Blog Condomínio

Blog

Notícias

Planejamento e alternativas garantem economia aos condomínios

Anuncie Aqui

Síndicos conseguem enxugar custos, evitar reajustes e investir em obras. Economia com luz, água e funcionários são as principais mudanças.

Em tempos de crise, quem mora em apartamento tem uma preocupação a mais: a conta do condomínio. Neste cenário, alguns síndicos de prédios se planejaram e conseguiram enxugar custos, evitar reajustes da taxa e ainda investir em obras.

Para o dinheiro do condomínio render, a portaria de um prédio na zona oeste do Rio é virtual. A portaria tem um sistema de câmeras conectado a uma central. O morador é identificado pela impressão digital ou por um cartão personalizado.

E se chegar encomenda ou se uma pessoa estiver carregada de sacolas? Essa era uma das preocupações dos moradores com a mudança. Um zelador passou a trabalhar durante o dia para ajudar no que for preciso.

O síndico também trocou a iluminação. Agora as lâmpadas são de led, mais econômicas, e a conta de luz ficou R$ 500 mais barata todo mês. Com mais dinheiro em caixa, o prédio ganhou um salão de festas equipado, brinquedos e também uma academia.

Independentemente da crise, é sempre bom pensar no amanhã e planejar as contas e investimentos com antecedência. É o que um condomínio vem fazendo há sete anos. A administração investiu cerca de R$ 70 mil em medidas de economia e em três anos, começou a ter o retorno.

Nas áreas comuns do prédio, a iluminação é mais econômica e há sensores de presença: as lâmpadas só acendem quando alguém chega perto. Uma economia de 10% na conta, no fim do mês.

Também teve investimento para evitar o desperdício de água e baixar os custos. Em todos os apartamentos, foram instalados redutores de vazão da água, tanto nas bicas quanto nos chuveiros.

Todos os vasos sanitários foram substituídos. Eles têm uma caixa acoplada e a válvula da descarga tem um sistema de acionamento duplo: um gasta menos água do que o outro.

A água é reutilizada no condomínio. O que sobra do uso da máquina de lavar serve para limpeza dos latões de lixo. E da laje do prédio, a água da chuva é captada e tratada num reservatório especial. Assim, conseguiram reduzir a conta de água pela metade.

Fonte – G1

Bem estar e segurança
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios

Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios

A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!

Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio

Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio

Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!

Condomínios e síndicos mais seguros no Rio

Condomínios e síndicos mais seguros no Rio

A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!

Como organizar o seu home office

Como organizar o seu home office

O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami