Blog Condomínio

Blog

Blog

Quais são os documentos necessários para alugar um imóvel?

Banner Revista

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Alugar um novo local para viver pode ser trabalhoso. Primeiro, envolve passar pela procura, as visitas e a escolha final. Além disso, ainda há o momento de organizar a mudança, encaixotar tudo e levar para o novo lar. No meio dessas duas etapas, ocorre o fechamento do negócio e a organização e entrega de todos os documentos para aluguel. Nessa hora, nada melhor que cuidado e, é claro, a ajuda dos profissionais corretos e de uma corretora.

Esses papéis oficiais variam de acordo com a fonte de renda, como CLT ou profissional autônomo, ou até mesmo origem, se for estrangeiro. Porém, no geral, os mais comuns são comprovantes de renda, como Imposto de Renda, e documentos de identificação pessoal. Quer saber os detalhes? Confira o artigo de hoje!

Novidade no blog: Lei do Silêncio: horários e como funciona.

Documentos para aluguel: veja quais são exigidos

Os documentos para aluguel normalmente seguem um padrão pelas imobiliárias. Como mencionamos, a variação pode ser por renda ou tempo na atividade trabalhista. Neste último caso, porque, se for abaixo de 3 meses, por exemplo, talvez não tenha o comprovante principal. Portanto, quem intermedia poderá pedir outros equivalentes. Abaixo, você consegue ver os documentos para aluguel recorrentemente requisitados.

Comprovante de renda

O usual é a declaração do Imposto de Renda da Receita Federal, contudo outras formas também são válidas. É possível usar holerite, extrato bancário, contrato de prestação de serviços (no caso de autônomo) ou recibo. Ademais, o CPF do futuro locador é colocado para análise de crédito, o que auxilia na comprovação financeira.

Documento de identificação

Este é obrigatório em qualquer lugar, seja em momentos simples ou transações complexas. Aqui, vale o RG, CNH ou RNE, no caso de estrangeiros. Lembrando que é obrigatório que a identificação seja com foto e o CPF.

Certidão de estado civil

Caso você seja casado ou viúvo, é necessário apresentar a certidão atualizada, geralmente 90 dias, de estado civil. Se for solteiro, comumente não é exigida a certidão de nascimento, só o documento de identificação. Claro que tudo depende das exigências da empresa que está intermediando. Verifique para tirar as dúvidas!

Comprovação de residência

Provar que o locatário tem residência fixa é uma das obrigações. Por isso, é necessário comprovante de residência, o que é possível ser qualquer conta ou declaração no nome de quem vai alugar.

Saiba também: Verão à vista: 5 dicas para refrescar a casa na estação mais quente do ano.

Quando a locação é feita por profissionais liberais, aposentados ou comerciantes/industriais, os documentos para aluguel são diferentes. Inclusive, o contrato, provavelmente, conterá cláusulas específicas. 

No primeiro caso, há a possibilidade de usar o extrato bancário ou declaração de rendimentos (Decore) assinado por um contador. Para aposentados ou pensionistas, é preciso anexar o recibo da última pensão ou aposentadoria. Sem contar o comprovante de renda dos 3 meses anteriores. Já para comerciantes/industriais, soma-se o contrato social, o cartão do CNPJ, extrato bancário com movimentação dos últimos meses ou o Decore.

Parece muita coisa, mas quando se tem a imobiliária correta ao seu lado, como a Cipa Imóveis, os trâmites legais ficam mais fáceis. Isso porque é ela quem realizará as conferências dos documentos para aluguel, bem como a elaboração do contrato. E não é só isso, nossa consultoria especializada em investimentos imobiliários possibilita melhores análises e condições de locação. Uma delas, inclusive, é a parceria com a CredPago, que possibilita o aluguel sem fiador. Muito bom, não é mesmo?

Dessa forma, estaremos com você desde a procura pelo imóvel até quando, e se, decidir pela saída. Isso porque oferecemos suporte para qualquer necessidade dos moradores. Saiba mais neste link. E acompanhando nosso blog regularmente para continuar recebendo dicas!

Bem estar e segurança
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Erros comuns a evitar ao comprar um imóvel

Erros comuns a evitar ao comprar um imóvel

Está pensando em comprar um imóvel? Leia este artigo e conheça alguns erros que você precisa evitar para ter um negócio tranquilo!

5 dicas para ajudar a valorizar o seu imóvel

5 dicas para ajudar a valorizar o seu imóvel

Se você tem uma casa ou apartamento e está pensando em vender, este artigo trará dicas importantes de como valorizar o seu imóvel e garantir um bom negócio!

Casa ou apartamento para alugar: como decidir o que é melhor para você

Casa ou apartamento para alugar: como decidir o que é melhor para você

Na dúvida sobre alugar casa ou apartamento? Este artigo ajudará a definir a melhor opção para você e sua família. Leia na íntegra!

Montar home office: 4 dicas para organizar ou decorar seu local de trabalho

Montar home office: 4 dicas para organizar ou decorar seu local de trabalho

Chega de improviso! Leia no artigo quatro dicas que vão ajudá-lo a montar home office e ser mais produtivo no trabalho!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami