Blog Condomínio

Blog

Notícias

Secovi Rio propõe ajuste em projeto de lei que obriga condomínios a disponibilizarem cadeiras de rodas

Soluções completas para seu condomínio

O projeto de lei estadual nº 313/2015, do deputado Luiz Martins, que pretende obrigar prédios residenciais e comerciais do Rio a disponibilizarem cadeiras de rodas para moradores e visitantes, está sendo analisado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj). Desde a apresentação do PL, o Secovi Rio vem se manifestando e propondo ajustes para evitar mais esse ônus para os condomínios, já sobrecarregados com uma série de gastos mensais.

Em seu posicionamento, o Sindicato reconheceu a importância do tema mas ponderou que as ocorrências que necessitam da utilização de cadeiras de rodas nos condomínios já requerem o uso de equipamentos de ambulâncias ou socorristas públicos, não sendo necessária a manutenção de mais uma unidade. Em alguns prédios residenciais não há sequer local para armazenar o equipamento.

Os moradores e visitantes com limitações de locomoção temporárias ou permanentes já dispõem de mecanismos próprios. E caso ocorra um evento em que seja necessária a remoção de alguém, o correto e o normal é solicitar o auxílio de socorristas públicos (SAMU) para não haver o risco de agravar ainda mais o problema caso o socorro seja prestado de forma inadequada.

Outra questão a ser considerada é que não se deve estabelecer a mesma obrigação para os condomínios residenciais e comerciais já que sua ocupação é diferente. Além disso, não tem cabimento estabelecer a mesma regra para edificações que não tem elevador: neste caso, a disponibilização da cadeira de rodas seria inócua porque ela não chegaria a ser utilizada.

 

Fonte: Secovi Rio

Proteja seu condomínio e seus funcionários
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios

Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios

A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!

Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio

Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio

Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!

Condomínios e síndicos mais seguros no Rio

Condomínios e síndicos mais seguros no Rio

A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!

Como organizar o seu home office

Como organizar o seu home office

O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami