Blog Condomínio

Blog

Revista Condomínio Etc.

O projeto Reviver Centro e a revitalização do Rio

Banner Revista

O projeto Reviver Centro, que pretende revitalizar o Centro do Rio, convertendo imóveis comerciais abandonados em empreendimentos residenciais, foi sancionado em 14 de julho pelo prefeito Eduardo Paes. A nova lei prevê benefícios para empreiteiros com imóveis no Centro que construírem em áreas mais lucrativas da cidade.

Segundo a Prefeitura do Rio, o programa pretende promover a recuperação urbanística, social e econômica dos bairros da Região Central. O objetivo é estabelecer diretrizes para a gestão, qualificação e manutenção do espaço público e dos bens históricos de uma área de 5,72 quilômetros quadrados. “Criamos todas as condições para dar viabilidade econômica a esse processo. O projeto Reviver Centro precisa agora da força do setor privado, para trazer empreendimentos imobiliários para cá, preferencialmente residenciais. Essa é a melhor área para trabalhar, a pessoa está com a melhor vista, a 50 minutos de São Paulo (em voo do Santos Dumont) e com o VLT para se deslocar. Quando vai para casa, tem uma série de meios de transportes e uma infraestrutura pronta”, disse o prefeito.

De acordo com a nova lei, as construções da região poderão mudar o tipo de ocupação. Prédios comerciais podem se tornar residenciais ou mistos. O morador poderá ter como vizinho, por exemplo, um consultório de dentista. O modelo é usado em alguns países da Europa.

Urbanistas defendem que é preciso mudar o modelo de ocupação da região e atrair não apenas negócios, mas, principalmente, moradores.

A Associação de Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) e o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) no Rio participaram, desde o primeiro momento, dos debates em torno do Reviver Centro. “Nós, do mercado imobiliário, sabemos da responsabilidade que temos, agora, de transformar esse projeto em realidade. O Centro tem todas as características para ser uma das regiões mais valorizadas da cidade porque tem transporte de massa instalado, funcionando e em ótimas condições, além de ser próximo de áreas de lazer, centros culturais e museus, que vamos voltar a utilizar”, disse o presidente da Ademi, Cláudio Hermolin.

 

 

Banner Revista
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Financiamento de imóveis agora tem novas regras para a classe média

Financiamento de imóveis agora tem novas regras para a classe média

No cenário brasileiro de 2025, o financiamento de imóveis passa por modificações relevantes, alterando significativamente a dinâmica de acesso à casa própria. O Governo Federal, por meio de novos... Saiba mais!

Verão pede piscinas em dia

Verão pede piscinas em dia

Manutenção preventiva garante uma estação sem dor de cabeça para o síndico Com a chegada do verão, as piscinas dos condomínios se tornam o ponto de encontro mais disputado... Saiba mais!

Vem chegando o verão

Vem chegando o verão

Hora de economizar energia nos condomínios Com a proximidade do verão, a Cipa reforça a importância de síndicos e gestores condominiais adotarem medidas de economia de energia. As temperaturas... Saiba mais!

Corredores e garagens: áreas esquecidas que merecem atenção

Corredores e garagens: áreas esquecidas que merecem atenção

Em muitos condomínios, grandes obras como reforma de fachadas, impermeabilização de lajes ou modernização de elevadores costumam ocupar o topo da lista de prioridades. No entanto, áreas como corredores... Saiba mais!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami