Blog Condomínio

Blog

Panorama

Incêndio

Soluções completas para seu condomínio

Prevenção é tudo

Algumas situações parecem cenas de novela, mas são bem reais. Um incêndio em um condomínio é algo que acontece com muito mais frequência do que se imagina. De uma hora para outra é preciso evacuar o prédio e não dá tempo de pensar em muita coisa.

Um problema elétrico ou um descuido no fogão pode causar danos graves ao apartamento e ao prédio como um todo. Por isso os síndicos devem estar atentos para que sejam feitas, periodicamente, a manutenção preventiva – isto é, a recarga dos extintores, a revisão nos hidrantes e nas mangueiras, o conserto das portas corta-fogo etc. – e a manutenção corretiva, que é, por exemplo, verificar se as mangueiras não estão furadas.

Porém, antes de contratar prestadores de serviços, é importante que o síndico verifique se a empresa escolhida tem todos os certificados e credenciamentos exigidos por lei. E a falta de algum deles pode comprometer o ressarcimento por parte da seguradora.

Uma lei de março de 2017 (Lei no 13.425) estabelece as diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a
incêndio e desastres nas edificações. Segundo essa lei, cabe ao Corpo de Bombeiros planejar, analisar, avaliar, vistoriar, aprovar e fiscalizar as medidas de prevenção e combate a incêndio, incluindo a aplicação de multa, interdição e embargo do imóvel.

Detalhes como luzes de emergência e portas corta-fogo que funcionam perfeitamente são importantíssimos na hora de evacuar o prédio. Todo prédio tem que estar sinalizado, com marcação no piso e placas com fácil visualização. Em prédios pequenos, sem brigada de incêndio, é importante também que porteiros e zeladores recebam treinamento para utilizar os equipamentos em caso de princípio de incêndio ou ajudar na evacuação do prédio até a chegada do socorro. Para a segurança de todos é importante saber que os extintores servem apenas para princípio de incêndio, depois que o fogo se alastra, o melhor é abandonar o imóvel o quanto antes e deixar o combate ao incêndio por conta dos bombeiros.

Infelizmente, é comum vermos moradores colocarem vasos decorativos ou até mesmo móveis nos corredores onde estão localizadas as mangueiras de incêndio e os extintores. Esse hábito deve ser banido, até porque incêndios não marcam hora e a dificuldade de acessar o equipamento no momento da emergência pode salvar vidas – ou não.

Seguros devem estar em dia

O contrato de seguro contra incêndio também é uma ferramenta importante que o condomínio e os moradores precisam ter atualizado. O seguro para o condomínio é obrigatório, mas se algo acontecer ao prédio e afetar apenas um apartamento, o proprietário tem que arcar com o prejuízo. Por isso é interessante ter o seguro de conteúdo para proteger a residência e os bens do imóvel. A Cipa Corretora recomenda uma análise abrangente para verificar quais novas coberturas o síndico e os moradores devem fazer. Embora haja semelhanças entre o seguro residencial e o seguro de condomínio, cada um ajuda o morador em situações distintas.

Ligue para a Cipa Corretora e durma tranquilo!

Proteja seu condomínio e seus funcionários
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Loja não indenizará homem por barrá-lo porque usava máscara inadequada Para o TJ/SP, o local cumpriu exigência das autoridades sanitárias

Loja não indenizará homem por barrá-lo porque usava máscara inadequada Para o TJ/SP, o local cumpriu exigência das autoridades sanitárias

A 34a Câmara de Direito Privado do TJ/SP manteve decisão que negou pedido de indenização por danos morais de homem que foi impedido de entrar em estabelecimento por estar... Saiba mais!

Consequências do não uso de máscaras ou de seu uso inadequado Juíza mantém multa a moradora que transitou sem máscara em condomínio

Consequências do não uso de máscaras ou de seu uso inadequado Juíza mantém multa a moradora que transitou sem máscara em condomínio

O condomínio aplicou multa de R$ 1,6 mil a moradora. Para a juíza, a atitude de não usar máscara nas áreas comuns pode causar danos irremediáveis, como a contaminação... Saiba mais!

Isenção de três anos de IPTU e abatimento no ITBI para imóveis do Reviver Centro

Isenção de três anos de IPTU e abatimento no ITBI para imóveis do Reviver Centro

Quem deseja morar na região central da cidade já começa a encontrar oportunidades que fazem parte do Plano Urbano Reviver Centro, da Prefeitura do Rio. Entre os benefícios estão... Saiba mais!

Covid-19: em primeira fase de reabertura, Rio libera eventos e amplia lotação máxima de estabelecimentos

Covid-19: em primeira fase de reabertura, Rio libera eventos e amplia lotação máxima de estabelecimentos

A Prefeitura do Rio publicou por decreto, em 17/9/2021, duas novas medidas que flexibilizam as restrições contra a Covid-19: a liberação de eventos ao ar livre para até 500... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami