Por CIPA
Em 10/08/2016
674 Views

Desenvolvido pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib), o site faz parte de medidas em implantação pelo setor para ampliar sua digitalização. Nele, é possível saber, a partir de um mapa, em qual página irá encontrar os documentos de que precisa.

O guia é necessário porque a localização nem sempre é fácil: existem atualmente seis centrais de serviços eletrônicos que fornecem documentos de seu Estado de origem em formato digital (Sâo Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins, Maranhâo e Distrito Federal).

Elas também podem disponibilizar em seus sites, a partir de convênios, documentos de cartórios de outros Estados. Na central de serviços de São Paulo, por exemplo, estão disponíveis documentos do Espírito Santo, de Santa Catarina e de Pernambuco.

Ao todo, 15 Estados têm os documentos de seus cartórios de imóveis na internet ou irão incluí-los ainda neste mês.

João Pedro Lamana Paiva, presidente do Irib, afirma que, dos 3.460 cartórios de registros de imóveis brasileiros, 1.955 disponibilizam suas informaóóes pela rede.

Ele diz acreditar que todos os forneceráo informaçóes a partir das centrais estaduais ainda neste ano.

O objetivo do Irib é que, até o fim de 2017, todas as buscas de informações em cartórios de imóveis sejam feitas em um único site.

Fonte: Folha de São Paulo

Cadastre-se no NOTICIPA

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias