Blog Condomínio

Blog

Blog

Casa ou apartamento para alugar: como decidir o que é melhor para você

Banner Revista

Ao procurar um novo imóvel, é comum surgir a dúvida se é melhor alugar casa ou apartamento. Muitas vezes, pode-se encontrar preços semelhantes entre os dois e, nesse momento, alguns fatores devem entrar em cena para apoiar a sua decisão. Evidentemente, os dois modelos apresentam vantagens e desvantagens. Mas, dependendo dos seus planos para o futuro, prioridades de localização e espaço, essa escolha pode se tornar muito mais fácil!

Neste artigo, elencamos alguns pontos que demandam atenção na hora de escolher entre alugar casa ou apartamento. Acompanhe e veja quais critérios são importantes.

Alugar casa ou apartamento? Conheça 4 pontos que você precisa analisar ao escolher

Mesmo que o aluguel não seja definitivo e permita um reajuste de rota caso o imóvel ou a localização não agradem, saiba que esse será seu lar por, em média, um ano ― a menos que haja fatores que apoiem a quebra de contrato. Por isso, essa deve ser uma decisão pensada de acordo com as suas necessidades.

1. Segurança

Este é um dos primeiros critérios que devem ser analisados ao se mudar. Porém, neste quesito, os apartamentos costumam ter uma vantagem sobre as casas. Caso você trabalhe fora e o imóvel fique fechado boa parte do dia, ele pode ser alvo de assaltos, enquanto em um condomínio há restrições de entrada e, em sua maioria, monitoramento por câmeras. Logo, as chances de sofrer com uma invasão diminuem consideravelmente.

Antes de alugar casa ou apartamento, entenda o que é e como funciona o caução de aluguel.

2. Privacidade

Aqui está uma das grandes vantagens de uma casa. Com mais distância entre os vizinhos, a privacidade é maior. Nos apartamentos, é comum que se tenha vista para outras janelas e, também, há os sons vindos dos vizinhos que são ouvidos dentro da unidade. Logo, os barulhos gerados no seu apartamento serão escutados e isso pode inviabilizar reuniões com amigos que se estendem até mais tarde ou intervenções, como furos na parede, fora dos horários estipulados.

3. Comodidade

As áreas de lazer chamam bastante atenção nos condomínios de apartamentos. Ter brinquedos, academia, piscina, quadra de esporte, minimercado e outras facilidades dentro de um espaço fechado são diferenciais essenciais para quem busca mais segurança e comodidade. Por isso, se esse é um quesito importante para você na hora de escolher entre alugar casa ou apartamento, não deixe de avaliar as condições do entorno ou a infraestrutura do condomínio.

Veja o que acontece quando o contrato de aluguel acaba?

4. Pets e crianças

Eles necessitam de espaço e, sem dúvidas, um quintal fará muita diferença. Entretanto, alguns condomínios oferecem uma estrutura apta a recebê-los. Brinquedotecas e pet places estão cada vez mais presentes e isso pode pesar na decisão. Porém, vale mencionar que os condomínios têm muito mais regras, que precisam ser seguidas para garantir o bem-estar de todos, como horários para as crianças usarem as áreas de lazer.

Especialmente no caso dos pets, as normas podem ser bem rígidas e restringir animais pelo porte, quantidade ou não aceitarem animais exóticos. Ou seja, este é um tópico que exigirá bastante análise na hora de definir se vai alugar casa ou apartamento.

Fique por dentro: O que diz a lei sobre a presença de pets em condomínios?

Como você pôde ver, tanto casa quanto apartamento têm vantagens e desvantagens. Por isso, a escolha deve considerar aspectos bastante pessoais, como a rotina da família. Mas, agora, você já tem alguns parâmetros para decidir se prefere casa ou apartamento, leia o nosso artigo com um checklist que mostra o que deve ser observado na primeira visita ao imóvel!

Banner Revista
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Montar home office: 4 dicas para organizar ou decorar seu local de trabalho

Montar home office: 4 dicas para organizar ou decorar seu local de trabalho

Chega de improviso! Leia no artigo quatro dicas que vão ajudá-lo a montar home office e ser mais produtivo no trabalho!

Desocupação de imóvel alugado: entenda como funciona

Desocupação de imóvel alugado: entenda como funciona

Conhecer as regras para a desocupação de imóvel alugado ajudará o proprietário a reavê-lo sem frustrações. Veja as principais no artigo!

Quais as regras para reforma em apartamento?

Quais as regras para reforma em apartamento?

Pensando em começar uma reforma em apartamento? Antes de tirar o projeto do papel, confira essas dicas para cumprir as regras e evitar dores de cabeça!

Vizinhos barulhentos: o proprietário do imóvel pode ser responsabilizado?

Vizinhos barulhentos: o proprietário do imóvel pode ser responsabilizado?

O barulho no apartamento de cima está causando transtornos? Veja como proceder, seja você locador ou inquilino de um imóvel.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami