Blog Condomínio

Blog

Notícias

IPTU: pacote prevê aumentos de até 10%

Soluções completas para seu condomínio
Mudanças na cobrança do IPTU, o aumento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e da Taxa de Coleta de Lixo estão entre as primeiras mensagens que o prefeito Marcelo Crivella (PRB) vai mandar para a Câmara de Vereadores.
.
A cidade tem hoje cerca de dois milhões de imóveis cadastrados, numa planta de valores que data da década de 90. Destes, apenas 35% são tributados.
.
A atualização dos valores venais dos imóveis da Zona Sul – que não têm correção há 25 anos – levará a aumentos que podem chegar a até 10% no imposto.
.
Além disso, hoje, em parte das zonas Norte e Oeste são isentos os imóveis com menos de cem metros quadrados. O tamanho não será mais documento – e sim o valor de mercado.
.
Segundo estudo da prefeitura, existem hoje pequenas residências de classe média nestas regiões, avaliadas entre R$ 400 mil e R$ 500 mil, que não pagam IPTU. Os donos desses imóveis passarão a recolher o imposto.
.
Transmissão
.
No pacote, Crivella também vai enviar um projeto que aumenta o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) de 2% para 3% do valor da negociação.
.
Por outro lado…
.
Nas mensagens que enviará à Câmara de Vereadores, o prefeito Marcelo Crivella (PRB) também vai sepultar o programa Atualiza, instituído na gestão Eduardo Paes (PMDB).
.
O programa, também de revisão e atualização do IPTU, passou a cobrar o tributo de imóveis que eram isentos, sobretudo na Zona Norte e na Zona Oeste.
.
Acontece que a turma de Paes resolveu cobrar valores retroativos – pelos últimos cinco anos.
.
Para integrantes da atual administração, o programa dos antecessores tem erros e cobranças abusivas.

.

As novas regras vão substituir o Atualiza.
 .
Fonte – Extra, Berenice Seara
Proteja seu condomínio e seus funcionários
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios

Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios

A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!

Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio

Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio

Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!

Condomínios e síndicos mais seguros no Rio

Condomínios e síndicos mais seguros no Rio

A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!

Como organizar o seu home office

Como organizar o seu home office

O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami