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As vantagens da reciclagem de óleo para seu condomínio

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Além de contribuir com o meio ambiente, o condomínio recebe material de limpeza em troca do óleo usado.

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O homem tem causado impactos extremamente negativos no meio ambiente. Ultimamente, temos notado as bruscas mudanças de temperatura, vulcões adormecidos entrando em erupção, degelo das calotas polares, aumento do nível do mar, escassez de água, tempestades cada vez mais destruidoras e mais uma série de eventos ocasionados pelos estragos que estamos provocando no mundo. Muitas pessoas sentem vontade de contribuir para diminuir esses impactos, ainda que com atitudes pequenas, mas que, em escala, podem fazer a diferença, bem como ter a sensação de dever cumprido. Apesar da vontade, nem sempre as soluções são fáceis ou viáveis de serem aplicadas em condomínios, mas hoje vamos falar de uma solução simples e muito eficiente que, além de preservar o meio ambiente, pode evitar prejuízos financeiros para o condomínio.

Você sabia que, com uma atitude muito simples, seu condomínio pode ser mais sustentável? O óleo de cozinha é um dos principais vilões dos encanamentos dos condomínios, e Patrícia França, assistente de marketing da Grande Rio Reciclagem Ambiental, empresa que atende a todo o Rio de Janeiro e é especializada em educação ambiental e coleta de óleo de cozinha usado, nos explica o porquê. “Quando o óleo vegetal usado é descartado indevidamente nos ralos, forma um bloco rígido que, com o passar do tempo, ocasiona entupimentos no encanamento, gerando maior custo no tratamento da água e na manutenção das redes de esgoto. Além disso, cada litro de óleo descartado em local inadequado pode causar danos irreparáveis ao meio ambiente”, explica.

França explica que todo o óleo recolhido pela Grande Rio Reciclagem Ambiental é reciclado e transformado em matéria-prima para a produção dos sabões pastosos Barra e Astra, produtos que contêm tensoativo biodegradável. “Desde 2008, já coletamos mais de 60 mil litros de óleo no segmento de condomínios. Para iniciar a campanha, o síndico deve orientar que os condôminos esperem o óleo esfriar para guardar em garrafas pet de dois litros. Quando a garrafa estiver cheia, o morador deve entregar ao síndico. Quando o condomínio tiver a quantidade mínima estabelecida de óleo recolhido, que é de 20 litros, o síndico deverá entrar em contato com a empresa para realizar o agendamento da coleta. Em parceria com as marcas Barra, BioBrilho, Astra e GR Agrária, a Grande Rio Reciclagem Ambiental bonifica o condomínio, trocando o óleo de cozinha usado por produtos das marcas parceiras”, conta.

 

Parceria sem burocracia

 

E essa parceria, além de supervantajosa para o condomínio, é muito fácil de ser firmada. O responsável pelo condomínio deve entrar em contato com a Grande Rio Reciclagem Ambiental informando que deseja participar. Nesse primeiro momento, o condomínio receberá o material on-line para divulgação. Quando o local tiver arrecadado a quantidade mínima para coleta, o cliente poderá solicitar o material impresso, ocasião em que receberá também os produtos para troca. O síndico poderá optar por distribuir os produtos para os participantes ou utilizar na manutenção do próprio condomínio”, explica Patrícia França.

Chen Li Cheng, síndico do Condomínio do Edifício Arcádia, um condomínio misto localizado na Região Serrana do Rio de Janeiro, é um dos síndicos que iniciou essa parceria para coleta de óleo usado e está muito satisfeito com os resultados iniciais da campanha. “Pesquisando nas mídias sociais, encontrei o Instagram da Grande Rio Reciclagem Ambiental, vi que a empresa fazia coleta de óleo usado e enviei uma mensagem. Em seguida, eles nos fizeram uma visita para explicar o programa e iniciamos a parceria. Colocamos coletor na nossa galeria e os condôminos já aderiram à ideia. O próprio morador deposita o óleo usado no coletor, que fica na galeria porque é o local com maior circulação de pessoas. Esse coletor fica em um ponto estratégico, desse jeito, não só os moradores do condomínio podem colaborar com a campanha, mas todos os visitantes do espaço. Para incentivar essa doação, colocamos cartazes nos elevadores e fazemos campanhas no Instagram do condomínio e no grupo de WhatsApp, no qual reiteramos as solicitações de doações”, conta.

Cheng ainda conta que a ideia, além de estimular a conscientização ambiental dos moradores, é fazer uma ação social. “Nós doamos os produtos que recebemos para uma instituição de caridade. É uma ação social sustentável do condomínio com a cidade. Para divulgar a ideia, sempre postamos no Instagram do condomínio, assim, outras pessoas ficam sabendo e se interessam em fazer o mesmo. Queremos que outros condomínios sigam esse exemplo, para tanto, vamos conversar com a Associação Comercial da Rua 16 de Março para que eles incentivem essa prática em outros condomínios da região. E o que mais me chamou atenção na empresa foi o fato de eles serem totalmente legalizados: nos mostraram toda a documentação que atesta que atendem aos requerimentos legal e ambiental, incluindo a licença de operação para transportar o óleo, o que muitas empresas que oferecem esse tipo de serviço não têm”, explica.

Renata Ribeiro, gerente de Marketing da GR Higiene e Limpeza, empresa que oferece itens acessíveis a todos os públicos do mercado de higiene e limpeza, explica o processo de reciclagem do óleo recolhido nos condomínios. “O óleo de cozinha usado é recolhido nos condomínios e passa pelo processo de reciclagem, em que se torna matéria-prima essencial para a composição do sabão pastoso tradicional e do sabão pastoso versão líquida. Por meio dessa ação sustentável, evitamos que o óleo de cozinha usado seja descartado de forma inadequada em pias e ralos, contaminando as águas, o solo e a atmosfera. Com essa atitude simples, contribuímos com a preservação ambiental do planeta”, diz.

A pandemia do novo coronavírus nos trouxe uma necessidade extrema e constante de desinfecção dos ambientes na tentativa de conter a proliferação do vírus. “Produtos específicos para essa finalidade passaram de coadjuvantes a itens de primeira necessidade, e nós, sempre atentos ao mercado, oferecemos artigos de alta performance para combater o vírus, como a água sanitária Barra e o álcool gel Barra Faísca. O síndico precisa estar atento, pois é fundamental utilizar itens adequados para cada espaço. Produtos sem qualidade podem gerar desperdício de tempo, consumo maior durante a limpeza e acarretar o aumento do custo. Usando os produtos da GR Higiene e Limpeza, o condomínio tem a garantia de resultados eficientes em sua rotina de higiene”, afirma Ribeiro.

Os condomínios têm áreas de grande circulação de pessoas que requerem atenção especial na hora da limpeza para manter os ambientes bonitos e perfumados, porém, a desinfecção também é fundamental para a saúde de moradores e funcionários. “Nossos produtos têm funções específicas e cada escolha deve sempre considerar a área a ser aplicada e o tipo de limpeza que precisa ser feita. É importante ressaltar que a GR Higiene e Limpeza tem uma parceria com a Cipa, contudo, queremos estreitar essa relação com os condomínios e cada vez mais entender suas necessidades, para atendê-los de forma ágil e profissional, oferecendo produtos de alta eficiência com preços acessíveis”, explica Renata Ribeiro.

 

Como divulgar a campanha em seu condomínio?

 

Além da comunicação on-line e off-line, nas redes sociais e nos quadros de aviso, é imprescindível estimular os moradores para que, além de doarem, propaguem a campanha e conectem mais pessoas interessadas. Sabe aquele ditado “A propaganda é a alma do negócio”? Ele se aplica muito nessa situação. Quanto maior for a divulgação e o estímulo aos moradores, mais participativos eles serão. Então, além de divulgar o projeto, também é muito importante informar os resultados e fazer o morador se sentir orgulhoso em participar da ação. O engajamento é proporcional ao estímulo. Patrícia França aconselha que os moradores sejam recompensados. “Além de usar os produtos recebidos na limpeza das áreas comuns do próprio condomínio, os síndicos também podem distribuir esses produtos entre os condôminos participantes, como forma de agradecimento à participação no projeto”, finaliza.

 

Serviços:

GR Higiene e Limpeza Ltda.
(21) 2765-9550, ramal 261/98889-3705
grgrupo.com.br | compragr.com.br

Grande Rio Reciclagem Ambiental
(21) 2765-9555/0800 2823 776/97138-4229
Instagram @reciclagem_ambiental
Facebook @reciclagemambiental

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