Por CIPA
Em 26/07/2017
398 Views

A expectativa para 2017 é que o setor da construção civil volte a crescer no Brasil, após um período de crise. Projeções otimistas apontam um PIB positivo de 0,5% ao final deste ano. Mesmo que não seja um avanço de grande expressão, representa muito se compararmos com 2014, 2015 e 2016, quando o PIB encolheu 2,1%, 6,5% e 5,2%, respectivamente. Um aspecto que marca esta retomada é o incremento de 3% nas vendas no varejo de material de construção no primeiro quadrimestre de 2017, em confronto com o mesmo período de 2016. 

Isso demonstra a capacidade das pessoas se adaptarem às dificuldades, deixando de morar de aluguel ou construindo sua moradia em terreno já existente, por exemplo. Sem falar nas reformas que muitos promovem em suas residências e pontos comerciais. É um processo que movimenta as vendas, cria novos postos de trabalho e reforça o caixa das empresas. Lentamente, observamos que é possível para o setor ganhar novo fôlego e ocupar seu lugar que sempre foi importante na geração de emprego e renda. 

As incertezas políticas e econômicas que cercam o Brasil atualmente não podem mais representar obstáculos para que estejamos confiantes e lutemos pelo fim do ciclo recessivo que o segmento enfrenta há três anos. Apesar do cenário conturbado seguimos otimistas, até porque o País tem plenas condições de superação. É fundamental que todos tenham uma percepção menos negativa sobre a situação atual do Brasil para, assim, promover o desenvolvimento do setor. Vamos trabalhar forte para que 2017 seja o ano da virada e que 2018 nos traga dias melhores e mais luminosos. 

Fonte: Jornal do Comércio, Opinião, Luiz Inácio Sebenello

Cadastre-se no NOTICIPA

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias