Blog Condomínio

Blog

Revista Condomínio Etc.

A hora e a vez do alumínio

Banner Revista

Material ganha do concreto e do ferro no quesito durabilidade, beleza e segurança em tampas e grelhas

 Pode ser que você não tenha reparado, mas por onde passa ou pisa, ele está lá: o alumínio. O material é o novo queridinho dos condomínios. Seja em cisternas, caixas-d’água ou grades, as tampas e grelhas em alumínio se fazem presentes e deixam no passado outros materiais como concreto e ferro. Quem explica o motivo para tal substituição é Washington Botelho, da empresa especializada Tampastudo: “A substituição das tampas do passado, como ferro e concreto, tem basicamente dois motivos: primeiro, a tampa de concreto fica com o peso absurdo, não permitindo o manuseio simples como deveria ser. O segundo ponto é que as tampas de ferro oxidam e deixam cair ferrugem na água, o que força uma limpeza em tempos menores do que seria normal, aumentando o custo do condomínio”, diz.

 Outro ponto que conta a favor das tampas de alumínio é que elas podem ser fechadas com cadeado. “Isso com certeza oferece maior segurança, caso alguém queira jogar alguma coisa na caixa-d’água. Sem contar que também é utilizada uma dupla vedação, com adesivo emborrachado, o que elimina a possibilidade de entrada de insetos e baratas”, afirma.

 Thais Trindade foi síndica por sete anos do Condomínio Le Quartier Residences, que fica na zona oeste, tem três blocos com 10 andares cada um, 256 apartamentos e, em média, mil moradores. Segundo ela, o motivo principal que a levou a trocar alguns materiais do seu condomínio por alumínio foi o fato de o alumínio apresentar maior durabilidade. “Estava ocorrendo muita quebra de grelha com a passagem dos carros. Inclusive teve um carro que furou o tanque do combustível porque a grelha prendeu. Assim, decidi refazer todas as grelhas com alumínio, dado que elas ficam todas aparafusadas e, quando a gente quer limpar, basta tirar o parafuso. Sem contar que a aparência ficou muito melhor porque o alumínio não deteriora; o ferro, no entanto, precisa pintar porque enferruja”, opina.

 Além das grelhas de passagem, a síndica trocou as tampas da caixa-d’água e das cisternas. “Lembro que, num vendaval, a tampa voou e caiu do 11º andar, quebrando uma telha em cima de um equipamento. O alumínio é bem mais leve, e como o nosso condomínio fica perto de uma área de maresia, ao reformar a casa de bombas com o material posso garantir que a manutenção é bem mais simples, além de ter durabilidade bem maior”, afirma.

 E Washington Botelho, da Tampastudo, faz coro. “Considerando que as tampas são fechadas com cadeado, isso dará mais segurança, sem dúvida. Já em relação à praticidade, é uma tampa leve, que pode ser manuseada por qualquer pessoa. E sobre a durabilidade, o alumínio não enferruja nunca; algumas empresas dão garantia de até 10 anos contra corrosão”, avisa. 

 Porém, vale destacar que o alumínio sai na frente do aço inox, que também possui qualidade similar. “O aço inox custa quatro vezes mais que o alumínio, por isso o alumínio tem sido mais utilizado: tem custo menor, um belo visual e a mesma durabilidade que o aço inox”, explica. 

 A síndica Thais Trindade concorda. “Olha, além da segurança, o alumínio é, sem dúvida, muito mais bonito do que os outros materiais. Na época pesquisei bastante, e poucas empresas faziam isso. Aí achei a Tampastudo e foi tudo excelente, pois Washington é muito solícito e cumpridor de prazos. Quero ver se consigo colocar alumínio em todo o condomínio, inclusive nos locais onde ainda existem grades de ferro”, adianta. 

 

Todo cuidado é pouco: conheça o problema dos outros materiais 

 Um dos principais problemas enfrentados pelos condomínios é a péssima qualidade de alguns materiais, como o ferro e o concreto. Por isso, Washington lista o que pode ocorrer ao optar por esses itens, principalmente com as tampas: “Primeiro problema: por ser de ferro, já citamos que enferruja, além de sujar a água. Se for de concreto, o peso atrapalha o manuseio da tampa”, observa. Ou seja, na opinião do empresário, além do visual mais bonito, as tampas de alumínio são confeccionadas normalmente de forma artesanal e sob medida. “Isso faz com que o alumínio não se quebre, como acontece com o ferro e o concreto, por serem rígidos. Correndo o risco de ser repetitivo, as tampas de alumínio não enferrujam, não quebram, são mais bonitas e podem receber pintura eletrostática na cor que o cliente desejar – por exemplo, uma tampa de cisterna no gramado poderá ser pintada de verde –, além de contar com a segurança do cadeado e da fita de vedação.”

 Botelho diz ainda que o alumínio é um material bastante versátil. Ele pode ser usado em fachadas de prédio e varandas (guarda-corpos). “Posso até contar uma história que aconteceu comigo: um síndico pediu para fazer uma única tampa em substituição à que quebrou. A surpresa foi que, logo depois da instalação, foi unanimidade entre os condôminos a substituição das demais”, relembra Washington, sem deixar de comentar que o alumínio também pode ser utilizado em tampas de caixas de passagem (como de TV a cabo e dados), no piso de elevador, nas lixeiras e em muitos outros locais.

 Com cinco anos de existência, a Tampastudo acumula histórias. E o especialista da empresa ainda tem mais um caso pra contar. Por sinal, um relato que causou problemas graves por causa da falta de cadeados nas tampas. “Foi uma atitude de pura maldade. Um funcionário, que estava cumprindo aviso prévio, jogou na cisterna detritos apodrecidos, fazendo com que alguns condôminos tivessem problemas de saúde! Assim, reforço a importância dos cadeados nas tampas”, finaliza.

 

Serviço
Tampastudo
(21) 2587-9694
WhatsApp: (21) 97947-1816
http://www.tampastudo.com.br/

 

Banner Gabriel
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Quer energia solar sem nenhum investimento?

Quer energia solar sem nenhum investimento?

A Hum Energia oferece Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) encomendou um estudo que apontou... Saiba mais!

Condomínios apostam em sistemas de segurança em seu interior e nas ruas

Condomínios apostam em sistemas de segurança em seu interior e nas ruas

Câmeras permitem criar espaços seguros, monitorados 24 horas, todos os dias Quinta-feira, 9 de maio de 2022, um crime bárbaro chocou os moradores do Rio de Janeiro. Duas mulheres,... Saiba mais!

Não precisa pegar fogo

Não precisa pegar fogo

Manutenção preventiva e corretiva dos sistemas de incêndio deve ser rotina, e não emergência Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Aquela velha máxima... Saiba mais!

Baratas

Baratas

Vetores de doenças e de pânico, essa praga precisa ser combatida com frequência Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Uma coisa é certa:... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami