Armários inteligentes viram necessidade de segurança e organização
Uma das principais preocupações dos condomínios atualmente é, sem dúvida, a segurança. O entra e sai de entregadores é um fator preocupante (ver matéria de capa nesta edição da revista), porém, a entrega propriamente dita normalmente é feita de forma confusa e desorganizada.
Vejamos o caso de uma moradora de um condomínio na zona sul, que prefere não se identificar, e que passou por uma situação no mínimo constrangedora. O porteiro recebeu um presente e entregou a ela. “No embrulho, havia uma camisola e um bilhete, sem assinatura, com os seguintes dizeres: ‘Amar é dormir e acordar sempre a seu lado.’ O fato é que sou casada e, obviamente, atribuí a surpresa a meu marido. Liguei para o trabalho dele para agradecer. Só que ele não havia mandado nada para mim. Interfonei para o porteiro, que cismava que a entrega era para mim. Resolvi deixar o pacote na portaria até que alguém efetivamente o procurasse. Graças a Deus, dias depois, uma vizinha buscou o presente e até me ligou para avisar e agradecer a devolução.”
Se naquele condomínio houvesse armários inteligentes, certamente a confusão não teria acontecido. Além de manter o condomínio seguro em suas dependências, os armários inteligentes são uma excelente opção para os moradores e síndicos evitarem furtos e problemas com as entregas, por exemplo.
Para Rogério Torres P. de Faria, representante da Airlocker, o armário é ideal para otimizar os mais variados processos. “Ele oferece segurança, simplifica a entrega e o recebimento de encomendas, organizando e minimizando o risco de extravios de mercadoria”, destaca.
Chamados de armários inteligentes, fazem jus ao nome que carregam. “Eles são, literalmente, inteligentes, pois, ao receber a mercadoria, já enviam o status para o celular do destinatário, com o auxílio de um aplicativo da empresa ou pelo WhatsApp, que chega por meio de uma notificação com senha para a retirada da encomenda, garantindo total segurança. Sem contar que o destinatário ainda terá a facilidade de sua encomenda ficar disponível 24 horas por dia”, observa.
Por isso, o subsíndico Otto Marques de Faria Ribeiro, à frente do Condomínio Royal Ville, com dois blocos, 75 apartamentos e 225 moradores, situado na zona oeste carioca, comemora o fato de ter contratado a empresa para instalar os armários inteligentes: são três módulos do Airlocker com 34 portas de tamanhos pequeno, médio e grande. Ele diz que, nos dias de hoje, o número de encomendas recebidas aumentou muito, principalmente por conta da facilidade e das ofertas das compras on-line.
Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a projeção para 2024 de compras digitais pode atingir quase R$ 206 bilhões até o fim do ano. Em relação ao ticket médio, deve chegar a R$ 490 por cliente. Já os pedidos podem alcançar 418,6 milhões, com um total de 91 milhões de compradores. “Isso fez com que eu buscasse uma solução de baixo custo que trouxesse melhorias no controle de entregas do condomínio. O principal motivador para contratarmos essa solução foi porque percebemos que os porteiros dedicavam um tempo considerável às encomendas entregues, com o recebimento, a organização e o aviso ao morador da chegada delas, e, com isso, perdiam o foco na segurança do condomínio”, relata Otto.
E deu certo. Além de a empresa Airlocker oferecer um contrato de comodato, sem a necessidade de investimento elevado na aquisição dos armários, foi oferecido um período de teste sem compromisso. “Depois da implementação dos modelos, o processo ficou todo automatizado, sendo feito pelos próprios entregadores, sem necessidade de o porteiro tirar seu foco no fluxo de pessoas no condomínio. O entregador efetua a entrega em menos de 10 segundos, e o morador é avisado, de forma imediata, pelo aplicativo que recebeu uma encomenda, de modo que pode efetuar sua retirada. Dessa forma, as encomendas ficam seguras dentro do armário e, depois da entrega, somente o morador tem acesso a seu conteúdo”, detalha.
Rogério, representante da Airlocker, diz ainda que, normalmente, as mercadorias que ficavam na portaria de forma acumulada passam a ser um trabalho dos armários inteligentes. “Tudo isso fazia com que a entrega não fosse feita de forma adequada. Com o uso dos armários, evitam-se a desorganização e o extravio de pacotes, e os funcionários podem realmente exercer a função para a qual foram contratados”, pontua.
Outro problema resolvido pelos armários inteligentes foi a troca de turno do Condomínio Royal Ville, que foi otimizada. “O porteiro que estava encerrando o expediente sempre precisava passar para o colega as encomendas que estavam pendentes de retirada. Ou seja, com os armários, conquistamos a destinação total do foco do porteiro no fluxo de pessoas no condomínio”, avalia Otto.
Para o futuro, inovações estão por vir: reconhecimento facial para abrir os armários e lockers para armazenamento de objetos pessoais.
O reconhecimento facial para ser usado nos armários de encomendas deve ser disponibilizado em breve. Já o uso de armários para a guarda de objetos pessoais é algo que foi pensado para ser instalado desde a construção dos condomínios, uma vez que necessita de espaços maiores e planejados. “É o caso de meu condomínio, não possuímos uma área para lockers de uso pessoal. Já o Airlocker, para encomendas, é bastante compacto e pode ser instalado em módulos adequados à necessidade de cada condomínio”, finaliza.
Serviço
Airlocker
(21) 91851-5555
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