Blog Condomínio

Blog

Blog

Responsabilidades na manutenção e bens do condomínio

Anuncie Aqui

A responsabilidade sobre a manutenção das instalações e bens do condomínio é tratada em diversos artigos do Código Civil e até do Código Penal.

O entendimento comum é que o síndico é o responsável pela manutenção de toda a edificação e, que no caso de acidentes ou prejuízos decorrentes de sua negligência e omissão, poderá responder civil e criminalmente.

Alguns itens de são de extrema importância para a segurança dos moradores e síndicos e precisam de rotinas bem definidas de manutenção periódica,  tais como: sistemas de combate a incêndio aprovados pelo Corpo de Bombeiros, inspeções anuais de para-raios, conservação de elevadores e instalações de gás e de água, todos sempre com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) emitida por empresas devidamente habilitadas.

Referências na Legislação:

Código Civil – Arts. 186, 187, 667, 927 e. 1.348
Código Penal – Arts. 13 e 132.

Leia mais: O importante papel das assembleias de condomínio. Clique aqui!

Catalogo de Fornecedores
Nenhum revista cadastrada!
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Novos rumos da administração condominial

Novos rumos da administração condominial

O mercado de administração condominial está tomando novos rumos e as empresas que trazem soluções para seus clientes estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia.  Novos... Saiba mais!

O condomínio não pode parar – mesmo durante a crise sanitária

O condomínio não pode parar – mesmo durante a crise sanitária

Mesmo num momento de crise sanitária os síndicos devem fazer a sua parte e não descuidar da manutenção dos equipamentos e da estrutura dos seus condomínios. Não tomar os... Saiba mais!

Dicas de segurança

Dicas de segurança

Moradores das grandes cidades convivem diariamente com a violência urbana. E não é só na rua que estamos suscetíveis a ação de bandidos: eles estão cada vez mais criativos... Saiba mais!

Obrigatoriedade em prol da segurança do condomínio

Obrigatoriedade em prol da segurança do condomínio

Garantir a segurança do condomínio é uma das atribuições do síndico.  Desde 1964, todos os condomínios verticais ou horizontais, de qualquer tipo são obrigados por lei a ter seguro... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami