Condomínios
Acessar conta:
CIPA Fácil
Outros serviços
Imóveis e Seguros
Outros serviços do Grupo CIPA Locação CIPA Vendas CIPA Corretora de Seguros
Central de:
AJUDA
Cipa
  • home
  • conteúdo exclusivo
    • Blog
    • E-books
    • CIPA na mídia
    • Vídeos
  • blog condomínio
  • a empresa
    Nossa história
    Missão, Visão e Valores
    Área do colaborador
    Trabalhe Conosco
    Política de Privacidade
  • cliente cipa
    • 2ª via de Boleto
    • Débito Automático
    • Ouvidoria
    • Vantagens
    • Pacote de Soluções
    • Produtos Exclusivos
    • Boletos - Manual de Segurança
  • contato
  • Home
  • Conteúdo gratuito
    • Blog
    • e-book
    • CIPA na mídia
    • vídeos
  • Condomínio etc
  • a empresa
  • cliente cipa
  • contato

Blog Condomínio

Blog

Revista Condomínio Etc.

Síndicas de sucesso: Lucia Helena Mello

20/10/2023
Comentarios 0 Comentários
Banner Revista

Do mundo corporativo para a sindicatura

A entrevistada desta edição da revista Condomínio etc. é Lucia Helena Mello, síndica e moradora do Condomínio Barra Family. Essa geminiana que adora uma boa conversa acredita que todos os pontos de vista são legítimos. “Se você me disser que algo é assim ou assado, eu vou ouvir, mas tem que me convencer. Nada ‘é porque é’, sempre tem que haver uma razão.” 

Ela adora estudar e, como toda pessoa curiosa, está sempre atenta ao que acontece a sua volta. Lucia vem ocupando posições de liderança na vida há muitos anos. Sua extensa jornada no mundo corporativo trouxe uma bagagem significativa para que ela se tornasse uma síndica de sucesso. “Tenho um perfil claro, objetivo e transparente.” 

Lucia já foi síndica em dois prédios em que morou e está no quarto mandato consecutivo no condomínio onde reside atualmente, o Barra Family, localizado na zona oeste carioca. O empreendimento tem cinco prédios e 440 unidades. 

Ter parceiros estratégicos para fornecer serviços de qualidade é uma das ferramentas de que ela não abre mão. A Cipa é um deles. Vamos saber um pouco mais sobre ela. 

Revista Condomínio etc. – Qual sua formação e experiência profissional?

Lucia Helena Mello – Sou formada em administração de empresas, com longo tempo de atuação em cargos executivos, de gestão e em consultoria empresarial. Também fui professora universitária, quando lecionei as disciplinas planejamento estratégico, processos organizacionais e gestão de pessoas, além de orientar a elaboração de planos de negócios.

Minha vivência em condomínios começou como membro do Conselho Fiscal do Edifício Solar de Itamarati por dois mandatos consecutivos. Depois, fui síndica do Edifício Tour de Sant’Etienne também por dois mandatos consecutivos e estou no quarto mandato consecutivo como síndica do Condomínio Barra Family, totalizando dez anos de experiência.

Cetc. – Você acha que sua formação e experiência profissional fazem diferença para o sucesso de sua gestão?

LHM – Com toda a certeza. Acredito que este seja meu diferencial: poder aplicar as técnicas e ferramentas de gestão, levando à visão dinâmica e proativa que o gestor condominial precisa desenvolver.

Cetc. – Enfrentou desafios ao longo da vida profissional e como síndica por ser mulher? Você acha que as mulheres ainda sofrem algum tipo de preconceito?

LHM – Os desafios sempre aparecem, principalmente por sermos mulheres, mas me considero uma pioneira e privilegiada por ter aproveitado todas as oportunidades que tive na vida profissional, quebrando barreiras e buscando espaço nas organizações. 

Por gostar de estar em movimento e ter facilidade de relacionamento interpessoal, não tive dificuldades para atuar em condomínios. A experiência em consultoria empresarial me proporcionou desenvoltura para lidar com os mais diversos tipos de problema, bem como lidar com gente.

Cetc. – Você é síndica moradora e vem sendo reeleita há alguns anos em seu condomínio. Essa experiência trouxe oportunidades profissionais para você?

LHM – Estou buscando ampliar minha atuação, levando para outros condomínios uma nova visão em termos de gestão condominial, de forma a proporcionar uma administração mais dinâmica, em que o síndico passa a ter um papel mais proativo e à frente dos acontecimentos.

Cetc. – Qual a importância da Cipa em sua gestão?

LHM – A Cipa tem sido uma parceira estratégica fundamental, pois atua em conjunto comigo desde meu primeiro mandato e me dá o suporte técnico necessário e importante para a recuperação do condomínio, além de, pessoalmente, ter me proporcionado inúmeras oportunidades para  a ampliação de meu conhecimento no segmento de gestão condominial.

Cetc. – Você pretende entrar no mercado das síndicas profissionais?

LHM – Já estou prestando consultoria a síndicos e tenho recebido algumas ofertas para atuar como síndica profissional.

Cetc. – Sobre sua gestão, você se considera uma pessoa aberta à colaboração dos moradores? Acha que é uma pessoa acessível?

LHM – Sim, estou sempre aberta ao diálogo e disponível para receber qualquer morador. Pratico o que chamo administração “portas abertas”: é só agendar um horário. Estou sempre conversando com os moradores, uma vez que, por ser moradora, frequento as áreas de convivência do condomínio, como piscina, academia, play etc. Além disso, usamos um e-mail oficial também. A comunicação eficaz é algo importantíssimo; aqui usamos, inclusive, telas eletrônicas nos elevadores para garantir a divulgação de todas as informações necessárias. 

Cetc. – Costuma delegar funções à sua equipe?

LHM – Claro! Selecionar, treinar, orientar, motivar… Formar a equipe é fundamental. Todos têm suas responsabilidades claramente definidas, e sempre nos reunimos para tratar de assuntos do dia a dia, problemas operacionais, para planejar nossas atividades etc. Minha equipe tem acesso livre a mim e temos a ajuda do WhatsApp para contato 24 horas com nossos supervisores. 

Cetc. – E como você lida com as diferenças de opinião no condomínio?

LHM – Tenho muito claro que não vou conseguir agradar a todos. Estou sempre aberta a conversar e ouvir sugestões, mas que seja algo profícuo para a coletividade e que seja fundamentado em argumentos lógicos e viáveis.

Cetc. – Cite um desafio que você tenha enfrentado como síndica e como o resolveu.

LHM – O maior desafio foi o próprio Condomínio Barra Family quando assumi. Ele estava numa situação crítica, com graves problemas, tanto de ordem financeira, operacional e financeira como de ordem estrutural, pela própria deterioração do empreendimento em seu todo causada pela falta de manutenção e conservação.

Recuperar a saúde financeira; organizar as rotinas de trabalho; formar e treinar equipes; implementar um processo contínuo de gestão da inadimplência; buscar e manter parcerias estratégicas com fornecedores e prestadores de serviço, de forma a permitir um trabalho em rede integrado e, principalmente, abrir um canal de comunicação com moradores, funcionários, fornecedores e terceirizados, utilizando várias mídias e com a prática da política de “portas abertas’, foi desafiador. Outra grande dificuldade foi o período da pandemia, em que o síndico, o subsíndico e os membros do conselho consultivo passaram a atuar como grupo gestor, participando ativamente e cada vez mais da administração do condomínio.

Cetc. – Tem alguma recomendação para os síndicos que queira compartilhar?

LHM – Mantenham a saúde financeira, por meio de uma gestão efetiva e dinâmica; organizem as rotinas de trabalho de forma lógica e racional; formem e treinem a equipe, orientando, motivando e realizando os ajustes necessários; busquem parcerias estratégicas com fornecedores e prestadores de serviços, ampliando as fronteiras para fora dos muros do condomínio; e aproveitem a agilidade dos canais de comunicação e mantenham um canal direto com moradores, funcionários, fornecedores etc., por meio das mídias disponíveis, com o intuito de ter sempre um diálogo franco e positivo.

 

Banner Revista
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

anterior

Vai alugar um imóvel? Se liga nessas dicas para evitar problemas!

próximo

Energia solar a seu alcance

posts relacionados

Carregamento elétrico em condomínios

Carregamento elétrico em condomínios

Segurança, legalidade e boas práticas Com o crescimento da mobilidade elétrica no Brasil, condomínios residenciais enfrentam um novo desafio: como adaptar suas áreas comuns para oferecer carregadores elétricos de... Saiba mais!

Barulho em condomínios: lei, bom senso e respeito ao próximo

Barulho em condomínios: lei, bom senso e respeito ao próximo

O barulho é uma das principais causas de reclamação em condomínios. Embora exista a chamada Lei do Silêncio, que, geralmente, impõe limites de ruído entre 22h e 7h, isso... Saiba mais!

Bicicletário organizado: mais praticidade e menos conflitos

Bicicletário organizado: mais praticidade e menos conflitos

Com o aumento do uso de bicicletas como meio de transporte e lazer, muitos condomínios enfrentam o desafio de organizar seus bicicletários. Espaços improvisados, bicicletas abandonadas e disputas por... Saiba mais!

Proteção, beleza e conforto

Proteção, beleza e conforto

 Fachada é cartão de visitas dos prédios e proteção das estruturas No dia 8 de março de 2025, a fachada de um casarão desabou na Avenida Mem de Sá,... Saiba mais!

Categorias
  • Blog
  • Geral
  • Notícias
  • Panorama
  • Revista Condomínio Etc.
Os mais lidos
  • 1Joga fora no lixo! Mas quando?
  • 2Piolho-de-pombo
  • 3Significado do nome dos Bairros do Rio de Janeiro
  • 4É permitido locar um imóvel em nome de outra pessoa? Entenda o que diz a Lei do Inquilinato!
  • 5A figura do procurador na locação de imóveis
Banner Revista
Anuncie Aqui
Alugue seu imóvel com quem sabe
Bem estar e segurança para sua família

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

  • Conteúdo Gratuito
  • E-Books
  • Cipa na Mídia
  • Vídeos
  • Condomínio etc
  • Blog
  • A Empresa
  • Nossa História
  • Trabalhe Conosco
  • Área do Colaborador
  • Política de Privacidade
  • Outros Serviços
  • Cipa Locação
  • Cipa Vendas
  • Cipa Corretora de Seguro
  • Cliente Cipa
  • 2ª via de Boleto
  • Débito Automático
  • Ouvidoria
  • Vantagens
  • Pacote de Soluções
  • Central de Ajuda
Endereços

Rua México, 41, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ

Av. Nuta James, 65 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - Condado dos Cascais

Avenida Nilo Peçanha, 73 - Lojas 14 e 15 - Centro - Cabo Frio - RJ

CRECI-RJ J1372

Atendimento Rio de Janeiro

+55 21 2196 5000

Atendimento Cabo Frio

+55 22 3234-0144

Redes Sociais
Indique Condomínios
Parceiros
Abadi Ademirj Secovirio Ral Fiabci Brasil Reclame Aqui
Certificados

Copyright © 2020 - 2025 Cipa. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por


Este site utiliza-se de cookies para melhorar a sua navegação. Conheça nossa Política de Privacidade para saber mais.

Ok

Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR
Close Bitnami banner
Bitnami