Blog Condomínio

Blog

Revista Condomínio Etc.

Terceirização nos condomínios: um caminho sem volta

Banner Revista

Não é segredo para ninguém que a rotina dos síndicos é extremamente cansativa. Lidar com condôminos, fornecedores, funcionários, prestadores de serviço, com o elevador que não sai do lugar, a bomba da piscina que parou, o portão da garagem que travou no lugar errado e ainda ter que organizar toda a parte burocrática do condomínio não é moleza. Uma facilidade que muitos síndicos têm adotado para diminuírem a sobrecarga de trabalho é a terceirização de serviços e de mão de obra. Hoje em dia é possível encontrar empresas especializadas em terceirização nas mais diversas áreas: administrativa, de limpeza, manutenção, conservação, segurança, portaria, treinamentos etc.

Mas quais são as vantagens da terceirização? A mais perceptível é a diminuição de trabalho para o síndico, já que, dessa maneira, ele não precisa se preocupar com montagem de escalas; compra de uniformes, equipamentos e material; treinamento; gestão e pagamento de funcionários. Outro benefício é a certeza de que os funcionários são qualificados para o serviço que vão executar e que recebem atualizações constantes. As empresas terceirizadas ainda oferecem uma grande vantagem: elas sempre têm profissionais plantonistas para cobrir folgas, faltas e férias, então, caso um funcionário falte, outro será enviado no mesmo dia e o condomínio não ficará na mão.

Daniel Xavier, sócio-proprietário da Forte Segurança, empresa que atende todo o Rio de Janeiro desde 2014, garante que há muitas vantagens para os condomínios na terceirização de serviços. “O atendimento de nossa empresa é 24 horas e, sendo assim, o síndico nunca fica na mão no caso de um funcionário faltar, pois nós enviamos outro rapidamente, além disso, conseguimos reduzir os custos a longo prazo. Temos profissionais qualificados para as mais diferentes áreas de atuação, como guardiões de piscina, especialista em manutenção de piscina, seguranças, porteiros e profissionais de limpeza e conservação, mas também oferecemos os serviços de desenvolvimento e execução de projetos de combate a incêndio e projetos de manutenção predial. Temos todos os profissionais e especialistas que o síndico precisa para garantir uma gestão mais tranquila”, diz.

 

Já pensou em terceirizar a limpeza dos estofados de seu condomínio?

Outro serviço que muitos síndicos nem sabem que podem terceirizar é a limpeza profissional de estofados. Muitos condomínios têm sofás, poltronas e pufes espalhados em suas áreas comuns, mas poucos sabem que esses móveis necessitam de cuidados especiais. Eduardo de Almeida, diretor de Operações da Mr. Cleaner, empresa especializada em higienização e impermeabilização de estofados, explica que a terceirização da limpeza desses móveis é uma boa opção. “Os estofados de tecido devem ser higienizados pelo menos uma vez por ano, já que a limpeza cotidiana, realizada pela equipe do condomínio ou de empresas de serviços gerais, não é suficiente para mantê-los limpos, bonitos e saudáveis. Só uma empresa especializada possui equipamentos, produtos, técnicas e pessoal qualificado para proceder a uma higienização profunda, capaz de eliminar os microrganismos (ácaros, fungos, bactérias e vírus) que estão presentes no interior do estofado, remover manchas e a sujeira impregnada. O resultado será um móvel bonito, com aspecto de novo, e ambientes mais saudáveis, seguros e aconchegantes para os condôminos. Com a chegada do novo coronavírus, que fica alojado nas fibras de tecidos, esse processo se tornou ainda mais importante. Além disso, recomendamos que os estofados sejam impermeabilizados quando novos ou após uma higienização. Isso ajuda a aumentar sua vida útil e evitar danos pela infiltração de líquidos derramados acidentalmente. Do mesmo modo, estofados de couro também devem ser higienizados e hidratados por empresa especializada com a mesma frequência”, explica.

O diretor de Operações da Mr. Cleaner alerta sobre os cuidados necessários na hora de contratar uma empresa para fazer a limpeza dos estofados do condomínio. “Nesse ramo, existem muitos profissionais não qualificados que se aventuram a prestar esse serviço por parecer simples, mas a falta de conhecimento pode causar danos aos estofados e até colocar em risco as instalações do local e a vida dos condôminos e colaboradores. Cuidado com o faz-tudo! Contrate somente empresa especializada e regularizada. Verifique os registros e a situação fiscal dela. Veja sua reputação. É possível consultar as avaliações feitas pelos clientes nos sites de busca, de reclamações e órgãos de defesa do consumidor. Verifique se ela utiliza produtos não tóxicos, não inflamáveis, autorizados pela Anvisa e amigos do meio ambiente. Peça para ver as Fichas de Informações de Segurança dos Produtos Químicos (FISPQ) com as devidas responsabilidades técnicas. Existem muitos registros de acidentes com incêndio ou explosão durante o processo de impermeabilização de estofados causados por empresas ou pessoas não especializadas e sem compromisso com a segurança de moradores e colaboradores do condomínio. Exija a nota fiscal de todos os serviços prestados e certificados de garantia quando se tratar de impermeabilização. Quando o síndico escolhe uma empresa especializada, ele tem a certeza de que seus estofados terão o tratamento adequado, que não serão danificados e, principalmente, que o serviço será prestado com segurança. Na Mr. Cleaner, temos um método inovador de impermeabilização que atua por meio do encapsulamento das fibras e dos fios, sem causar danos ao tecido, o que permite ao estofado ‘respirar’ normalmente, agregando conforto e saúde para as pessoas”, explica.

Há cerca de um ano e meio, Cléo Ribeiro está à frente do Condomínio Villa Luna, na zona oeste da cidade. O condomínio é composto por um bloco com 72 unidades divididas em 12 andares e tem cerca de 350 moradores. Por lá, o síndico tem serviços terceirizados, mas é exigente com a entrega das empresas. “Aqui, terceirizamos a portaria, os vigias e a limpeza com a mesma empresa. Outra cuida da manutenção diária da piscina e fornece o salva-vidas. Na academia, temos um professor à disposição dos condôminos de segunda a quinta-feira. Recentemente, troquei o fornecedor que fazia a manutenção do sistema de câmeras. Como síndico, preciso ter acesso às câmeras em tempo real e essas imagens precisam ter qualidade, não posso ficar esperando para acessar o que preciso, por isso, mudamos a empresa e ainda estamos em fase de adaptação com a que assumiu esse serviço. No início da gestão, eu pensava sempre no valor mais baixo como opção, mas o importante mesmo é que o serviço seja bom. Hoje em dia, prezo por um serviço de excelência e descobri que preciso delegar essas atividades para evitar problemas para o condomínio. Ao contratar empresas de fundo de quintal, o retrabalho é certo, por isso, acho que uma das primeiras coisas é buscar referência dessas empresas no mercado, fazer análise do preço, mesmo buscando qualidade, saber quais condomínios já atendeu, quanto tempo de mercado tem e realizar uma entrevista presencial com os representantes para garantir o nível de serviço”, indica.

Maurício Teixeira, gerente de Negócios da Nature, empresa especializada em terceirização de mão de obra que atende todo o Rio de Janeiro, explica que na hora da contratação é muito importante comprovar a idoneidade da empresa. “O síndico deve exigir certidões negativas e solicitar a recomendação de contratantes e o grau de satisfação dos colaboradores com a empresa. Após a contratação, o síndico pode se dedicar à administração do condomínio e ao atendimento dos condôminos, deixando os serviços operacionais por conta da terceirizada. Aqui na Nature o síndico ganha praticidade e economiza, além de acompanhar os índices de performance da empresa terceirizada, por meio dos quais apresentamos o acompanhamento do cronograma preestabelecido.” Teixeira também ressalta que o condomínio economiza quando contrata uma terceirizada: “Nós compramos material de limpeza e outros insumos em grandes quantidades, e isso nos dá poder de negociação na hora da compra, diminuindo bastante os gastos com esses produtos.”. Ao longo do tempo, o síndico também economiza, pois o condomínio não precisa pagar FGTS, 40% da rescisão em caso de demissão, vale-transporte, vale-refeição nem nenhum outro tributo. Tudo isso fica por nossa conta e, mensalmente, enviamos os comprovantes referentes a cada funcionário para que o síndico possa acompanhar e ter tranquilidade de que as obrigações estão sendo pagas e que o condomínio não terá problemas ou dívidas trabalhistas em caso de demissão de um dos funcionários”, garante.

Muitos síndicos não acompanham se as terceirizadas estão pagando os tributos e acabam se metendo em problemas trabalhistas. A Nature, que disponibiliza profissionais de portaria, manutenção predial, jardinagem e limpeza, entre outros, lançou uma ação para ajudar esses síndicos. “Caso algum síndico ou administrador esteja com problemas com empresas terceirizadas, nós assumimos toda a dívida do passivo trabalhista em prol da negociação da implantação dos serviços da Nature no condomínio”, finaliza Teixeira.

 

 

Serviço

Forte Segurança
(21) 97009-3428/99237-7818
www.servicerio.com.br

 

Mr. Cleaner
(21) 97158-9017
www.mrcleaner.com.br

 

Nature
(21) 3596-1737
www.nature.rio.br

Banner Revista
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Na calada da noite

Na calada da noite

Traças agem sorrateiramente e os prejuízos podem ser incalculáveis.   Sabe aquela roupa novinha que você comprou e está guardada esperando a hora certa para usar? Imagina você abrir... Saiba mais!

Elevadores seguros, síndicos em paz

Elevadores seguros, síndicos em paz

Tudo o que você precisa saber para manter a segurança dos elevadores do condomínio.   Você sabia que o elevador, assim como carro, trem e avião, é considerado um... Saiba mais!

Impermeabilizar é fundamental

Impermeabilizar é fundamental

Período de chuvas pode agravar infiltrações e gastos com obras emergenciais podem ser 12 vezes maiores do que a manutenção.   O concreto não é 100% impermeável, e quando... Saiba mais!

Conta de água cara demais?

Conta de água cara demais?

Talvez haja uma solução   Que a conta de água cada vez mais pesa nos bolsos dos condomínios não é novidade, mas em alguns casos, além de cara, essa... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami