Blog Condomínio

Blog

Blog

Vai alugar um imóvel? Se liga nessas dicas para evitar problemas!

Banner Revista

Provavelmente, você já escolheu o bairro e sabe qual o seu orçamento para uma mudança. Talvez, já tenha até alguma casa ou apartamento em vista. No entanto, não feche negócio sem antes ler essas dicas para alugar imóveis que separamos. Confira uma prévia:

  • fique atento aos prazos e regras para a quebra de contrato;
  • evite contrato direto com o proprietário;
  • faça questão de um laudo de vistoria;
  • negocie a garantia de pagamento.

Continue a leitura e entenda, em detalhes, porque essas são as melhores dicas para alugar um imóvel.

4 dicas para alugar um imóvel sem dores de cabeça

1. Fique atento aos prazos e regras para a quebra de contrato

É claro que quem aluga pensa em ficar no imóvel por, no mínimo, o período determinado em contrato. Contudo, mudanças e imprevistos acontecem e, assim, é essencial conhecer os prazos e regras para a quebra de contrato. Isso porque, embora a Lei do Inquilinato preveja, sim, uma multa para o encerramento do acordo antes do tempo, não está descrito o valor necessário a ser pago, que deve ser combinado entre locador e inquilino. Como você pode imaginar, ignorar essa etapa é um dos erros mais comuns em contratos de aluguel.

2. Evite contrato direto com o proprietário

Essa é uma das dicas para alugar imóvel mais importantes que teremos nessa lista. Isso porque é na hora do contrato que os direitos e deveres de ambas as partes estarão descritos. Muitos locatários preferem fazer isso diretamente com o dono do imóvel, porém precisamos ressaltar que o aluguel direto com o proprietário pode não ser a melhor opção. O desconhecimento da legislação vigente e a possibilidade de cláusulas com reajustes abusivos são alguns dos motivos para que você procure uma imobiliária de confiança ao buscar um novo lugar para morar.

3. Faça questão de um laudo de vistoria

Sabemos que muitas pessoas que buscam um imóvel para alugar estão travando uma verdadeira batalha contra o tempo. Mas fique atento: o que parece facilitar a sua vida hoje, pode se tornar um problema imenso daqui a alguns meses! É possível que a falta de vistoria, por exemplo, esconda um defeito no imóvel que deveria ser resolvido pelo proprietário antes da locação. Nesse caso, se não houver a verificação anterior ao contrato, não há como comprovar a origem do dano e este passará a ser responsabilidade do inquilino.

Confira no blog: Entenda como é feita a vistoria de um imóvel.

4. Negocie a garantia de pagamento

A figura do fiador é bem conhecida nos contratos de aluguel. Todavia, essa não é a única forma de garantir ao proprietário de que as despesas serão pagas. Segundo o artigo 37 da Lei do Inquilinato, o proprietário pode exigir uma destas quatro formas: caução, fiança, cessão fiduciária de cotas de fundos de investimento e seguro fiança. E vale lembrar que apenas uma delas pode constar no contrato de locação.

Quem opta por locar com empresas especializadas, ainda tem acesso a maneiras facilitadas de alugar sem fiador. A parceria entre a Cipa Imóveis e a CredPago é um ótimo exemplo, pois utiliza dados do cartão de crédito para aprovar o contrato, tudo com agilidade e sem burocracia.

Alugar um imóvel é uma tarefa muito menos complexa quando você conta com a Cipa Imóveis como parceira. Isso porque oferecemos a segurança necessária para você aproveitar um período de aluguel sem riscos, contando com a assessoria de especialistas no mercado. Entre em contato conosco!

Banner Revista
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Casa ou apartamento para alugar: como decidir o que é melhor para você

Casa ou apartamento para alugar: como decidir o que é melhor para você

Na dúvida sobre alugar casa ou apartamento? Este artigo ajudará a definir a melhor opção para você e sua família. Leia na íntegra!

Montar home office: 4 dicas para organizar ou decorar seu local de trabalho

Montar home office: 4 dicas para organizar ou decorar seu local de trabalho

Chega de improviso! Leia no artigo quatro dicas que vão ajudá-lo a montar home office e ser mais produtivo no trabalho!

Desocupação de imóvel alugado: entenda como funciona

Desocupação de imóvel alugado: entenda como funciona

Conhecer as regras para a desocupação de imóvel alugado ajudará o proprietário a reavê-lo sem frustrações. Veja as principais no artigo!

Quais as regras para reforma em apartamento?

Quais as regras para reforma em apartamento?

Pensando em começar uma reforma em apartamento? Antes de tirar o projeto do papel, confira essas dicas para cumprir as regras e evitar dores de cabeça!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami