Blog Condomínio

Blog

Notícias

Presença obrigatória de ascensoristas é inconstitucional

Soluções completas para seu condomínio

O projeto de lei nº 2913/2017, do deputado estadual Rosernverg Reis, que determina que prédios comerciais públicos e privados disponibilizem ascensoristas para operar elevadores com quadro de comando eletrônico modernizado no estado do Rio recebeu nesta semana parecer da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) pela inconstitucionalidade.

O relator, deputado Rafael Picciani, acatou os argumentos apresentados pelo Secovi Rio. Segundo o parlamentar, o PL deve ser considerado inconstitucional por diversas razões, entre elas o fato de que o “quadro de comando” já ser é um dispositivo moderno criado justamente para proporcionar mais economia, eficiência e segurança aos usuários, não sendo necessária a interferência humana, a não ser quando existe a necessidade de reparos ou manutenção.

O objetivo da proposição é tornar obrigatória a presença de ascensoristas para orientar os usuários dos elevadores automáticos por todo o período em que o prédio estiver em funcionamento, desde a abertura até o fechamento. No parecer, Picciani ratifica que a imposição da presença de um ascensorista nos elevadores automáticos seria um retorno às condições técnicas de antes de 1937, com o uso de comandos a manivela, por exemplo.

O Secovi Rio lembra que, em acórdão publicado no dia 28 de março, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro já havia declarado inconstitucional a Lei Estadual nº 1.847, de 21 de julho de 1991, que obrigava a presença de ascensorista em todos os elevadores instalados nos prédios não residenciais fluminenses.

 

Fonte: Secovi Rio

Bem estar e segurança
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios

Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios

A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!

Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio

Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio

Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!

Condomínios e síndicos mais seguros no Rio

Condomínios e síndicos mais seguros no Rio

A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!

Como organizar o seu home office

Como organizar o seu home office

O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami