Blog Condomínio

Blog

Notícias

Adicional de manuseio de lixo por empregado de condomínio pode ser suprimido?

Banner Sete Servic

Nos últimos dias o Departamento Jurídico do Secovi Rio tem recebido consultas sobre a retirada do adicional por manuseio de lixo por empregados dos condomínios. A maioria dos casos tem a ver com o fato de que o funcionário não lida diretamente com o lixo mas recebe o benefício, que corresponde ao valor de 20% sobre piso salarial do servente.

Os gestores querem saber se, nesses casos, é possível suprimir o adicional. De acordo com a convenção coletiva de trabalho, que disciplina o tema (cláusula 18ª), o adicional de manuseio de lixo poderá ser suprimido se o empregado deixar de manusear o lixo ou se houver fornecimento de EPI (equipamento de proteção individual) pelo empregador.

Mas há que se atentar para o seguinte: ainda que o funcionário deixe de manusear o lixo, se não houver o cancelamento do adicional, ou seja, se a pessoa continuar recebendo o valor sem a devida contraprestação, este adicional assumirá a natureza jurídica de gratificação salarial, que, com a habitualidade do pagamento, passa a integrar seu salário, não podendo mais ser retirada.

O adicional de manuseio de lixo é um benefício concedido através de negociação coletiva, sendo sua incidência definida expressamente na convenção coletiva de trabalho firmada entre o sindicato dos empregados de condomínios e o Secovi Rio, de caráter patronal, bem como a hipótese em que o mesmo deixa de ser obrigatório.

Fonte: Secovi Rio

Banner Sete Servic
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios

Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios

A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!

Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio

Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio

Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!

Condomínios e síndicos mais seguros no Rio

Condomínios e síndicos mais seguros no Rio

A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!

Como organizar o seu home office

Como organizar o seu home office

O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami