
Você pode planejar sua obra e ter a certeza das cotas condominiais pagas
Entre as atribuições de um síndico está a de fazer o condomínio funcionar com o dinheiro disponível em caixa. Definitivamente, essa tarefa gera preocupação.
Quando falamos de inadimplência, o problema pode se agravar. Falta de previsibilidade financeira e dificuldade para pagar contas e funcionários e realizar as manutenções necessárias são algumas consequências.
Se pagar as despesas mensais representa um desafio em alguns condomínios, imagine quando uma despesa maior se faz necessária. Algo como uma obra emergencial ou mesmo adequações para cumprir obrigatoriedades exigidas por lei.
Para ajudar os síndicos nessas situações, a Cipa se uniu à Garantiza, uma empresa especializada em antecipação de receita para condomínios que ajuda a garantir a arrecadação mensal completa.
Veja o que está ao alcance de seu condomínio:
- Garantia completa de 100% da receita mensal;
- Cobrança judicial;
- Compra de taxas antigas;
- Antecipação para obras;
- Emissão e entrega de boletos;
- Cobrança especializada;
- Segunda via on-line;
- Previsibilidade financeira.
Eliane Maria Lima de Oliveira é síndica do Condomínio Solar Bela Vista, na zona norte carioca. Moradora dali há 44 anos, ela conta com a Cipa na administração de seu condomínio e com a ajuda do subsíndico Eduardo Figueiredo em sua gestão.
Nesse condomínio de 66 unidades, há um caso crítico de inadimplência e outros menos problemáticos. “Inadimplência sempre tem, infelizmente. Alguns casos conseguimos resolver, outros, ainda não”, conta ela, que está sendo auxiliada pela Garantiza em um dos casos. “A Garantiza ‘comprou’ a dívida de determinada unidade e nos adiantou o valor. Agora o morador vai ter que pagar para a Garantiza”, explica.
Há poucos meses, por sugestão do subsíndico Eduardo, o condomínio resolveu contratar a Garantiza. “Temos uma grande obra pela frente por exigência da autovistoria e vamos precisar de cotas extras por três anos. E para dar início a todo esse processo, precisávamos de caixa certo, sem nenhuma inadimplência”, conta Eliane.
A síndica explica que agora quem vai emitir os boletos de condomínio é a Garantiza. “Ela nos paga o valor total no início do mês, independentemente de os moradores terem pago ou não. Se alguém não pagar, terá uma dívida com a Garantiza, não mais com o condomínio”, conta ela, que está aliviada porque não vai ter mais preocupação com novos casos de inadimplência. “Este é o sonho de qualquer síndico, zero inadimplência! Estou rindo à toa!”, finaliza.
deixe seu comentário
Vida nova aos jardins
Quando o depois importa
posts relacionados

Fios que ameaçam
Instalações elétricas antigas colocam condomínios em risco Quando foi a última vez que seu condomínio fez uma inspeção elétrica? Se você não se lembra, é provável que esteja correndo... Saiba mais!

Conforto renovado: a importância dos estofados nas áreas comuns dos condomínios
Manutenção e escolhas inteligentes valorizam o ambiente, impactam positivamente moradores e visitantes e ainda evitam desperdícios Portarias, salões de festas, áreas de piscina, espaços gourmet… Todas essas áreas de... Saiba mais!

Energia solar: economia e sustentabilidade ao alcance dos condomínios
O Brasil já é o quarto maior gerador de energia solar do mundo, de acordo com dados da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena). Segundo a Associação Brasileira de... Saiba mais!

Cupins subterrâneos: o inimigo oculto sob os alicerces do condomínio
Comportamento silencioso e destrutivo exige atenção redobrada de síndicos Silenciosos e quase invisíveis a olho nu, os cupins subterrâneos são uma ameaça real e crescente para os condomínios, especialmente... Saiba mais!