Blog Condomínio

Blog

Blog

Aluguel direto com o proprietário pode não ser a melhor opção. Entenda por quê

Banner Revista

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Escolher um novo lar para locação é uma decisão importante. Muitas pessoas preferem fazer negociações direto com o dono do imóvel em vez de procurar uma imobiliária achando que, desse modo, a burocracia será menor. Mas a realidade pode ser bem diferente! Leia o artigo e conheça as razões pelas quais alugar com o proprietário pode não ser uma boa ideia. Acompanhe.

Alugar com proprietário: entenda os riscos

Ao procurar um imóvel, é comum encontrar casas e apartamentos em que o acordo é feito diretamente com o dono. A princípio, parece um bom negócio, já que os valores costumam ser mais baixos, não há toda aquela papelada de contrato ou necessidade de fiador. No entanto, alugar com o proprietário não é a melhor opção. Veja, a seguir, os motivos!

Desconhecimento da legislação

Normalmente, quem aluga seus imóveis sem contar com a assessoria de imobiliárias não tem conhecimento necessário para tal. Assim, os direitos e deveres impostos pela Lei do Inquilinato podem não ser respeitados, o que causa grandes transtornos. Além disso, um dos problemas enfrentados pelo locador nesse tipo de negociação é a imposição de cláusulas inconvenientes.

Falta de agilidade

A falta de agilidade tem a ver com a pouca experiência do locador com os trâmites imobiliários. Assim, os processos podem ficar mais vagarosos e atrasar a mudança. Além disso, em caso de reparos, é possível que não haja o mesmo comprometimento e rapidez característicos das imobiliárias.

Reajustes abusivos

O aumento fora do padrão do aluguel é um dos grandes problemas de alugar com o proprietário. Isso acontece por conta da falta de intimidade com a legislação, como foi dito, e o desconhecimento dos índices utilizados para o reajuste. Ademais, a informalidade da transação imobiliária parece ser mais prática, mas a verdade é que ela traz muita dor de cabeça. Esse é o tema do próximo tópico. Continue a leitura!

Informalidade

A falta de contrato aparenta tranquilidade pela diminuição dos trâmites, mas ela é um grande problema para os dois lados do negócio. O dono corre o risco de inadimplência e futuro trabalho com ação de despejo. Já o locatário, não tem garantias do acordo firmado e, ainda, pode acontecer do locador exigir a sua saída antes do prazo combinado.

Essa relação é, comumente, encontrada entre amigos ou pessoas da família, em que há um certo nível de confiança. Mas, com bens e dinheiros envolvidos, a relação se torna frágil. Por outro lado, existem proprietários que alugam sob contrato. Entretanto, a falta de conhecimento da legislação que mencionamos acima é um grande problema, especialmente para o inquilino.

Risco de golpes

Diversos anúncios on-line mostram casas para locação com valores baixos. No entanto, sem a validação de uma pessoa ou empresa competente, não dá para confiar na veracidade das informações. Isso porque existem anúncios falsos que esperam pessoas distraídas ou com pouco conhecimento para aplicar golpes.

Conheça as vantagens de alugar com a imobiliária

A imobiliária é uma empresa que faz a mediação entre locador e locatário. Com ela, a concretização do negócio se torna mais tranquila. Veja alguns dos motivos:

  • suporte para resolução de problemas;
  • variedade de imóveis disponíveis;
  • agilidade nas burocracias;
  • segurança contra golpes;
  • assessoria jurídica.

Há, ainda, as imobiliárias que trabalham com uma espécie de pagamento garantido. Isso quer dizer que, mesmo que o inquilino atrase o aluguel, o dono recebe normalmente. Outro ponto positivo é que elas oferecem assessoria jurídica para os trâmites relacionados à locação. Ao selecionar uma empresa para escolher seu imóvel, procure aquelas de confiança e que ofereçam suporte em todas as etapas!

Não alugar diretamente com o proprietário é uma das dicas primordiais na busca de uma casa, apartamento e até loja. Então, a jornada continua. A Cipa Imóveis preparou um material especial para ajudá-lo. No artigo O que levar em conta na hora da busca de um imóvel você encontra um checklist para consultar nas próximas visitas!

Bem estar e segurança
Compartilhar:
Comentarios 0 Comentários

deixe seu comentário

posts relacionados

É possível vender um imóvel com inquilino? Saiba mais

É possível vender um imóvel com inquilino? Saiba mais

Quer vender um imóvel, mas ele está alugado e você não sabe como proceder? Então leia este conteúdo e tire suas dúvidas sobre o tema.

Aluguel sem fiador: Entenda como a Cipa e a CredPago ajudam você a alugar sem fiador

Aluguel sem fiador: Entenda como a Cipa e a CredPago ajudam você a alugar sem fiador

As necessidades na hora da locação estão mudando. Hoje em dia, é essencial ofertar opções para alugar sem fiador. Veja o que a CIPA tem a oferecer!

Qual a importância de deixar tudo registrado entre inquilino e proprietário

Qual a importância de deixar tudo registrado entre inquilino e proprietário

Na locação, é essencial deixar tudo que foi acordado registrado em contrato. Isso resguarda todas as partes de seus direitos e deveres. Leia o texto!

Saiba como uma consultoria imobiliária da CIPA pode te ajudar a vender ou alugar um imóvel

Saiba como uma consultoria imobiliária da CIPA pode te ajudar a vender ou alugar um imóvel

A consultoria imobiliária é essencial para fazer bons negócios na venda ou aluguel de propriedades. Leia o texto e saiba o que o serviço oferece!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todas as novidades do Grupo Cipa em seu e-mail.

Close Bitnami banner
Bitnami