Blog Condomínio

Blog

Revista Condomínio Etc.

Evite problemas em obras!

Anuncie Aqui

Gerenciamento de projetos otimiza execução de processos 

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Você já deve ter ouvido falar sobre gerenciamento de projetos. Mas você sabe o que, de fato, isso significa? Segundo o livro de gestão de projetos do Project Management Institute (PMI), trata-se da aplicação de habilidades, ferramentas e conhecimento técnico às etapas de um projeto, a fim de atingir seus objetivos. Ou seja, é uma atividade constante para tornar a execução mais confortável para os envolvidos, nos mais variados aspectos, de acordo com a capacidade técnica de cada um e para obter uma gestão ampla de todos os processos.

Segundo o engenheiro Paulo Cesar Bernardini Basto da Silva, gerente aposentado de departamento/divisão da Eletrobras Furnas, a gestão de um projeto consiste em garantir eficácia e eficiência nas diversas etapas da proposta. “É fazer o ‘certo’ (eficácia) de maneira ‘correta’ (eficiência). Uma boa gestão minimiza problemas, contribuindo para evitar retrabalho, atraso e custo extra em obras e reformas. A competência para minimizar problemas é muito mais importante do que a capacidade de resolver problemas”, afirma.

E como tempo é dinheiro, ninguém quer desperdiçar esse bem valioso. Ainda mais numa obra ou reforma que, se não tiver um gerenciamento adequado, corre o risco de os custos aumentarem de forma estratosférica. André Ricardo, supervisor da Cipa Síndica, confirma que a gestão é fundamental para reduzir os riscos de possíveis falhas e controlar todas as etapas envolvidas. “É importante garantir a qualidade dos resultados de forma eficiente, atingindo um bom resultado e otimizando recursos”, comenta.

De acordo com Paulo Cesar, as técnicas usadas na gestão de projetos não devem ser deixadas de lado, esperando o chamado “momento ideal”. “A hora certa de usar o gerenciamento de projetos é ‘sempre’, desde o início da obra. Essa consultoria deve ser feita por profissionais qualificados em gestão de projetos e softwares desenvolvidos especificamente para essa finalidade”, alerta.

Já André Ricardo diz que o serviço deve ser solicitado quando se quer promover mudanças. “Acredito que ele é necessário quando se busca o gerenciamento de um processo com o propósito de garantir sua finalização de acordo com os recursos estimados ou aproximados. E sem esquecer que a consultoria deve ser realizada por equipes com profissionais experientes e qualificados, com o apoio necessário para conduzir o projeto. Uma gestão correta garante o melhor desempenho em cada etapa do procedimento.”

Engenheiro da SABRA Construções e Reformas, Mauro Argento diz que o gerenciamento de projetos faz parte da metodologia aplicada na empresa. “Por meio dessa gestão, conseguimos melhorar custos, tempo e recursos humanos. Até porque, para nossa vida mesmo, precisamos ter um planejamento para cada tipo de projeto. O síndico, ao gerenciar um condomínio, precisa saber administrar e planejar os custos, o prazo, a mão de obra…”, diz. 

 

Saiba quais são as fases do gerenciamento de projetos e seus tipos 

Depois de tomar a decisão de implementar o gerenciamento de projetos, em uma obra simples ou em uma mais complexa, o síndico deve saber que existem dois tipos de processos: a gestão preventiva e a gestão corretiva. Paulo Cesar explica: “A gestão preventiva é aquela na qual se procura utilizar mecanismos para identificar e evitar, com antecedência, possíveis problemas. Já a gestão corretiva é baseada no fazer, embasada no conhecimento e na experiência das pessoas na execução de tarefas, mas que atua somente quando se identifica um problema. É também denominada, pejorativamente, ‘gestão de problemas’.”

Assim, com base nos planos do projeto, quando documentados, André Ricardo afirma que os resultados e requisitos do gerenciamento de projetos em questão são definidos e, em seguida, o cronograma é criado. “Dessa maneira, é elaborado um conjunto de planos para ajudar na orientação da equipe, por meio de fases de implementação e encerramento”, ensina ele, acrescentando que tais fases são as seguintes: “descrição do escopo; estrutura analítica; cronograma; levantamento de riscos; levantamento de recursos e plano de comunicação.”

Mauro Argento, engenheiro da SABRA Construções e Reformas, diz que o serviço de gerenciamento de projetos conta com as seguintes fases: elaboração de cronograma, levantamento de fornecedores e planejamento de gestão. “Gerenciamento de projetos é somente um nome, pois o que fazemos é melhorar, de fato, a gestão de nosso trabalho com a ajuda desses conceitos. Nós, brasileiros, somos muito fracos em gestão: é comum fazer a execução sem planejar, não o contrário, que é o correto. Por isso, ao executar um projeto sem planejar, acabamos encontrando problemas em todas as áreas da obra ou reforma. Na SABRA, utilizamos a gestão em todos os serviços oferecidos, o que dá muito resultado”, alerta. 

Segundo Paulo Cesar, em sua área específica, quando o serviço é bem-sucedido significa  que o gerenciamento de processos fez toda a diferença. Ele que trabalhou anos na empresa de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (Furnas), diz que todos os projetos de usinas, subestações e linhas de transmissão utilizam o recurso. “A gestão de projetos é aplicada a todas as equipes e recursos tecnológicos próprios ou contratados no mercado especializado”, observa.

Quando a obra ou reforma é residencial ou comercial, o gerenciamento de projetos também faz sucesso. André Ricardo diz que a restauração da fachada do Condomínio Jardim Atlântico, localizado na zona sul carioca, obteve um bom resultado. “Nessa reforma, buscamos o planejamento com as empresas qualificadas que se apresentaram, com oferta de estudos de viabilidade do objetivo solicitado”, finaliza.

 

Serviço

SABRA Construções e Reformas
(21) 2391-2561/99998-0864 (zap)
sabraconstrucoes.com.br

Proteja seu condomínio e seus funcionários
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

A revista Condomínio etc. completa 25 anos!

A revista Condomínio etc. completa 25 anos!

Há 25 anos, a Cipa iniciava um projeto ousado e promissor: oferecer um veículo eficiente de comunicação não só para os síndicos de prédios administrados por ela, mas para... Saiba mais!

A revista Condomínio etc. faz 25 anos e é a única do mercado de administração do Rio de Janeiro

A revista Condomínio etc. faz 25 anos e é a única do mercado de administração do Rio de Janeiro

Autor: Newton Mendonça – presidente do Conselho da Cipa   A revista da Cipa está em sua centésima edição, e fico muito feliz ao relembrar que, há 26 anos,... Saiba mais!

Mosquito 40 graus

Mosquito 40 graus

Saiba como evitar a proliferação desses visitantes indesejados no verão Vem chegando o verão e, juntamente com a estação mais quente do ano, os mosquitos. As altas temperaturas, aliadas... Saiba mais!

Câmeras de segurança: os olhos de quem administra o condomínio

Câmeras de segurança: os olhos de quem administra o condomínio

Equipamentos usam inteligência artificial e ajudam na gestão  As câmeras de segurança já são equipamentos indispensáveis dentro e fora de qualquer condomínio. No início, a instalação tinha como objetivo... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami