, obviamente, com a diminuição do consumo de água, reduz-se o gasto de energia elétrica com bombas de recalque.
  • Fomenta a sustentabilidade, pois, com economia de água, contribui-se com o controle do uso de água em estado potável, que, por conta do crescimento constante e desordenado da população, cada dia, se torna mais escassa. Logo, é uma forma de contribuir para o uso sustentável de um recurso natural tão importante como a água potável. 
  • Agrega valor à unidade justamente porque, ao se instalar o hidrômetro, o condômino sabe que pagará menos água, não sendo rateado um valor não gasto por ele. O prédio que também opta pelo hidrômetro individual é considerado moderno e com acesso à tecnologia.

Serviço

Fortekk Soluções Prediais
(21) 2221-0801/3583-6235/3232-2628
www.fortekk.com.br

Proteja seu condomínio e seus funcionários
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

O projeto Reviver Centro e a revitalização do Rio

O projeto Reviver Centro e a revitalização do Rio

O projeto Reviver Centro, que pretende revitalizar o Centro do Rio, convertendo imóveis comerciais abandonados em empreendimentos residenciais, foi sancionado em 14 de julho pelo prefeito Eduardo Paes. A nova... Saiba mais!

Combos de inovação e soluções Cipa

Combos de inovação e soluções Cipa

A Cipa não para de trazer inovações e novas soluções para questões que envolvem os condomínios do Rio de Janeiro. A atuação da Cipa vai muito além de administrar... Saiba mais!

O cartão-postal dos condomínios

O cartão-postal dos condomínios

A piscina é a área de lazer mais cobiçada, por isso mesmo sua manutenção precisa estar em dia Espírito Santo, 22 de abril de 2021. Quem não se lembra... Saiba mais!

Você sabe a importância de um consultor numa obra?

Você sabe a importância de um consultor numa obra?

Até mesmo os síndicos mais experientes se veem em situação complicada quando necessitam iniciar uma obra de grande porte. Isso porque um síndico, que não é especialista em obras,... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami