Blog Condomínio

Blog

Notícias

Depois dos Jogos, o bom exemplo que vem de fora

Anuncie Aqui
Quatro meses depois da Paralimpíada, o Rio começa a receber um legado das casas olímpicas de países, empresas e federações que atraíram multidões durante os Jogos. Além de agitar a competição do lado de fora das arenas, cada uma delas se comprometeu com contrapartidas. Algumas estão prestes a serem entregues à cidade, como o campo de beisebol da Lagoa e um muro de escalada na Zona Portuária. Mas a maioria das promessas – diferentemente do que costuma acontecer por aqui – foi cumprida, e está em uso tanto em áreas públicas quanto privadas.
.
Os suíços, que transformaram parte das margens da Lagoa num pedaço do país europeu, finalizam no mês que vem a reforma do campo de beisebol próximo ao Corte do Cantagalo. Até o fim desta semana, o piso de saibro e as linhas de marcação ficam prontas, de acordo com a empresa responsável pela obra. Restará somente montar um alambrado no espaço, aberto à população.
.
Já os austríacos fizeram suas festas na sede do Botafogo, na Zona Sul, mas resolveram presentear o Morro da Providência e comunidades próximas, no Porto, com um muro de escalada de 12 metros de altura. O equipamento, instalado num galpão do Santo Cristo, ficará sob os cuidados do americano Andrew Lenz, há 15 anos no Rio e coordenador do Centro de Escalada Urbana, na Rocinha.
.
– Nossa ideia é transformar esse espaço no primeiro centro de treinamento olímpico (do esporte) no Brasil. Ainda buscamos patrocinadores para ampliar o projeto. Como a escalada virou uma modalidade olímpica, queremos formar jovens atletas – informa Lenz.
.
HERANÇA JAPONESA 
.
Por falar em Olimpíada, o próximo anfitrião, o Japão, que sediará os Jogos em 2020, montou sua casa na Cidade das Artes, na Barra. Inicialmente, a previsão era que o país apoiasse a programação da instituição por um ano. No entanto, segundo a Secretaria municipal de Cultura, os japoneses deixaram outro legado: eles compraram livros e móveis para uma sala de leitura; realizaram obras em um restaurante do complexo; destinaram recursos para o programa de arte e educação “Cidade literária”, e doaram materiais, mobiliários e peças de cerâmica Kaen, que ficaram em exposição no espaço cultural.
.
Colégios municipais também foram beneficiados. A Alemanha reformou a Escola Marília de Dirceu, em Ipanema, enquanto a Federação Internacional de Vôlei fez obras na Escola Cícero Penna, na Avenida Atlântica, em Copacabana. A Secretaria municipal de Educação informou que as unidades passaram por nivelamento e pintura de pisos e receberam traves de futebol, redes de vôlei e cestas de basquete. A Cícero Pena também ganhou internet wi-fi, um banheiro com acessibilidade e renovação das redes hidráulica e elétrica.
.
Nesse mesmo caminho, a Colônia de Pescadores Z-13, em Copacabana, foi reformada pelos organizadores do Arpoador Estúdios – que abrigou instalações de TV durante os Jogos. A empresa suíça Omega patrocinou a obra da Casa de Cultura Laura Alvim, reaberta em setembro do ano passado. Já a Colômbia fez reparos e melhorias, como uma nova iluminação externa, em LED, no Centro Cultural do Ministério da Saúde, na Praça Quinze.
.
Também há legado em instituições privadas onde as casas se instalaram. Os franceses, por exemplo, deram um picadeiro coberto, já usado em competições internacionais, para a Sociedade Hípica Brasileira.
.
Fonte – O Globo, Guilherme Ramalho e Rafael Galdo
Bem estar e segurança
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios

Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios

A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!

Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio

Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio

Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!

Condomínios e síndicos mais seguros no Rio

Condomínios e síndicos mais seguros no Rio

A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!

Como organizar o seu home office

Como organizar o seu home office

O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami