Blog Condomínio

Blog

Blog

Alugar sem fiador: como fazer

Banner Sete Servic

Ao alugar um imóvel, é preciso que o locatário dê garantias de que os pagamentos serão honrados. Normalmente, o fiador cumpre esse papel. Contudo, pode ser difícil encontrar alguém que preencha todos os pré-requisitos. Além disso, algumas pessoas podem se sentir constrangidas com esse tipo de pedido. Por isso, existem formas de alugar sem fiador. Leia o texto e saiba como!

Conheça opções para alugar sem fiador

Muitas pessoas se deparam com o problema de encontrar um fiador na hora de fechar negócio no aluguel de um imóvel. Porém, essa busca pode atrasar bastante a mudança, já que existem condições que devem ser cumpridas para que uma pessoa possa ocupar essa posição.

Para começar, ela deve ter mais de 18 anos e uma propriedade quitada na mesma cidade do imóvel requerido. Ademais, algumas imobiliárias pedem que o fiador tenha renda referente a 3 vezes o valor do aluguel.

Essa é uma forma de garantir que exista uma pessoa que vai honrar com a dívida caso haja inadimplência por parte do locatário. Então, o pedido para se tornar avalista naquele contrato pode ser um tanto constrangedor. Não é qualquer pessoa que aceita esse papel arriscado. Por isso, para não perder o espaço  dos sonhos, continue a leitura e conheça formas de alugar sem fiador!

Caução

Nessa modalidade, o inquilino deve depositar uma quantia combinada entre as partes que servirá como garantia. O valor pode ser entre 3 e 10 vezes o do aluguel. Ele é guardado em uma conta e devolvido com as devidas correções no fim do contrato, se não houver nenhuma pendência.

O problema é que a caução é um valor alto que o locatário disponibiliza e que não vai ter acesso durante a vigência do contrato. Contudo, se o futuro morador tiver se programado com bastante antecedência, torna-se uma forma viável.

Seguro-fiança

No seguro-fiança, uma seguradora passa a ser “fiadora” desse contrato. Além do valor da locação, é possível incluir o condomínio e IPTU que venham a atrasar. Da mesma maneira, é permitido adicionar pintura do imóvel no momento da entrega.

A parte positiva é que o preço é mais acessível: cerca de 2 vezes o valor do aluguel e pode ser dividido no cartão de crédito. Entretanto, não há devolução dos valores pagos no final.

Título de capitalização

No caso do título de capitalização, o inquilino faz uma aplicação junto à instituição financeira em nome da imobiliária ou do proprietário. O valor pode ser acordado entre as partes e vai servir como caução em caso de inadimplência. Se não houver problemas,  ele é resgatado.

Fundo de investimentos

A aquisição de um fundo de investimentos para alugar sem fiador funciona como o título de capitalização e a caução. A diferença é que, ao fim do contrato, os rendimentos do valor aplicado serão melhores.

Cartão de crédito

Já é possível usar o cartão de crédito como garantia na hora de fechar um contrato de aluguel. Nesse caso, as empresas que fornecem o serviço é que se tornam avalistas da transação. O serviço é semelhante ao seguro-fiança, com a diferença que costuma ter taxas menores. Contudo, é preciso ter limite para a operação no momento da contratação.

Proptechs

Esse é o nome das plataformas voltadas para o mercado imobiliário. O foco delas não é só a venda ou aluguel, mas, também, a diminuição das burocracias que envolvem esses processos. Assim, não exigem fiador ou outros tipos de caução.

Percebeu que vai ser mais fácil alugar sem fiador e já está de malas prontas para o imóvel novo? Então, leia o nosso artigo e saiba o que priorizar na mudança!

Banner Revista
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

Alugar sem fiador: como fazer

Alugar sem fiador: como fazer

Precisa de um imóvel que você possa alugar sem fiador? Saiba que já é possível! Veja o artigo de hoje e conheça as opções que o mercado imobiliário oferece!

Como investir em imóveis? Confira nossas dicas

Como investir em imóveis? Confira nossas dicas

Já pensou em investir em imóveis? Essa é uma decisão que deve ser feita com cuidado e estudo. Para não cair em cilada, leia o artigo e descubra algumas... Saiba mais!

Reformar apartamento alugado: o que você pode ou não fazer

Reformar apartamento alugado: o que você pode ou não fazer

Locatário pode trocar azulejos sem autorização do proprietário? E pintar paredes? É possível reformar apartamento alugado? Leia o texto e entenda melhor!

Como ser um inquilino legal!

Como ser um inquilino legal!

É preciso respeitar as regras e ter uma dose de bom senso quando se é inquilino. Leia o artigo a seguir e conheça algumas atitudes que vão evitar problemas!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami