Blog Condomínio

Blog

Notícias

Fechamento de varandas é regulamentado

Banner Revista

30/08/2015 O Dia

A polêmica sobre a possibilidade ou não de fechar as varandas chegou ao fim com a Lei Complementar 10-A/2005, que já está em vigor. A legislação determina padronizações para o fechamento de varandas nas zonas Centrais, Norte e Oeste da cidade. De acordo com o texto, é permitido fechar os espaços externos com esquadrias retráteis de vidro transparente e translúcido do chão ao teto.

A Zona Sul não foi abrangida por causa das conversas com as associações de moradores, que não concordaram com a proposta. Na região, um regimento chamado “mais valia” regularizou o fechamento de varandas por um período determinado, mediante o pagamento de uma taxa de até R$ 300 por metro quadrado da área fechada. Tirando estes casos, novas obras de fechamento não são permitidas na região e estão sujeitas a notificações e multa pela prefeitura.

Para Jean Carvalho, gerente-geral de condomínios de administradora, além de proteger os moradores de ações do clima e barulho, a norma também estabelece uma padronização, “de modo que não existam modificações que possam ser classificadas como alteração de fachada” diz Carvalho. Ele complementa que o espaço fechado da maneira estipulada não perde status de varanda, ou seja, sem adição de custo extra no IITU. “No entanto, vale lembrar que fechamento por alvenaria ou incorporação da varanda ao espaço privado ainda são proibidos. A ideia não é aumentar a sala, é preservar o bem estar e a segurança do morador”, ressalta.

Com as novas regras, os condomínios deverão fazer uma assembleia para decidir o tipo do fechamento de varanda a ser adotado pelos que desejarem fazer a modificação. “As estruturas deverão ter capacidade para suportar a força do vento e das chuvas e o isolamento acústico pode ser também adicionado ao projeto”, explica o gerente da administradora. Carvalho lembra que os responsáveis devem fazer um estudo para avaliar se as estruturas das varandas conseguem suportar o peso das modificações.

Proteja seu condomínio e seus funcionários
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios

Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios

A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!

Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio

Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio

Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!

Condomínios e síndicos mais seguros no Rio

Condomínios e síndicos mais seguros no Rio

A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!

Como organizar o seu home office

Como organizar o seu home office

O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami