Blog Condomínio

Blog

Blog

O guia da primeira visita: Veja o que avaliar no imóvel antes de comprar

Soluções completas para seu condomínio

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

A compra de um imóvel é uma decisão importante na vida de qualquer pessoa. Isso porque demanda uma grande quantia de dinheiro e pode levar décadas para terminar de pagar. Logo, é essencial não se deixar levar pela ansiedade ou emoção do momento. Está planejando adquirir uma propriedade imobiliária em breve? Então, este artigo é para você! Saiba o que observar na primeira visita!

O que analisar na primeira visita a um imóvel?

A beleza de um imóvel enche os olhos e aumenta a inquietação para a compra. Contudo, esse não deve ser o principal quesito verificado na primeira visita. A razão é que ela pode esconder problemas sérios estruturais. Além disso, uma posterior reforma também alcança os resultados desejados. Logo, acompanhe a lista e saiba o que é essencial examinar previamente!

1. Vizinhança

Antes de entrar no imóvel, é interessante andar pela vizinhança. Esse é o momento ideal para conhecer o comércio local, opções de transporte público, vias de acesso, trânsito e o barulho vindo da rua. Outros pontos interessantes são escolas, hospitais e segurança. Se for possível, converse com os moradores e pergunte sobre as impressões deles.

2. Estado de conservação

Agora sim, é hora de fazer a primeira visita ao imóvel. Para começar, o estado de conservação deve ser observado por vários motivos. existem inconvenientes como rachaduras que precisam ser avaliados com atenção. Ademais, ele vai valorizar ou diminuir o valor de negociação.

Assim, mesmo que agrade, mas não esteja nas melhores condições, é importante analisar quanto seria gasto em reformas, substituição de parte elétrica ou hidráulica. Fazer a visita em companhia de um profissional que possa encontrar complicações estruturais também é uma boa alternativa.

3. Medidas

Não saia para a primeira visita a um imóvel sem uma trena! Esse utensílio é importante para medir o tamanho dos cômodos. Outra utilidade é ter uma ideia se a sua mobília caberia naquele espaço ou se seriam necessários móveis planejados, por exemplo. A metragem oficial inclui garagens e box do banheiro, que nem sempre são levados em consideração.

4. Posição

Os compradores mais espertos sempre perguntam se a propriedade recebe o sol nascente ou poente. Isso porque essa informação é essencial para saber se o imóvel recebe a luz da manhã ou se os moradores vão sentir bastante calor da tarde.

Quando não recebe nenhum dos dois, pode ficar muito escuro, frio ou ter problemas com umidade. Então, é preciso avaliar. Obviamente, tudo depende dos fatores climáticos do local em que o imóvel se encontra.

5. Condomínio

Para os imóveis situados dentro de condomínio, um bom passeio pela área comum também faz parte da primeira visita. Conheça o playground, piscinas, churrasqueiras, verifique a conservação dos equipamentos, se o elevador passa por manutenção periódica e as regras gerais de uso. A limpeza é assunto importante! Fique de olho no aparecimento de insetos e pragas.

Não esqueça de visitar o espaço da garagem, caso exista. Se você possui automóvel e terá que estacioná-lo na rua, lembre-se do primeiro item. Nesses casos, é ainda mais relevante valorizar uma vizinhança segura.

Aqui, também é importante entender as normas que devem ser seguidas pelos moradores dentro de cada casa ou apartamento. Então, se você tem pets, por exemplo, é preciso averiguar se é permitido que eles morem nessa localidade. Horário de mudança e condições para obras igualmente têm de ser observados. Porteiros e zeladores são ótimas pessoas para conversar e mostrar a você a dinâmica do local.

6. Aspirações a longo prazo

É hora de olhar para o futuro e perguntar se você se enxerga morando no imóvel por muitos anos. Se pretende ter uma família ou se uma quitinete é suficiente. Logo, esse imóvel tem que atender a essas expectativas por alguns anos. Até porque, em caso de financiamento, existe uma dívida a ser quitada. É claro que mudanças acontecem, mas é interessante pensar em perspectivas ao decidir pela compra.

Com o guia da primeira visita em mãos, é hora de conhecer os imóveis do seu interesse! Aliás, a tendência dos minimercados dentro dos condomínios chegou para ficar. Se você procura praticidade, essa é uma característica que precisa ficar de olho daqui para frente. Leia o artigo e saiba mais sobre eles!

Proteja seu condomínio e seus funcionários
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Desocupação de imóvel alugado: entenda como funciona

Desocupação de imóvel alugado: entenda como funciona

Conhecer as regras para a desocupação de imóvel alugado ajudará o proprietário a reavê-lo sem frustrações. Veja as principais no artigo!

Quais as regras para reforma em apartamento?

Quais as regras para reforma em apartamento?

Pensando em começar uma reforma em apartamento? Antes de tirar o projeto do papel, confira essas dicas para cumprir as regras e evitar dores de cabeça!

Vizinhos barulhentos: o proprietário do imóvel pode ser responsabilizado?

Vizinhos barulhentos: o proprietário do imóvel pode ser responsabilizado?

O barulho no apartamento de cima está causando transtornos? Veja como proceder, seja você locador ou inquilino de um imóvel.

Como saber se é a hora certa de comprar um imóvel?

Como saber se é a hora certa de comprar um imóvel?

Está esperando a hora certa de comprar um imóvel? Confira, neste artigo, cinco sinais de que esse momento chegou!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami