Blog Condomínio

Blog

Notícias

Como a taxa Selic influencia a venda de imóveis?

Anuncie Aqui

Os juros muitas vezes são vistos como vilões. Porém, com disciplina e planejamento, os eles podem fazer diferença positiva, principalmente quando se fala em um investimento a longo prazo. De maneira geral, ainda não compõe a cultura do brasileiro utiliza-lo à favor: segundo pesquisa realizada pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) 99,4% dos brasileiros não conhece o conceito de juros compostos.

O que traz o controle dos juros no Brasil é Taxa Selic – Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Trata-se da taxa básica de juros, onde todos os bancos do Brasil de baseiam. Esta taxa, que hoje gira em torno de 6,5%, é utilizada tanto em títulos federais de investimento quando em empréstimos. Por sua ambiguidade, acaba por influenciar o valor de muitos serviços.

Quais são os setores que sofrem impactos?

Diversos setores possuem valores definidos pela Selic: câmbio, crédito, investimentos, setor produtivo e até mesmo a inflação. Com diferentes resultados, determinados nichos pedem atenção e demonstram melhor momento. Investimentos e crédito, por exemplo, podem trazer uma grande rentabilidade graças à baixa da taxa.

Taxa Selic x Compra de imóvel

A Taxa Selic impacta diretamente no valor de um imóvel. “É importante entender o que a Taxa Selic pode implicar. Ela está com seu menor valor desde que criada e isso reflete diretamente no mercado imobiliário a partir do momento em que se fala de formas de pagamento”, diz Nicolai Besse, diretor de Novos Negócios da Promoval Incorporadora. “Quando se reitera o cenário, entende-se que o conjunto destes acontecimentos refletirá diretamente no aumento da procura de imóveis”, complementa Nicolai.

Isso acontece porque um imóvel se refere a um bem de alto valor e por conta disso, a venda se torna sensível ao crédito. Com medo que as taxas aumentem e, consequentemente, juros em financiamentos, muitos se dispõe a maiores negociações para aproveitar a boa condição de compra.

Vale a pena financiar ou comprar à vista?

É fato que se trata de um bom momento para aquisição, independentemente da maneira escolhida – seja à vista ou parcelado, os reflexos serão juros baixos e melhores condições. Isso pode acabar por compensar ainda mais quando se fala no financiamento a longo prazo.

Com diversas opções de financiamento, é possível encontrar o que melhor se adeque nas condições e valores do imóvel escolhido.

Proteja seu condomínio e seus funcionários
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios

Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios

A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!

Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio

Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio

Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!

Condomínios e síndicos mais seguros no Rio

Condomínios e síndicos mais seguros no Rio

A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!

Como organizar o seu home office

Como organizar o seu home office

O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami