Blog Condomínio

Blog

Revista Condomínio Etc.

Seguro obrigatório de condomínio × seguro das unidades

Banner Revista

É importante saber a diferença entre eles

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.


Entre os deveres de um síndico está o de contratar o seguro obrigatório. Isso todo síndico sabe, até porque a não contratação representa falta grave e o síndico responde por isso legalmente. 

A Lei nº 4.591, bem como o Novo Código Civil, estabelecem a obrigatoriedade da contratação de seguro que cubra toda a edificação contra o risco de incêndio ou outro evento qualquer que possa causar destruição total ou parcial das instalações seguradas. Normalmente, os seguros são anuais e devem ser renovados sem interrupção. 

A Cipa recomenda, entretanto, que cada novo síndico reveja valores e coberturas a cada renovação, pois o seguro básico escolhido por um síndico anterior nem sempre deixa o prédio totalmente garantido contra sinistros. Isso se dá porque alguns condomínios estão em áreas mais sujeitas a eventos como raios, explosões, quedas de aeronaves, vendavais, impacto de veículos, roubo. 

Uma análise abrangente é necessária para verificar que outras coberturas o síndico deve fazer, até porque a lei não determina quais outros eventos devem ser segurados além de incêndio. Contratar só o seguro básico para cumprir a lei pode ser um grande problema lá na frente. 

Por isso a Cipa Corretora disponibiliza uma análise completa para cada condomínio ao contratar o seguro obrigatório. As coberturas opcionais fazem muita diferença na hora de um sinistro. Por ter grande representatividade entre as melhores seguradoras do mercado, a Cipa oferece preços bastante acessíveis. 

Seguros das unidades 

É importante que os moradores saibam que o seguro de condomínio não cobre danos em bens materiais das unidades. Para isso, o indicado é fazer um seguro de conteúdo – que a Cipa também oferece.

O seguro de condomínio contratado pelo síndico cobre danos decorrentes de incêndios, raios, explosões de qualquer causa e origem, quedas de aeronaves e desmoronamentos ou ruínas decorrentes de incêndios nas áreas comuns, unidades autônomas (estrutura) e em equipamentos pertencentes ao condomínio. Trocando em miúdos, o que está coberto nas unidades autônomas são somente os danos à estrutura. O conteúdo das unidades pode ser garantido por meio da contratação de cobertura acessória na apólice do seguro de condomínio ou separadamente, no seguro residencial. Ainda que o seguro residencial não seja obrigatório, é importante que o síndico alerte os proprietários para a contratação do seguro das unidades autônomas que proteja de possíveis danos ao imóvel e ao que está dentro dele, que garanta responsabilidade civil familiar, além dos serviços úteis oferecidos na assistência 24 horas. 

 

Conheça algumas coberturas para o condomínio

Básica
Abrange os danos materiais causados ao imóvel por incêndio e explosão, fumaça e queda de aeronaves.

 

Ampla
Cobre quaisquer eventos que possam causar danos materiais ao imóvel segurado, exceto os expressamente excluídos nas condições gerais, assim como os que envolvem responsabilidade civil, para os quais deverão ser contratadas coberturas adicionais.

 

Responsabilidade Civil do Condomínio
Inclui danos corporais ou materiais de responsabilidade do condomínio causados a condôminos e visitantes.

 

Responsabilidade Civil – Portões
Cobre os prejuízos causados por acidentes comuns com portões, desde que sejam de responsabilidade do condomínio.

 

Responsabilidade Civil – Guarda de Veículos
Incêndio; subtração de veículos mediante ameaça ou violência contra o segurado.

 

Responsabilidade Civil do Síndico
Abrange danos involuntários, corporais e/ou materiais causados a terceiros decorrentes de falhas na gestão no exercício da função de síndico.

 

Quebra de Vidros
Garante vidros instalados em janelas, balcões, prateleiras e revestimentos, espelhos planos etc.

 

Danos Elétricos
Assegura danos a aparelhos e instalações elétricas ou eletrônicas causados por curto-circuito ou variação de tensão.

 

Vendaval e Impacto de Veículos
Cobre danos materiais causados por vendaval, furacão, ciclone, tornado, impacto de veículos etc.

 

Serviço

Cipa Corretora
(21) 2196-5115
cipacorretora.com.br

 

Bem estar e segurança
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

A revista Condomínio etc. completa 25 anos!

A revista Condomínio etc. completa 25 anos!

Há 25 anos, a Cipa iniciava um projeto ousado e promissor: oferecer um veículo eficiente de comunicação não só para os síndicos de prédios administrados por ela, mas para... Saiba mais!

A revista Condomínio etc. faz 25 anos e é a única do mercado de administração do Rio de Janeiro

A revista Condomínio etc. faz 25 anos e é a única do mercado de administração do Rio de Janeiro

Autor: Newton Mendonça – presidente do Conselho da Cipa   A revista da Cipa está em sua centésima edição, e fico muito feliz ao relembrar que, há 26 anos,... Saiba mais!

Mosquito 40 graus

Mosquito 40 graus

Saiba como evitar a proliferação desses visitantes indesejados no verão Vem chegando o verão e, juntamente com a estação mais quente do ano, os mosquitos. As altas temperaturas, aliadas... Saiba mais!

Câmeras de segurança: os olhos de quem administra o condomínio

Câmeras de segurança: os olhos de quem administra o condomínio

Equipamentos usam inteligência artificial e ajudam na gestão  As câmeras de segurança já são equipamentos indispensáveis dentro e fora de qualquer condomínio. No início, a instalação tinha como objetivo... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami