Blog Condomínio

Blog

Revista Condomínio Etc.

Mais segurança, menos custo: acolchoar o elevador é essencial

Banner Revista

 Acolchoados protegem o meio de transporte de possíveis danos

 
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.
 

Você sabia que o Brasil possui 500 mil elevadores e metade desse número está situada no eixo Rio-São Paulo? Os dados são do Sindicato das Empresas de Elevadores de São Paulo (Seciesp), que também alerta que, desse número, entre 60% e 70% precisam passar por modernização o mais rápido possível. Ou seja, além de tornar a máquina mais moderna em si e segura para quem a utiliza, entra em discussão o embelezamento de elevadores, que deve ser feito para trazer mais conforto aos passageiros e evitar que o meio de transporte sofra possíveis danos. O resultado? Economia que impacta diretamente no caixa dos condomínios. Por conta disso, os síndicos devem estar atentos ao tema.  

Segundo Denilson dos Santos, sócio e gerente comercial do Shopping do Elevador Decoração e Reformas, a manutenção da parte interna do elevador é a forma mais segura de protegê-lo. E, para isso, ele diz o que deve ser feito. “Sem dúvida, indico o protetor acolchoado. O nome já diz tudo. É a forma mais segura de proteger o interior dos elevadores contra impactos decorrentes de mudanças e obras no condomínio, por exemplo. Pois, o material, chamado Etaflon, tem 10mm de espessura. Isso quer dizer que ele é sintético, leve e resistente a todos os tipos de impacto. Sem contar que é um material que pode ser limpo e é lavável, basta que seja usado apenas sabão neutro”, explica. 

O síndico Luciano Bonfim conta que, há cinco anos, decidiu colocar os protetores nos 12 elevadores do condomínio Natura, um dos que ele administra, e que conta com dois blocos e 392 apartamentos. “No caso, o material escolhido foi a lona, por ser mais resistente e de fácil limpeza, além de cumprir seu principal objetivo, que é proteger

o elevador de possíveis avarias”, diz ele, acrescentando que todos os funcionários seguem um cronograma de manutenção, em que o material é higienizado somente com pano úmido e sabão.

Para Márcio Cordeiro, diretor da Embelezart Elevadores, o acolchoado utilizado nas paredes do meio de transporte se tornou um item essencial, principalmente para elevadores novos e reformados. “Ele protege não somente contra impactos que podem ser provocados por mudanças, mas acaba por também conservar e proteger os elevadores e, assim, evita que os condomínios tenham que realizar reparos bem mais caros. Dessa forma, o enchimento interno é de suma importância, já que garantirá proteção contra possível dano”, observa. Ele complementa: “O material mais usado e ideal para os acolchoados é o nylon 600 PVC, um tecido impermeável e de fácil higienização com enchimento interno de polietileno expandido de 18mm. Ele oferece a proteção ideal contra avarias nos elevadores.” E aconselha que o protetor seja armazenado em local limpo e sem umidade, guardado em bolsas. 

Já Denilson dos Santos, sócio e gerente comercial do Shopping do Elevador Decoração e Reformas, que também utiliza um material de alta densidade nos acolchoados, diz que “o mais usado e considerado o melhor é o Duratan, composto por fios de nylon 500, principalmente por sua resistência, durabilidade, beleza e higiene”. 

Outra preocupação dos síndicos é sobre o que fazer nos momentos de mudança e de obras, quando o piso também pode ser mais facilmente danificado por causa dos objetos transportados. Para evitar esse problema e, consequentemente, mais prejuízos, não somente os protetores acolchoados nos elevadores devem ser utilizados. Para proteger o piso, Denilson dos Santos, sócio e gerente comercial do Shopping do Elevador Decoração e Reformas, indica um revestimento inteiro de borracha de até 5mm de espessura. “Vale lembrar que todo protetor acolchoado tem seu kit de instalação – os pitões (suportes) – já incluso, que será afixado nas paredes da cabina. As marcações para a fixação são feitas no ato da instalação.” 

O mesmo cuidado deve ser tomado no momento em que será feita a troca do elevador. Segundo Márcio Cordeiro, diretor da Embelezart Elevadores, na instalação dos acolchoados são instalados pitões, que são os suportes para a fixação dos protetores. “Aconselhamos que os fabricantes de elevadores já coloquem os suportes nos elevadores para garantir sua qualidade e segurança. Contudo, se não houver pitões na cabina do elevador, nossa equipe garantirá a inserção dos suportes com a mesma qualidade”, observa. 

 

Proteção interna tem novidades

Não é só a moda que segue tendências. Os itens usados na conservação interna dos elevadores também possuem muitas novidades quando o assunto é estilo. Márcio Cordeiro, diretor da Embelezart Elevadores, adianta o que vem por aí: “A novidade que temos é o polietileno expandido, material de densidade superior à espuma, antimofo, antifungo e resistente a chamas.”

Denilson dos Santos, sócio e gerente comercial do Shopping do Elevador Decoração e Reformas, conta o que tem agradado o público: “Os protetores mais vendidos são os de cor azul-marinho”, afirma, sem deixar de comentar que as novidades ficam por conta dos novos estilos na gravação dos bordados. “Fazemos em várias cores e padrões de letras.” No entanto, além de atentar para a beleza, ele faz questão de relembrar que os cuidados para manter os acolchoados em bom estado de uso devem ser mantidos. “Tudo isso sem se esquecer de que a principal dica é um bom armazenamento em local seco e, se possível, longe do chão”, finaliza. 

 

Serviço

Shopping do Elevador Decoração e Reformas 
(21) 3593-5791/97618-8184 (zap)
shoppingdoelevador.com

 

Embelezart Elevadores
(21) 3555-3830/3547-2930/97197-8086 (zap)
embelezartelevadores.com.br

Proteja seu condomínio e seus funcionários
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Segurança para todos os bolsos

Segurança para todos os bolsos

Não importa o tamanho condomínio, as empresas têm sistemas que cabem no orçamento Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.   Em 2021, a... Saiba mais!

Jardins verticais

Jardins verticais

Uma dose extra de natureza Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Poucas coisas são tão relaxantes quanto contemplar a natureza. Essa sensação é... Saiba mais!

Evite problemas em obras!

Evite problemas em obras!

Gerenciamento de projetos otimiza execução de processos    Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.   Você já deve ter ouvido falar sobre gerenciamento... Saiba mais!

Dia do Síndico e fundação da Cipa no mesmo dia não é obra do acaso

Dia do Síndico e fundação da Cipa no mesmo dia não é obra do acaso

O Dia do Síndico e o aniversário da Cipa serem no mesmo dia, 23 de abril, não foi mero acaso, teve um objetivo preciso. Nossa ligação com nossos clientes... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami