Blog Condomínio

Blog

Revista Condomínio Etc.

Varanda gourmet :: A nova queridinha dos apartamentos

Banner Revista

As varandas dos apartamentos começaram a ganhar destaque recentemente. Antes, meio esquecidas, reuniam alguns poucos móveis e serviam para descanso, leitura e observação da paisagem, mas agora viraram o novo point dos apartamentos e, ao receberem equipamentos como geladeira, churrasqueira e cooktop, passaram a se chamar varandas gourmet. Elas se tornaram o melhor lugar para receber amigos e familiares para pequenas reuniões regadas a doses de boas bebidas, diversão, deliciosas comidas e o clima intimista, que torna tudo isso muito aconchegante.

Esses ambientes são lindos, mas o síndico precisa tomar alguns cuidados e estar atento às regras para a utilização e instalação de equipamento nesse espaço, já que, muitas vezes, a adaptação de um espaço gourmet às varandas pode demandar mudanças estruturais, além do incômodo que pode ser causado aos demais moradores.

A síndica de um condomínio localizado na Tijuca, que prefere não se identificar pra evitar problemas, afirma que, embora os apartamentos possuam varandas grandes, com cerca de 13 metros quadrados, não é permitida a utilização de churrasqueira nesses espaços. “Nós não temos problema com pequenas reuniões na varanda, elas podem ser feitas, mas não permitimos o uso de churrasqueira por conta de todos os incômodos que a fumaça pode causar aos demais moradores. Recentemente, tivemos um problema com um dos moradores, que queria instalar uma churrasqueira a gás em sua varanda. Em assembleia, os conselheiros o proibiram de fazer isso, mas ele disse que iria fazer, pois o apartamento era dele. Ele chegou a fazer uma parte da instalação pela sala, o que nos preocupou muito, pois pode ser perigoso. Felizmente, ele desistiu de levar a obra adiante e, por enquanto, não estamos tendo problemas”.

Álvaro Pinho, síndico do Condomínio Engenho Life 3 há cinco meses, localizado no Engenho da Rainha, conta que quase todos os apartamentos têm varanda, com exceção de duas unidades de um dos blocos, mas que não é permitido o uso de churrasqueira nesse espaço. “O condomínio é composto por seis prédios e um total de 197 unidades; apenas o bloco 6, que foi elaborado para deficientes, possui duas unidades sem varanda, todos os outros têm, mas são pequenas, cerca de 1 x 2 metros quadrados, por isso não é possível fazer muita coisa ali. Além disso, como os prédios são novos – foram entregues há cerca de sete meses –, ainda utilizamos a minuta de convenção entregue pela construtora, e ela proíbe o uso de churrasqueira. Eu apoio essa decisão, de os moradores não poderem utilizar churrasqueira nas varandas, pois presenciei o transtorno que isso causa. Certa vez, um dos moradores resolveu fazer churrasco na varanda, mas não deu certo, pois a fumaça foi toda para o apartamento de cima e o cheiro, além de empestear a unidade, ficou nas cortinas, nas roupas que secavam na varanda e impregnou o ambiente do morador, que nada tinha a ver com a festa do apartamento de baixo. Eu, como síndico, para manter um convívio de respeito mútuo, fui até o apartamento que estava realizando o churrasco e conversei, conseguindo resolver a situação de forma amigável. Até o final do ano, faremos uma assembleia para aprovar a convenção específica para nosso condomínio e com certeza esse assunto entrará na pauta.”

Para evitar esse tipo de problema, é importante que todos os moradores sejam informados sobre o que pode ou não ser feito nas varandas. Caso ainda não tenha entrado em pauta, o assunto deve ser discutido em assembleia e o resultado, incorporado à convenção do condomínio. Geralmente, quando a varanda da unidade não pode ser utilizada como um espaço gourmet, o condomínio disponibiliza outro espaço para a eventos desse tipo, como o salão de festas e a área da piscina.

Mais opções

Outras medidas podem ser tomadas para evitar problemas, como a instalação de uma coifa acima da churrasqueira, para eliminar a fumaça e o cheiro da gordura. Terezinha Marinatto, auxiliar administrativa da empresa Engenox, especializada em sistema de exaustão residencial e industrial para fogão, forno e churrasqueira, diz que é preciso analisar cada caso individualmente para indicar o melhor sistema. “A exaustão das churrasqueiras costuma ser um processo natural. Caso haja necessidade, indicamos os desvios com tubulação, mas, nesse caso, é importante instalar um motor para forçar a exaustão. As coifas, além de cumprirem seu papel, também contribuem para a decoração do ambiente. Com relação ao peso, que é um fator importante para varandas e sacadas, a coifa de aço com vidro fica 70% mais leve do que a coifa de tijolinho.” Um kit com coifa, duto, chapéu chinês, vidro lateral e suporte para espeto, com a instalação, custa em torno de R$ 4.800 e, segundo Marinatto, a procura por churrasqueiras e coifas para esses espaços aumentou 40% no último ano.

Alguns prédios, principalmente os construídos mais recentemente, já possuem churrasqueira nas varandas e, geralmente, elas são projetadas para expelir a fumaça por um duto, que impede que ela se espalhe pelos andares superiores. No caso de o condomínio não oferecer a churrasqueira, mas ainda assim permitir seu uso, existem várias opções que vão variar de acordo com o estilo e o bolso de quem a deseja. Quem tem espaço pode se dar ao luxo de escolher entre as muitas opções de churrasqueira à disposição no mercado. As de alvenaria e as pré-moldadas são as mais procuradas nesses casos. Elas precisam ser fixadas em determinado lugar e, quase sempre, necessitam de exaustores e coifas para que a fumaça não se espalhe por todo o condomínio. Para quem não dispõe de muito espaço, a churrasqueira elétrica é ideal, pois pode ser colocada até mesmo em cima de uma mesa. Ela é portátil e, portanto, muito prática; sua principal vantagem é não fazer fumaça, mas o gasto com energia elétrica pode aumentar bastante, de acordo com a utilização. A churrasqueira a gás é outra excelente opção para quem não dispõe de muito espaço. Seu custo é elevado, mas, em compensação, não tem gasto com energia elétrica.

É preciso equipar sua varanda gourmet

Mas nem só de churrasqueira e coifa é feita uma varanda gourmet. Para que o espaço seja verdadeiramente útil, precisa ter bancada para a manipulação dos alimentos, geladeira ou frigobar para a refrigeração das bebidas e fogão ou cooktop para preparar os acompanhamentos, além dos móveis que tornam o ambiente ainda mais acolhedor. “Se a área gourmet for grande, o ideal é que seja uma cozinha independente. Por isso, vale a pena incluir no projeto todos esses itens, além de armários para armazenar os utensílios exclusivos desse espaço. Mas se não tiver churrasqueira, nem espaço, uma chapa elétrica pode suprir essa necessidade. A pia para limpeza é indispensável e uma boa mesa com cadeiras ou bancos para saborear o churrasco complementam o espaço”, indica a arquiteta Camila Fleck. “Nas varandas grandes, que comportam dois ou mais ambientes, é possível delimitar as áreas de estar e refeição. Deque de madeira e tapete de fibra são peças de fácil manutenção e grande efeito decorativo. O uso de espelhos na área da bancada ajuda a ampliar o espaço. Ladrilhos hidráulicos e pastilhas artesanais também são elementos decorativos que fazem bonito nessa área. Como esse espaço é uma extensão natural da área de estar, o ideal é apostar em uma decoração que tenha a mesma linguagem do living”, complementa a arquiteta.

A médica Nívea Bordin Chacur, moradora da Barra da Tijuca, contratou os serviços da arquiteta Camila Fleck recentemente para a reforma de sua varanda gourmet e conta que toda a família está muito satisfeita com o resultado. “Sou gaúcha e sempre gostei muito de churrasco e de reunir os amigos, e como a varanda é grande, foi possível criar esse espaço. A maior vantagem dessa varanda é receber os amigos em uma área mais aberta, com ventilação natural, acomodar todos, e, depois que o almoço, jantar ou chá da tarde terminou, as visitas se despedem e dentro de casa está tudo organizado”, conta.

Para Leila Leme, diretora de projetos da empresa Maloca Querida, que atende todo o Rio de Janeiro, plantas e temperos podem trazer ainda mais charme para as varandas gourmet. “Nossa dica é utilizar vasos pendurados com temperos para serem usados na culinária. Se a varanda for mais ensolarada, vale optar por temperos como pimenta e manjericão; até mesmo tomate pode ser plantado. Se a varanda pegar mais sombra, é melhor optar por hortelã ou menta. Outra dica para otimizar o espaço é usar nas paredes os quadros verdes, ficam supercharmosos. Para dar aconchego, são muito utilizados os deques de madeira e também pedriscos no piso. Podem formar desenhos e compor muito bem com os vasos”, aconselha.

Carla Vianna, diretora comercial da Milênio Móveis, conta que a empresa é especializada na fabricação de móveis e, com o passar dos anos, seguindo as tendências do mercado, vem se dedicando a criar móveis para área externa, espaço gourmet e varanda. “A varanda gourmet vem se tornando uma paixão entre os proprietários que buscam projetos cada vez mais bonitos e funcionais para esse espaço. Atualmente, elas estão muito valorizadas, pois se tornaram o melhor lugar da casa. Em apartamentos, elas têm a mesma função do quintal e do jardim. São ideais para descansar ou conversar, mas a proposta atual é que seja utilizada como um espaço gourmet, com a inclusão da churrasqueira, e de entretenimento, com a instalação de home theater. Esse crescimento vem acontecendo pelo menos há uns dois anos e a porcentagem de vendas aumentou em 50%”, conta.

Segundo Carla Vianna, os móveis mais procurados para a decoração desses espaços são bancos, espreguiçadeiras, poltronas, cadeiras e mesas. “Independentemente do tamanho do apartamento, o ideal é apostar em móveis multifuncionais para garantir que todo o espaço seja muito bem posicionado e aproveitado”, diz. Mas a diretora comercial da empresa alerta para a luminosidade natural à qual os móveis são expostos. “Apesar da cobertura, é impossível escapar da luz solar, por isso, é importante investir em móveis indicados para áreas externas e, assim, garantir maior longevidade a eles. Um produto de excelente qualidade, com estrutura de alumínio que garante ao móvel durabilidade e leveza, são os revestidos de fibra sintética com tratamento contra raios UV e intempéries climáticas, o que evita o desbotamento. Outra excelente opção são os móveis de Tela Sling, que possuem design e agregam estilo e bom gosto ao ambiente de lazer. Se optar por madeira, temos ainda a linha de cumaru, usada para a fabricação de móveis que permanecem em constante exposição à iluminação natural”, afirma.

Para quem pensa em transformar sua varanda em um espaço gourmet, é importante ter em mente não apenas o conceito estético, mas a praticidade e a estrutura necessária para fazer com que o espaço fique funcional, além de confortável e bonito. E por último, mas não menos importante: o respeito à tranquilidade dos vizinhos deve ser sempre o principal convidado.

Bem estar e segurança
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

O projeto Reviver Centro e a revitalização do Rio

O projeto Reviver Centro e a revitalização do Rio

O projeto Reviver Centro, que pretende revitalizar o Centro do Rio, convertendo imóveis comerciais abandonados em empreendimentos residenciais, foi sancionado em 14 de julho pelo prefeito Eduardo Paes. A nova... Saiba mais!

Combos de inovação e soluções Cipa

Combos de inovação e soluções Cipa

A Cipa não para de trazer inovações e novas soluções para questões que envolvem os condomínios do Rio de Janeiro. A atuação da Cipa vai muito além de administrar... Saiba mais!

O cartão-postal dos condomínios

O cartão-postal dos condomínios

A piscina é a área de lazer mais cobiçada, por isso mesmo sua manutenção precisa estar em dia   Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir... Saiba mais!

Você sabe a importância de um consultor numa obra?

Você sabe a importância de um consultor numa obra?

Até mesmo os síndicos mais experientes se veem em situação complicada quando necessitam iniciar uma obra de grande porte. Isso porque um síndico, que não é especialista em obras,... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami