Blog Condomínio

Blog

Revista Condomínio Etc.

Modernização de elevadores

Anuncie Aqui

Mais segurança, tecnologia e valorização para os condomínios

Manter os elevadores em perfeito funcionamento é uma das principais responsabilidades de qualquer síndico. Além de garantir o conforto dos moradores, a modernização dos equipamentos é uma medida essencial de segurança e valorização patrimonial. A revista Condomínio etc. conversou com especialistas e síndicos profissionais para entender o que há de mais atual nesse mercado – desde os avanços tecnológicos até os cuidados na hora de contratar uma empresa.

A síndica profissional Sandra Villela, que atua tanto como síndica orgânica quanto profissional, destaca que a segurança vem sempre em primeiro lugar, seguida do conforto dos moradores e do cumprimento das exigências técnicas. “No momento, estou passando por esse processo em um dos condomínios que administro. É uma decisão que precisa ser tomada com muita cautela e, de preferência, com o acompanhamento de um engenheiro mecânico, o que traz mais segurança para o síndico”, explica.

Sandra ressalta que o processo de seleção das empresas deve ser extremamente criterioso, levando em consideração a credibilidade no mercado, as referências, a qualidade de materiais e sistemas e a tecnologia empregada. “A parte mais difícil é conscientizar os condôminos de que modernizar não é apenas trocar peças. É investir na segurança e no bem-estar de todos os usuários e, como consequência, na valorização do imóvel”, completa.

Do ponto de vista técnico, o engenheiro Leandro Feltrim, da TB Rio Elevadores, empresa com mais e quatro décadas de experiência e reconhecida pela qualidade e segurança no transporte vertical, explica que há dois tipos de modernização: a parcial e a total. “A modernização parcial consiste na substituição de um ou mais sistemas, como comando, portas, cabina ou máquina de tração. Já a total envolve a renovação completa de todos os componentes. O mais importante é que tudo comece com um estudo técnico detalhado das condições atuais do elevador”, esclarece.

Entre as principais inovações tecnológicas, Feltrim destaca a conectividade com a internet, que permite o monitoramento remoto do elevador. “Esse sistema acompanha falhas, registra relatórios de utilização e pode até enviar alertas de elevador parado para o síndico. Outra inovação é o sistema regenerativo, que reaproveita a energia gerada pelo próprio elevador, reduzindo significativamente o consumo elétrico”, comenta.

Segundo ele, os elevadores modernizados são mais econômicos e sustentáveis, com redução de até 40% no consumo de energia graças ao uso de inversores de frequência, que controlam a velocidade do motor e diminuem o desgaste dos componentes. “Além de economia, essa tecnologia proporciona deslocamentos mais suaves, precisos e seguros, reduzindo as paradas bruscas e o nível de ruído”, complementa.

Feltrim também chama a atenção para os sinais que indicam a hora da modernização: interrupções frequentes, ruídos, vibrações, paradas irregulares, dificuldades de nivelamento e aumento constante dos custos de manutenção. “Equipamentos com mais de 20 anos de uso e dificuldade para encontrar peças originais já são fortes indicadores de que chegou o momento de planejar a troca”, afirma. E faz um alerta: preços muito baixos podem esconder riscos. “O barato sempre sai caro. É fundamental verificar se a empresa está regularizada e em dia com suas obrigações legais e fiscais.”

Além da parte técnica, o aspecto estético também ganha destaque nas reformas. Bruno Guimarães, gerente da Embelezart Design de Elevadores, empresa especializada em modernização visual de elevadores, observa uma forte tendência em redesign com foco em bom gosto, simplicidade, praticidade e sustentabilidade. “A adequação às normas de segurança e acessibilidade é indispensável em qualquer projeto”, afirma.

Para Bruno, o visual do elevador tem impacto direto na valorização do imóvel. “O elevador é a primeira interação do morador com seu lar. Seja ao sair ou voltar para casa, seja para receber visitas, ele é observado e transmite a sensação de cuidado, segurança e conforto.” Entre os materiais mais procurados, ele cita o aço inox escovado, moderno e durável, e a fórmica madeirada, opção mais tradicional. A iluminação com LED dicroica oferece economia e elegância, enquanto o granito e o piso xadrez de alumínio seguem como as escolhas mais duráveis e estéticas.

A modernização estética pode ser feita de forma independente ou conjugada com a atualização técnica, desde que respeitadas as normas de segurança. Em todos os casos, o objetivo é o mesmo: garantir mais conforto, eficiência e valorização aos condomínios.

Síndicos e especialistas concordam que a modernização dos elevadores não é uma despesa, e, sim, um investimento que se reflete na segurança dos moradores, na longevidade do equipamento e na valorização do patrimônio. Em um cenário em que tecnologia, a sustentabilidade e o bem-estar caminham juntos, modernizar é uma decisão que mostra visão de futuro e responsabilidade com todos os que utilizam o elevador diariamente.

 

Serviço:

Embelezart Design de Elevadores
(21) 97197-8086
embelezartelevadores.com.br

 

TB Rio Elevadores
(21) 97195-063
tbrioelevadores.com.br

 

Banner Revista
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Financiamento de imóveis agora tem novas regras para a classe média

Financiamento de imóveis agora tem novas regras para a classe média

No cenário brasileiro de 2025, o financiamento de imóveis passa por modificações relevantes, alterando significativamente a dinâmica de acesso à casa própria. O Governo Federal, por meio de novos... Saiba mais!

Verão pede piscinas em dia

Verão pede piscinas em dia

Manutenção preventiva garante uma estação sem dor de cabeça para o síndico Com a chegada do verão, as piscinas dos condomínios se tornam o ponto de encontro mais disputado... Saiba mais!

Vem chegando o verão

Vem chegando o verão

Hora de economizar energia nos condomínios Com a proximidade do verão, a Cipa reforça a importância de síndicos e gestores condominiais adotarem medidas de economia de energia. As temperaturas... Saiba mais!

Corredores e garagens: áreas esquecidas que merecem atenção

Corredores e garagens: áreas esquecidas que merecem atenção

Em muitos condomínios, grandes obras como reforma de fachadas, impermeabilização de lajes ou modernização de elevadores costumam ocupar o topo da lista de prioridades. No entanto, áreas como corredores... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami