Blog Condomínio

Blog

Blog

Alugar sem fiador: como fazer

Soluções completas para seu condomínio

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Ao alugar um imóvel, é preciso que o locatário dê garantias de que os pagamentos serão honrados. Normalmente, o fiador cumpre esse papel. Contudo, pode ser difícil encontrar alguém que preencha todos os pré-requisitos. Além disso, algumas pessoas podem se sentir constrangidas com esse tipo de pedido. Por isso, existem formas de alugar sem fiador. Leia o texto e saiba como!

Conheça opções para alugar sem fiador

Muitas pessoas se deparam com o problema de encontrar um fiador na hora de fechar negócio no aluguel de um imóvel. Porém, essa busca pode atrasar bastante a mudança, já que existem condições que devem ser cumpridas para que uma pessoa possa ocupar essa posição.

Para começar, ela deve ter mais de 18 anos e uma propriedade quitada na mesma cidade do imóvel requerido. Ademais, algumas imobiliárias pedem que o fiador tenha renda referente a 3 vezes o valor do aluguel.

Essa é uma forma de garantir que exista uma pessoa que vai honrar com a dívida caso haja inadimplência por parte do locatário. Então, o pedido para se tornar avalista naquele contrato pode ser um tanto constrangedor. Não é qualquer pessoa que aceita esse papel arriscado. Por isso, para não perder o espaço  dos sonhos, continue a leitura e conheça formas de alugar sem fiador!

Caução

Nessa modalidade, o inquilino deve depositar uma quantia combinada entre as partes que servirá como garantia. O valor pode ser entre 3 e 10 vezes o do aluguel. Ele é guardado em uma conta e devolvido com as devidas correções no fim do contrato, se não houver nenhuma pendência.

O problema é que a caução é um valor alto que o locatário disponibiliza e que não vai ter acesso durante a vigência do contrato. Contudo, se o futuro morador tiver se programado com bastante antecedência, torna-se uma forma viável.

Seguro-fiança

No seguro-fiança, uma seguradora passa a ser “fiadora” desse contrato. Além do valor da locação, é possível incluir o condomínio e IPTU que venham a atrasar. Da mesma maneira, é permitido adicionar pintura do imóvel no momento da entrega.

A parte positiva é que o preço é mais acessível: cerca de 2 vezes o valor do aluguel e pode ser dividido no cartão de crédito. Entretanto, não há devolução dos valores pagos no final.

Título de capitalização

No caso do título de capitalização, o inquilino faz uma aplicação junto à instituição financeira em nome da imobiliária ou do proprietário. O valor pode ser acordado entre as partes e vai servir como caução em caso de inadimplência. Se não houver problemas,  ele é resgatado.

Fundo de investimentos

A aquisição de um fundo de investimentos para alugar sem fiador funciona como o título de capitalização e a caução. A diferença é que, ao fim do contrato, os rendimentos do valor aplicado serão melhores.

Cartão de crédito

Já é possível usar o cartão de crédito como garantia na hora de fechar um contrato de aluguel. Nesse caso, as empresas que fornecem o serviço é que se tornam avalistas da transação. O serviço é semelhante ao seguro-fiança, com a diferença que costuma ter taxas menores. Contudo, é preciso ter limite para a operação no momento da contratação.

Proptechs

Esse é o nome das plataformas voltadas para o mercado imobiliário. O foco delas não é só a venda ou aluguel, mas, também, a diminuição das burocracias que envolvem esses processos. Assim, não exigem fiador ou outros tipos de caução.

Percebeu que vai ser mais fácil alugar sem fiador e já está de malas prontas para o imóvel novo? Então, leia o nosso artigo e saiba o que priorizar na mudança!

Banner Revista
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Desocupação de imóvel alugado: entenda como funciona

Desocupação de imóvel alugado: entenda como funciona

Conhecer as regras para a desocupação de imóvel alugado ajudará o proprietário a reavê-lo sem frustrações. Veja as principais no artigo!

Quais as regras para reforma em apartamento?

Quais as regras para reforma em apartamento?

Pensando em começar uma reforma em apartamento? Antes de tirar o projeto do papel, confira essas dicas para cumprir as regras e evitar dores de cabeça!

Vizinhos barulhentos: o proprietário do imóvel pode ser responsabilizado?

Vizinhos barulhentos: o proprietário do imóvel pode ser responsabilizado?

O barulho no apartamento de cima está causando transtornos? Veja como proceder, seja você locador ou inquilino de um imóvel.

Como saber se é a hora certa de comprar um imóvel?

Como saber se é a hora certa de comprar um imóvel?

Está esperando a hora certa de comprar um imóvel? Confira, neste artigo, cinco sinais de que esse momento chegou!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami