Planejamento deve ser a palavra-chave para quem pretende decorar o cômodo
A cozinha é o coração da casa para muitas pessoas. Tanto é possível fazer uma boa refeição nesse ambiente quanto receber uma visita querida em meio a um alvoroço de panelas, talheres e eletrodomésticos. Um monte de coisa num lugar só requer, então, um bom planejamento. É importante tornar o espaço prático e organizado.
O morador deve pensar em cada detalhe. Onde guardar louças? E mantimentos? No caso de cozinhas pequenas, o cuidado deve ser ainda maior, explicam especialistas. O aconselhável é que o ambiente tenha um projeto com móveis planejados, com gavetas, nichos fechados e prateleiras nas medidas ideais. Assim, todos os espaços serão usados da melhor forma possível.
“Antes da organização da área de armazenamento, deve-se fazer uma avaliação do que será guardado. Os gavetões sob a pia podem ser usados para panelas, por exemplo. Os gaveteiros são fundamentais para juntar talheres, panos, toalhas e jogos americanos. Os armários superiores podem ser usados para copos e louças em geral”, explica a arquiteta Gigi Gorenstein.
A integração da copa com a lavanderia é outra tendência em apartamentos pequenos. Pode-se fazer a divisão dos dois espaços por meio de uma folha de vidro. Isso permite a passagem de luz. Outras alternativas são uma porta de correr e um revestimento cobogó. O elemento vazado, especificamente, dá um certo charme ao local.
Decoração aparente
Já uma decoração mais aparente pode ser boa alternativa para quem pensa em arrumar a copa de uma forma diferente. Prateleiras abertas têm sido usadas para armazenamento de utensílios, temperos e até de alguns potes de mantimentos. Assim, os objetos ficam mais à mão em qualquer ocasião. Esse jeito despojado agrada também visitas mais descoladas.
“Podemos instalar suportes aramados nas paredes para colocar neles utensílios como tábuas de uso do dia a dia. Ou optar por prateleiras estreitas e até ganchos que estejam organizados de tal forma que passem uma impressão de harmonia, em vez de um visual com aparência largada”, explica a arquiteta Patricia Cillo.
Também uma tendência em alta é o ambiente com estilo industrial. Para investir nessa decoração em especial, Patrícia Cillo indica estruturas metálicas, vidros com diversas texturas e cores tudo misturado a materiais como madeira e a um toque de natureza.
Um detalhe final pode ficar por conta dos quadros escolhidos para as paredes. Ou, se o morador preferir, o arremate pode ser feito com outros objetos de decoração. Tudo pronto e arrumado, que tal convidar os amigos para tomarem um cafezinho durante um bom bate-papo?
Fonte: O Dia