Por CIPA
Em 04/01/2016
843 Views

Fim de ano é um momento propício a reunir a família e os amigos para confraternizar, trocar presentes e se divertir. Muitas dessas festas ocorrem em condomínios, exigindo certa organização e respeito a algumas restrições. Acompanhe as dicas a seguir para a sua festa de fim de ano no condomínio ser um sucesso!

1. Fique atento à política de uso do salão de festas: Com a aproximação das festas de fim de ano, a concorrência para o uso do salão é grande. Geralmente, quem fez a reserva primeiro tem o espaço garantido. Ainda há lugares que realizam sorteios e, no caso de ambientes grandes, há a divisão do espaço. Na dúvida, reserve já!

2. Tenha um orçamento bem organizado: Elabore uma planilha com os orçamentos e peça nota fiscal de todos os gastos, em especial no caso de festas em que todos os participantes colaboram financeiramente. Ter um planejamento contando com imprevistos e com os valores reais das coisas evita dores de cabeça, deixando o clima perfeito para todos aproveitarem a festa

3. Distribua as tarefas: Numa grande festa fica difícil cuidar de tudo sozinho. Se alguém da turma tem facilidade em resolver um determinado problema, ou providenciar algum item, como música ou bebidas mais em conta, não hesite em pedir ajuda. Isso economiza tempo, dinheiro e faz o grande dia dar certo!

4. Barulho: A poluição sonora é uma questão de saúde pública. Existem várias leis federais às quais se refere a expressão “lei do silêncio”. Lembre-se de que algumas pessoas optam por ficar em casa descansando, ou estão doentes, por exemplo. O ideal é que não se faça mais barulho depois das 22h, ou meia-noite, dependendo da regra local.

5. Segurança: Para segurança geral, sua e dos condôminos, deixe uma lista de convidados na portaria, para checagem. A lista é importante para a organização da festa, caso seja necessário cobrar alguma conta somente de quem compareceu de fato.

6. Piscina: O ideal é evitar o uso devido a consequências imprevisíveis, como acidentes e a perda do controle de doenças que podem ser transmitidas pela água. Se não for possível bloquear o local, tenha um bom diálogo com os convidados e fique atento às crianças.

7. Decoração: Antes de investir tempo e dinheiro na decoração, estude a estrutura do local e esteja ciente das restrições impostas pelas regras do condomínio. Caso seja permitido, lembre-se que manter tudo em ordem. Evitar danos é responsabilidade sua.

8. Limpeza: Após a festa, assegure-se de que o salão de festas fique limpo. Alguns condomínios têm regras que aplicam multas aos moradores que são negligentes quanto às condições em que entregam esse espaço comum, após utilizá-lo. Verifique também se elevadores e outros locais não foram poluídos pelos festejos. Caso algum dano seja verificado, você será responsabilizado.

9. Fogos de artifício: Fogos de artifício podem ser perigosos se não manuseados com cuidado. Certifique-se de que eles vêm de um fornecedor seguro e deixe que os mais experientes no assunto cuidem desta parte da festa. Atenção! Os fogos assustam os animais. Mantenha-os em locais seguros e evite soltar fogos quando os bichinhos estiverem por perto.

10. Regule o entusiasmo: Caso opte por fazer a festa em seu apartamento, cuide para que os convidados não se excedam nas sacadas e varandas, em conversas em voz alta, risadas ou barulho de copos ou cascos de garrafas. Se isso acontecer, seja educado mas firme: diga aos amigos até onde eles podem ir ou, se eles estiverem em um estado de franco exagero, tente levá-los para outro aposento no interior do apartamento.

Boas Festas!

Cadastre-se no NOTICIPA

:: C I P A - Condomínios, Locações, compra e venda de imóveis, seguros ::
  • Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ
  • +55 21 2196 5000

CIPA na Rede

Receba Notícias