Acolchoados protegem o meio de transporte de possíveis danos
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
Você sabia que o Brasil possui 500 mil elevadores e metade desse número está situada no eixo Rio-São Paulo? Os dados são do Sindicato das Empresas de Elevadores de São Paulo (Seciesp), que também alerta que, desse número, entre 60% e 70% precisam passar por modernização o mais rápido possível. Ou seja, além de tornar a máquina mais moderna em si e segura para quem a utiliza, entra em discussão o embelezamento de elevadores, que deve ser feito para trazer mais conforto aos passageiros e evitar que o meio de transporte sofra possíveis danos. O resultado? Economia que impacta diretamente no caixa dos condomínios. Por conta disso, os síndicos devem estar atentos ao tema.
Segundo Denilson dos Santos, sócio e gerente comercial do Shopping do Elevador Decoração e Reformas, a manutenção da parte interna do elevador é a forma mais segura de protegê-lo. E, para isso, ele diz o que deve ser feito. “Sem dúvida, indico o protetor acolchoado. O nome já diz tudo. É a forma mais segura de proteger o interior dos elevadores contra impactos decorrentes de mudanças e obras no condomínio, por exemplo. Pois, o material, chamado Etaflon, tem 10mm de espessura. Isso quer dizer que ele é sintético, leve e resistente a todos os tipos de impacto. Sem contar que é um material que pode ser limpo e é lavável, basta que seja usado apenas sabão neutro”, explica.
O síndico Luciano Bonfim conta que, há cinco anos, decidiu colocar os protetores nos 12 elevadores do condomínio Natura, um dos que ele administra, e que conta com dois blocos e 392 apartamentos. “No caso, o material escolhido foi a lona, por ser mais resistente e de fácil limpeza, além de cumprir seu principal objetivo, que é proteger
o elevador de possíveis avarias”, diz ele, acrescentando que todos os funcionários seguem um cronograma de manutenção, em que o material é higienizado somente com pano úmido e sabão.
Para Márcio Cordeiro, diretor da Embelezart Elevadores, o acolchoado utilizado nas paredes do meio de transporte se tornou um item essencial, principalmente para elevadores novos e reformados. “Ele protege não somente contra impactos que podem ser provocados por mudanças, mas acaba por também conservar e proteger os elevadores e, assim, evita que os condomínios tenham que realizar reparos bem mais caros. Dessa forma, o enchimento interno é de suma importância, já que garantirá proteção contra possível dano”, observa. Ele complementa: “O material mais usado e ideal para os acolchoados é o nylon 600 PVC, um tecido impermeável e de fácil higienização com enchimento interno de polietileno expandido de 18mm. Ele oferece a proteção ideal contra avarias nos elevadores.” E aconselha que o protetor seja armazenado em local limpo e sem umidade, guardado em bolsas.
Já Denilson dos Santos, sócio e gerente comercial do Shopping do Elevador Decoração e Reformas, que também utiliza um material de alta densidade nos acolchoados, diz que “o mais usado e considerado o melhor é o Duratan, composto por fios de nylon 500, principalmente por sua resistência, durabilidade, beleza e higiene”.
Outra preocupação dos síndicos é sobre o que fazer nos momentos de mudança e de obras, quando o piso também pode ser mais facilmente danificado por causa dos objetos transportados. Para evitar esse problema e, consequentemente, mais prejuízos, não somente os protetores acolchoados nos elevadores devem ser utilizados. Para proteger o piso, Denilson dos Santos, sócio e gerente comercial do Shopping do Elevador Decoração e Reformas, indica um revestimento inteiro de borracha de até 5mm de espessura. “Vale lembrar que todo protetor acolchoado tem seu kit de instalação – os pitões (suportes) – já incluso, que será afixado nas paredes da cabina. As marcações para a fixação são feitas no ato da instalação.”
O mesmo cuidado deve ser tomado no momento em que será feita a troca do elevador. Segundo Márcio Cordeiro, diretor da Embelezart Elevadores, na instalação dos acolchoados são instalados pitões, que são os suportes para a fixação dos protetores. “Aconselhamos que os fabricantes de elevadores já coloquem os suportes nos elevadores para garantir sua qualidade e segurança. Contudo, se não houver pitões na cabina do elevador, nossa equipe garantirá a inserção dos suportes com a mesma qualidade”, observa.
Proteção interna tem novidades
Não é só a moda que segue tendências. Os itens usados na conservação interna dos elevadores também possuem muitas novidades quando o assunto é estilo. Márcio Cordeiro, diretor da Embelezart Elevadores, adianta o que vem por aí: “A novidade que temos é o polietileno expandido, material de densidade superior à espuma, antimofo, antifungo e resistente a chamas.”
Denilson dos Santos, sócio e gerente comercial do Shopping do Elevador Decoração e Reformas, conta o que tem agradado o público: “Os protetores mais vendidos são os de cor azul-marinho”, afirma, sem deixar de comentar que as novidades ficam por conta dos novos estilos na gravação dos bordados. “Fazemos em várias cores e padrões de letras.” No entanto, além de atentar para a beleza, ele faz questão de relembrar que os cuidados para manter os acolchoados em bom estado de uso devem ser mantidos. “Tudo isso sem se esquecer de que a principal dica é um bom armazenamento em local seco e, se possível, longe do chão”, finaliza.
Serviço
Shopping do Elevador Decoração e Reformas
(21) 3593-5791/97618-8184 (zap)
shoppingdoelevador.com
Embelezart Elevadores
(21) 3555-3830/3547-2930/97197-8086 (zap)
embelezartelevadores.com.br
deixe seu comentário
posts relacionados
Pet place em condomínios, um novo conceito de convivência harmônica
Nos últimos anos, a oferta de áreas de lazer específicas para animais de estimação, conhecidas como pet places, tem se tornado uma tendência em novos empreendimentos imobiliários. Esses espaços... Saiba mais!
Combate à infestação de formigas
A falta de higiene costuma ser o fator principal da proliferação de formigas nos apartamentos As formigas são uma praga comum em ambientes urbanos, sendo divididas, principalmente, em dois... Saiba mais!
Cuidado! Notificação de atraso em autovistoria pode ser golpe
Notificações de atraso estão sendo enviadas para condomínios, mas nem sempre são verdadeiras Todos os dias, lemos nas manchetes dos jornais ou em sites de notícias casos de pessoas... Saiba mais!
Não deixe o cano entupir e estourar!
Manutenção é fundamental para o bom funcionamento da rede hidráulica Quem administra um condomínio já sabe de cor as questões que causam mais dor de cabeça. Entre elas estão... Saiba mais!