Blog Condomínio

Blog

Revista Condomínio Etc.

Terra Fértil

Banner Revista

Não basta um belo projeto paisagístico, é preciso manter e nutrir da terra

Um condomínio pode e deve ter a natureza a seus pés. Nos jardins, naturalmente. Um belo projeto paisagístico é peça imprescindível para a harmonia entre diferentes espécies de plantas. O especialista sabe como ninguém harmonizar um jardim! E se essa foi a opção de seu condomínio, não deixe de fazer a manutenção mensal, isso garante que o projeto se mantenha e que as plantas fiquem lindas o ano todo.

Mas, afinal, o que essa “manutenção” representa? Nanci Santos, especialista em projetos para condomínios, explica: “Tanto nós como as plantas precisamos de vitaminas. A manutenção visa a um incremento maior na saúde das plantas. É preciso adubar a terra. Existem adubos granulados e líquidos (opção caseira) que podem ser usados mensalmente, mas a dosagem tem que ser correta para cada tipo de planta. E a rega também tem que ser apropriada. Nós usamos também substratos, que são compostos constituídos por uma mistura balanceada de material orgânico e minerais.”.

Outro detalhe: não é indicado pedir para quem não tem competência para avaliar essas necessidades e aplicações que o faça. Nanci diz que todo mundo quer um jardim bem cuidado, com flores lindas, um verde maravilhoso e uma grama espetacular. “Muitas pessoas nem regam, esperam que a chuva faça esse papel”, observa ela, que já viu de tudo por aí.

Quando o especialista vai ao condomínio pelo menos uma vez ao mês, ele consegue fazer o que é necessário nos jardins e ainda orientar os funcionários encarregados da rega sobre a melhor forma de fazer sua parte. “Agindo assim, a aparência das plantas vai dizer tudo. As palavras não serão necessárias”, comenta Nanci.

Alguns síndicos investem pesado num lindo projeto, em plantas caras e depois acham que a manutenção é desnecessária. “Nesses casos, quando me chamam ao condomínio é porque o projeto já está muito comprometido: encontro um emaranhado de plantas malcuidadas e aí fica difícil… É preciso acertar contornos, dar forma, tirar galhos secos, ervas daninhas… É urgente a aplicação de adubos, substratos. Usar macro e micronutrientes, coisa que só o especialista sabe como fazer. Muitas plantas podem não ter recuperação”, avalia.

O carro-chefe de Nanci é a manutenção. Ela sabe o que fala, seus clientes estão com ela há anos e não se arrependem. “A maioria dos contratos que faço é mensal. Se o condomínio for muito grande, marcamos presença quinzenal mente – mas, nesse caso, não se coloca adubo a cada dia, alternamos com substrato. Cada planta tem sua necessidade. Agora no outono, por exemplo, diminuímos um pouco a quantidade de adubo, pois as plantas no inverno entram num momento de dormência. No inverno, o adubo nem é necessário, mas esses detalhes só o profissional vai discernir”, ressalta.

Como todos os seres vivos, as plantas merecem ser bem cuidadas. “É preciso que o síndico invista em cuidados e manutenção de forma adequada, e não deixe a responsabilidade de manter um projeto paisagístico nas mãos de quem não tem competência nenhuma para isso. É até injusto com essas pessoas. Os funcionários do prédio devem ser orientados para os cuidados diários pelo especialista”, diz Nanci.

Saúde da terra

A mãe Terra nos oferece tudo o que precisamos para viver bem, nós é que, com frequência, damos conta de estragar tudo… Algumas vezes por ignorância, outras por ganância. Em qualquer dos casos é importante que as mentes mais esclarecidas orientem quem ainda não despertou para a importância da maravilha que é a natureza.

Em relação aos jardins, é importante citar o papel das minhocas, que fazem um trabalho brilhante. Elas são altamente benéficas para os jardins. Pode acreditar, se no jardim tem minhoca, a terra está boa e as plantas também! As minhocas tornam o solo mais arejado por causa dos túneis que fazem quando se movimentam por ali. Elas também aceleram o processo de humificação da matéria orgânica pelo fato de se alimentarem dela. Quando a matéria orgânica passa pelo seu trato digestivo, sai depois em forma de fezes enriquecidas com alguns minerais benéficos às plantas. Dessa forma, o solo fica cheio de nutrientes.

Húmus de minhoca

Húmus é todo material de natureza orgânica que sofre degradação no solo. Já o húmus de minhoca é um tipo de adubo produzido por minhocas com restos de matéria orgânica (animais e vegetais), trocando em miúdos, é a excreção desse anelídeo.

As minhocas ingerem os restos orgâ- nicos que, ao passar pelo intestino delas, sofrem transformações ocasionadas pela presença de micro-organismos e algumas substâncias químicas, como hormônios. O húmus liberado por esses animais apresenta-se escuro, de modo semelhante ao pó de café, e seu odor lembra o de solo de mata.

O húmus de minhoca é uma substância que confere nutrição de qualidade para as plantas, além de prevenir algumas doenças. Ele possui diversos nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio, além de alguns hormônios. Todos esses nutrientes são facilmente absorvidos pela planta, o que torna o húmus de minhoca muito eficiente.

Por essas e outras, as minhocas jamais devem ser retiradas dos jardins!

 

Banner Revista
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Segurança para todos os bolsos

Segurança para todos os bolsos

Não importa o tamanho condomínio, as empresas têm sistemas que cabem no orçamento Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.   Em 2021, a... Saiba mais!

Jardins verticais

Jardins verticais

Uma dose extra de natureza Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Poucas coisas são tão relaxantes quanto contemplar a natureza. Essa sensação é... Saiba mais!

Evite problemas em obras!

Evite problemas em obras!

Gerenciamento de projetos otimiza execução de processos    Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.   Você já deve ter ouvido falar sobre gerenciamento... Saiba mais!

Mais segurança, menos custo: acolchoar o elevador é essencial

Mais segurança, menos custo: acolchoar o elevador é essencial

 Acolchoados protegem o meio de transporte de possíveis danos   Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.   Você sabia que o Brasil possui... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami