Blog Condomínio

Blog

Revista Condomínio Etc.

Formiga faz bem para os olhos

Banner Revista

Fique atento às fake news que tentam inocentar esse vetor de doenças!

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Já foi o tempo em que se acreditava que as formigas não faziam mal algum. Quem nunca ouviu aquela história de que formiga fazia bem para os olhos só para não ter que jogar fora aquele doce delicioso visitado por elas?

Lamentamos reafirmar que se trata de fake news! Segundo Carlos Leonardo, gerente Comercial da Bonanza Soluções Ambientais, “as formigas doceiras encontradas facilmente dentro de casa têm mais bactérias, fungos e vírus que muitos outros insetos e pragas. Segundo um estudo publicado na Revista de Saúde e Biologia (SaBios), as formigas podem carregar uma grande variedade de bactérias, além de conseguirem percorrer até três centímetros por segundo. Elas também habitam lugares sujos como fezes, feridas, animais em decomposição e lixo. Por esse motivo, ignorar a presença delas nos alimentos é uma alternativa perigosa. Por caminharem em variados locais, elas carregam microrganismos patogênicos, como vírus, bactérias e fungos. A formiga é um grande transmissor de doenças infecciosas, além de causar gripe, tuberculose, verminoses, intoxicações alimentares, vômito, diarreia e até lepra”.

A Bonanza Soluções Ambientais recebe muitos chamados para resolver o problema da infestação de formigas em apartamentos. Para evitá-las, o conselho do especialista é: “Recolher restos de alimentos e qualquer outro tipo de lixo em recipientes adequados. Vedar frestas de pisos, azulejos, portais e outros locais que ofereçam condições de abrigo para as formigas. Importante também não acumular madeira em locais úmidos.” 

Por outro lado é bom saber o que ajuda na proliferação. De acordo com Carlos Leonardo, é bom evitar os quatro “ás”: água, alimento, abrigo e acesso. Segundo ele, ao evitar esses “ás”, os moradores vão se ver livres das formigas e também de outros insetos. 

Porém, se a infestação já se instalou, é importante dedetizar para manter a família longe de doenças. O especialista da Bonanza explica ainda que a dedetização pode ser feita com apresentação em gel ou líquido. “O gel é eficaz para as formigas que gostam mais de doces e o líquido para as que não sentem atração alimentar por doces. O gel não possui odor e o líquido é de baixo odor.”

Proteger a família foi o fator fundamental para que a fisioterapeuta Ana Paula Beck contratasse a dedetização contra formigas doceiras. Seu filho Gustavo tinha apenas 20 dias de vida, e ela havia se mudado de apartamento muito recentemente. “Eu me mudei muito às pressas e até vi as formigas, mas, num primeiro momento, achei que uma boa limpeza e até mesmo álcool pudessem resolver. Só que, quando me dei conta, comecei a sentir coceira eventualmente e cismei com as formigas, que apareciam principalmente na cozinha.” Nesse momento, o instinto materno falou mais alto e ela chamou uma empresa para dedetizar o apartamento todo contra as famigeradas formigas. “Imagina se elas picam meu filho?!”

Esse episódio foi em 2020, mas, dois anos depois, nenhuma formiga reclamou seu território. “A empresa deu garantia de três meses, fez uma visita de revisão 15 dias depois, mas até hoje, graças a Deus, não tem mais formigas aqui”, diz Ana, que também tem a cadela Liza, uma linda schnauzer. 

A empresa usou um gel para a dedetização, e a cadela não tinha acesso aos locais onde o veneno foi colocado, o que deixou a família tranquila com questões relacionadas com intoxicação. “Eles pediram para não limpar os locais onde foi colocado o veneno por 15 dias. Na dúvida, deixei por muito mais tempo”, se diverte ela ao lembrar. O fato é que elas não apareceram mais mesmo. 

Segundo o especialista da Bonanza, a garantia do serviço da empresa é de três meses, que é o tempo de durabilidade do produto no ambiente. “Ou seja, devemos renovar sua aplicação a cada três meses.”

Quanto à possibilidade de envenenar animais ou crianças, o gerente da Bonanza explica: “Com produtos químicos sempre pode haver envenenamento, mas se for aplicado de forma correta e por profissionais qualificados, não corremos esse risco ou, melhor, ele diminui em mais de 99%, até porque, para acontecer algo mais grave, a ingestão teria de ser de uma quantidade muito grande.”

Carlos Leonardo conclui explicando sobre a apresentação do veneno ser em gel ou líquido: “A desinsetização contra formigas é feita com ambos os produtos, sendo o gel eficaz para as formigas que gostam mais de doces e o líquido para as formigas que não sentem atração alimentar por doces. O gel não possui odor e o líquido é de baixo odor.”

Luciana Vieira de Carvalho é administradora de empresas e mora no mesmo condomínio de Ana Beck. E teve o mesmo problema: “Minha mãe sempre falava que formigas transmitiam muitas doenças. Então tenho isso na cabeça até hoje. Em 2019, dedetizei e foi resolvido o problema.”  

Num primeiro momento, Luciana nem sabia que esse tipo de dedetização existia, e, quando fez, ficou satisfeita. “Mas, agora, quase três anos depois, as formigas estão voltando, e descobri isso quando elas atacaram o brigadeiro que meu filho Hugo fez e deixou em cima da mesa da cozinha. Já estou providenciando a próxima dedetização”, avisa.

 

Serviço:

Bonanza Soluções Ambientais
bonanzasolucoes.com.br
(21) 3521-7001/(21) 96424-2123

 

Banner Revista
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Segurança para todos os bolsos

Segurança para todos os bolsos

Não importa o tamanho condomínio, as empresas têm sistemas que cabem no orçamento Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.   Em 2021, a... Saiba mais!

Jardins verticais

Jardins verticais

Uma dose extra de natureza Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Poucas coisas são tão relaxantes quanto contemplar a natureza. Essa sensação é... Saiba mais!

Evite problemas em obras!

Evite problemas em obras!

Gerenciamento de projetos otimiza execução de processos    Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.   Você já deve ter ouvido falar sobre gerenciamento... Saiba mais!

Mais segurança, menos custo: acolchoar o elevador é essencial

Mais segurança, menos custo: acolchoar o elevador é essencial

 Acolchoados protegem o meio de transporte de possíveis danos   Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.   Você sabia que o Brasil possui... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami