Blog Condomínio

Blog

Notícias

Crie um refúgio verde em seu condomínio

Banner Revista

Ter uma vida saudável vivendo em uma cidade grande não é uma tarefa muito fácil. Estar rodeado por asfalto, concreto, carros, ônibus e caminhões está longe de ser o ambiente ideal quando falamos em qualidade de vida da população. Áreas verdes fazem bem à saúde, mas, infelizmente, nem todo mundo tem fácil acesso a locais que propiciem contato com a natureza.

Como consequência, parte da população dessas cidades sofre com problemas respiratórios causados pela péssima qualidade do ar. Para se ter uma ideia, segundo a World Health Organization, 90% de todos os habitantes das cidades respiram ar poluído todos os dias. Além disso, estima-se que 7 milhões de pessoas morrem anualmente devido à poluição do ar. Tais dados são preocupantes e evidenciam a importância de se ter um refúgio verde para onde correr. Se o bairro em que você mora não possui um espaço como este, que tal criar uma área verde dentro do seu condomínio?

 

Confira abaixo algumas dicas que separamos para você:

  • Escolha do espaço

O primeiro passo para criar uma área verde dentro do condomínio é identificar o local mais apropriado para recebê-la. Parece óbvio, porém, uma decisão errada nesta etapa poderá arruinar seu futuro refúgio verde. O local escolhido é que vai definir o tipo de área verde que o prédio receberá.

 

  • Definição das espécies

É possível plantar uma árvore? Investir em uma horta vale a pena? As plantas podem ser robustas ou precisam ser rasteiras? Essas são algumas perguntas que você precisa ter em mente para que a escolha das espécies seja assertiva.

Se escolher plantar uma árvore, é fundamental informar-se sobre o desenvolvimento da espécie. A árvore cresce muito? Como se dá o crescimento de suas raízes? Ela precisa de muitapoda? Para tirar estas e outras dúvidas, sempre procure a ajuda de um especialista.

 

  • Diferenciais darão um toque especial

Invista em alguns diferenciais para tornar o espaço ainda mais atrativo para moradores e visitantes. Sempre respeitando a área disponível, coloque bancos, mesinhas, cadeiras ou até mesmo redes. Seu refúgio verde precisa ser um espaço para relaxamento, trazendo paz e ajudando, ao menos um pouquinho, a renovar as energias.

 

  • Atenção à manutenção

Depois que sua linda área verde estiver pronta, será fundamental investir na manutenção do espaço. Os funcionários do condomínio precisam ser treinados para realizar a manutenção adequada da área.

Uma ideia bacana é incentivar os moradores a cuidar das plantas. Se optar por uma horta comunitária, que vai proporcionar alimentos fresquinhos aos moradores, o espaço pode se tornar também um local de aprendizado, especialmente para as crianças!

 

  • Não tem espaço? Monte um jardim vertical!

Muitos condomínios não dispõem de grandes áreas para a implantação de refúgios verdes. Então, uma boa alternativa para estes prédios é o jardim vertical. É possível, simplesmente, pendurar diversos vasos na parede ou, se preferir algo mais elaborado, os muros podem ser preenchidos com vegetação. Se no projeto do seu jardim vertical for possível incluir irrigação através do reaproveitamento da água da chuva, não pense duas vezes!

Agora que você já anotou todas as nossas dicasprocure um especialista e comece a planejar seu refúgio verde!Apresente um projeto bacana na assembleiaressaltando todos os benefícios que o local trará. Vale lembrar que, além de proporcionar melhor qualidade de vida e bem-estar aos moradores, as áreas verdes valorizam o condomínio. Compartilhe com seus vizinhos e amigos!

 

Fonte: Blog Condomínios Verdes

Proteja seu condomínio e seus funcionários
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios

Conta de luz até 30% mais em conta nos condomínios

A conta de luz do seu condomínio está sempre alta? Pois uma das maneiras de reduzir custos e de investir em uma alternativa que una eficiência energética e preocupação... Saiba mais!

Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio

Taxa de Incêndio começa a chegar para contribuintes do Rio

Cobranças referentes à Taxa de Incêndio de 2020 começam a chegar às casas dos contribuintes do Estado do Rio. O vencimento, inicialmente previsto para abril, foi adiado em razão da pandemia do coronavírus. Os pagamentos,... Saiba mais!

Condomínios e síndicos mais seguros no Rio

Condomínios e síndicos mais seguros no Rio

A pandemia tem causado impactos emocionais e financeiros no país e no mundo. Com isso, os milhares de condomínios espalhados pelo Brasil também tiveram problemas de caixa. De acordo... Saiba mais!

Como organizar o seu home office

Como organizar o seu home office

O que era para ser temporário, para muitos agora será permanente. O home office, que ganhou espaço na pandemia por causa do isolamento social, precisa ser bem planejado e... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami