Blog Condomínio

Blog

Revista Condomínio Etc.

Todo dia é dia de atividade física

Soluções completas para seu condomínio

Academias em condomínios ganham vida nova

 
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
 

Muito tem se falado sobre envelhecer com saúde e como se manter saudável. Nesse ponto, a pandemia fez muitas pessoas despertarem para a necessidade do autocuidado não só físico como mental. 

Desde o início da pandemia, em 2020, as academias dos condomínios, que em sua maior parte eram ociosas, tornaram-se protagonistas e muitas, inclusive, foram reformadas para dar suporte a um número cada vez maior de pessoas que buscavam ocupar o tempo ao mesmo tempo que cuidavam do equilíbrio emocional. 

O síndico profissional Paulo Viggiani, à frente do Condomínio Barra One desde 2017, investiu, na hora certa, na reforma da academia que já existia ali: “Tínhamos uma pequena academia com apenas cinco equipamentos: duas esteiras, dois transports e uma máquina de musculação.” 

O Barra One tem duas torres e, ao todo, contabiliza 356 unidades. Claro que quase ninguém se interessava em usar uma academia com tão poucas possibilidades e espaço, preferiam as grandes academias vizinhas ao condomínio. Em 2019, foi aprovada em assembleia a proposta bem ousada de fazer uma nova academia. “Identifiquei um espaço ocioso na garagem onde se guardavam entulhos e restos de reciclagem. Eu sabia que seria difícil conseguir a aprovação da obra ali. Teríamos que começar do zero, parte civil, projeto arquitetônico etc. Tudo seria novo, piso, paredes, decoração, tratamento acústico, sistema de ar-condicionado, filtragem/renovação do ar (estávamos numa garagem). Tudo foi muito questionado, mas conseguimos a aprovação”, comemora.

E é para comemorar mesmo, pois tudo foi feito como manda o figurino, dentro das normas que cada etapa exige: aprovação de teto de gastos, formação de uma comissão para a construção da academia, contratação de arquiteto e engenheiro, aquisição de máquinas etc. “Hoje temos 13 equipamentos profissionais, áreas de musculação e cardio. Na pandemia, foi o espaço mais utilizado e, naquele momento, adotamos um app para agendamento que deu tão certo que preferimos mantê-lo. Hoje temos cerca de 160 agendamentos por dia. Todos usam a academia sem que ela fique lotada. 

Mas o reconhecimento dos moradores veio mesmo na entrega da academia. O resultado valorizou muito o patrimônio de todos e, a partir disso, Paulo percebeu que a confiança em seu trabalho aumentou ainda mais: “Os condôminos percebem a lisura em todos os processos e acabam aprovando mais fácil meus projetos.” 

A bola da vez agora é a antiga academia, que muito em breve vai se tornar um salão de jogos. “O orçamento já está aprovado e estamos na fase de projetos. Teremos um mini-HotZone. E tenho certeza que o resultado será incrível!”, vislumbra ele, observando que a pandemia potencializou a necessidade de renovação e melhoria das áreas comuns. 

A academia vem funcionando muito bem graças à manutenção dos equipamentos, que é mensal: “Não podemos abrir mão disso. É a segurança de todos que está em jogo. Se um cabo de aço se rompe, por exemplo, podemos ter um acidente muito sério. Por isso fazemos manutenção preventiva e corretiva. E qualquer morador pode abrir uma ocorrência por meio do app para avisar sobre alguma falha que tenha percebido, o que torna o processo de correção bem mais ágil”, finaliza. 

 

Hora de comprar equipamentos

Se seu condomínio quer implantar uma academia e vai partir do zero, é importante pensar na qualidade dos equipamentos a serem adquiridos também. A Universalfit, no mercado desde 2004, surgiu para atender às demandas de academias, oferecendo equipamentos profissionais de alta qualidade. Hoje os condomínios têm na empresa um excelente fornecedor para equipar seus espaços para a prática de exercícios. 

A empresa conta com lojas físicas no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, mas as vendas podem ser feitas pelo site também, o que facilita bastante. A Universalfit hoje contabiliza mais de 2 mil itens voltados para a área de saúde e bem-estar, além de participar de projetos sociais e parcerias no estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

 

Apoio remoto para atividades físicas

Tudo pronto para começar os exercícios, mas falta aquela orientação profissional que motiva? Seus problemas acabaram! A Accon Fitness leva os serviços profissionais para seu condomínio, aliando conforto, personalização e resultados efetivos. 

Marcia Pinheiro, administradora da Accon Fitness, explica que a empresa oferece uma gama de serviços e profissionais para atender condomínios e moradores. Mas novidade mesmo, e que tem cada vez mais adeptos, se refere ao atendimento remoto da empresa, por meio do WhatsApp, Zoom ou app da empresa, o Accon Fitness. “Com a pandemia, nós nos reinventamos para satisfazer moradores que já estavam acostumados com nosso serviço e começamos a oferecer treinos on-line. E deu tão certo que, hoje em dia, muitas pessoas preferem treinar dessa forma. Nosso app, que já existia, acabou ganhando mais destaque, pois precisamos de uma forma mais efetiva para oferecer um bom treino. Novos e antigos clientes nos procuraram para treinar pelo aplicativo ou por meio de outras plataformas, sempre com orientação profissional. Criamos treinos personalizados segundo as necessidades de cada pessoa.

A Accon utiliza outras plataformas, além de seu app, para contentar um público que não tem tanta intimidade com a tecnologia, como os idosos, por exemplo. “A terceira idade nos surpreendeu na pandemia querendo treinar, e, como eles, muitas vezes, têm mais intimidade com o WhatsApp, é por lá que os atendemos”, conta Marcia. 

Desse jeito, fica difícil arrumar desculpas para não se exercitar mesmo. A Accon oferece uma solução para cada demanda, assim, todos conseguem ser exercitar.

É certo que a pandemia acelerou as coisas e mostrou que treinar remotamente é viável e as pessoas queriam. “Todos se adaptaram, profissionais e clientes. As pessoas já sabem que a metodologia on-line funciona. Se você não quiser pagar um personal trainer já tem a opção de usar nosso app e gastar muito menos e, ainda assim, ter atendimento personalizado”, ressalta a empresária, lembrando que, para o professor, também é bom, pois ele não precisa se deslocar para trabalhar, dessa forma, consegue atender mais clientes. 

Outro pulo do gato é que o condomínio pode assinar o app e a empresa cadastra, então, 100% dos interessados para ter aulas. Há uma grande gama de opções. Entre elas estão pilates, ioga, alongamento, treino funcional, musculação e corrida. “Funciona como um banco de horas contratado, e nos organizamos para atender todos os condôminos. Os moradores agendam o atendimento, fazem entrevista, têm seu treino prescrito e o acompanhamento pelo professor é feito pelo app também. Dúvidas podem ser tiradas pelo WhatsApp do professor ou pelo app”, explica Marcia, ressaltando que “se um grupo nos procura para fazer certas atividades também temos como acolhê-lo. Em nossa empresa sempre conseguimos atender os interessados de alguma forma. Nada é engessado, temos flexibilidade”.  

Antes de iniciar o trabalho remoto, a Accon precisa entender como é a estrutura disponível em cada condomínio. É preciso disponibilizar um espaço para atividades e treinos funcionais, que podem ser ao ar livre ou em quadras de esportes, não necessariamente numa academia. “Podemos visitar o condomínio em algum momento, fazer chamadas de vídeo para ver os locais ou mesmo ver fotos”, explica a administradora.

É importante ressaltar que o app oferece aulas ao vivo e interativas, que ficam gravadas e podem ser acessadas a qualquer momento. 

Marcia conclui dizendo que o desafio da empresa é oferecer a melhor assessoria, seja presencial, seja on-line. “Estamos presentes por Zoom, WhatsApp ou pelo app da empresa, com treino predefinido. A pessoa pode se exercitar onde estiver, pois está com seu treino sempre à mão. E pode dar feedback ao professor, se mudou cargas, por exemplo. Nós criamos um contato estreito entre o professor e o aluno, para que o acompanhamento de fato seja feito.”

 

Serviço

Universalfit
(21) 98045-0044 WhatsApp
(21) 3351-6440
universalfit.com.br

 

Accon Fitness
(21) 99989-6388
(21) 98014-5963 (WhatsApp)
acconfitness.com

Banner Revista
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Segurança para todos os bolsos

Segurança para todos os bolsos

Não importa o tamanho condomínio, as empresas têm sistemas que cabem no orçamento Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.   Em 2021, a... Saiba mais!

Jardins verticais

Jardins verticais

Uma dose extra de natureza Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Poucas coisas são tão relaxantes quanto contemplar a natureza. Essa sensação é... Saiba mais!

Evite problemas em obras!

Evite problemas em obras!

Gerenciamento de projetos otimiza execução de processos    Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.   Você já deve ter ouvido falar sobre gerenciamento... Saiba mais!

Mais segurança, menos custo: acolchoar o elevador é essencial

Mais segurança, menos custo: acolchoar o elevador é essencial

 Acolchoados protegem o meio de transporte de possíveis danos   Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.   Você sabia que o Brasil possui... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami